Grupo WhatsApp

Como me tornar mais criativo?

Como me tornar mais criativo?

30/07/2019 Marília Cardoso

Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Como me tornar mais criativo?

Você se considera criativo? Muitas pessoas pensam que criatividade é um dom especial que poucos tem. Outros acham que se tornam mais criativos quando trabalham sobre pressão, remetendo àquele velho ditado de que a necessidade é a mãe da criatividade. Há os que pensam que criatividade é um processo solitário. Que competir é melhor do que colaborar, com aquele receio de ter a sua ideia “roubada” por alguém.

Além de todos esses equívocos, ainda existem algumas crenças pessoais e limitantes que prejudicam os processos criativos. Um dos mais comuns é o medo da crítica. Com receio de virar alvo de piadas dos colegas, muitos acabam guardando para si ideias que poderiam ser muito valiosas. O medo de errar e o conservadorismo extremo fazem com que não haja ambiente fértil para a proliferação da criatividade.

Outro erro comum é a rejeição prematura. É o famoso “Não!”, que surge muito antes da lapidação das ideias. Por outro lado, a satisfação prematura também pode ser uma armadilha. Se apaixonar por uma ideia logo de cara faz com que ela fique limitada, sem espaço para novas ramificações.

Bem, acho que você já percebeu que a criatividade, assim como a inteligência, não é algo nato ou imutável. Diversos estudos na neurociência já comprovaram que é possível se tornar mais criativo ou inteligente. Tudo depende do quanto nós nos desafiamos.

Mas, o que é preciso fazer para se tornar uma pessoa mais criativa? Vários estudiosos do assunto começam a responder essa pergunta a partir dos chamados bloqueios mentais. São as crenças que nos fazem acreditar que as coisas são como são.

Talvez, o maior bloqueio da criatividade seja a chamada “resposta certa”. Desde pequenos, aprendemos que há apenas uma resposta certa e é ela quem separa as pessoas entre vencedoras e fracassadas. No entanto, quando você acredita que há apenas uma única resposta certa, você ignora todas as outras possibilidades.

Infelizmente, as escolas e seus gabaritos acabam com a espontaneidade e a criatividade da criança. Inclusive, se você quiser se aprofundar nesse assunto, sugiro assistir ao TED de Ken Robinson, autor do livro Libertando o oder criativo. Robinson é um profundo crítico do modelo escolar atual.

Outro bloqueio criativo é buscar lógica em tudo. A vida é cheia de ambiguidades e contradições. Portanto, é limitado o número de coisas que podem ser pensadas apenas de forma lógica. Somos doutrinados a seguir as normas. Na pré-escola, nos ensinam que não podemos pintar fora do contorno. Receosos por punições, obedecemos sem nem ao menos questionar ou procurar saber o motivo.

Outro bloqueio mental que prejudica a criatividade é a mania que temos de ser práticos e objetivos para tudo. Temos pressa e queremos os melhores resultados no menor período de tempo. Esse hábito certamente não favorece a criatividade.

Por fim, talvez o bloqueio mais limitante: o medo de errar. Numa sociedade que só valoriza os acertos e as vitórias, o erro é algo a ser duramente punido. No entanto, Thomas Watson, fundador da IBM, dizia que “o segredo para o sucesso é dobrar a sua taxa de erros”. Para inventar a lâmpada, Thomas Edison encontrou outras 1.800 maneiras de como não criá-la. A inovação é feita de tentativa e erro e, se o erro for punido e evitado a qualquer custo dentro das organizações, certamente a criatividade também será limitada. Cuide para não deixar isso acontecer!

Texto: Marília Cardoso - jornalista, empreendedora de coach.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!