Grupo WhatsApp

Crianças superdotadas: o Brasil tem estrutura para crianças com altas habilidades?

Crianças superdotadas: o Brasil tem estrutura para crianças com altas habilidades?

28/08/2022 Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Crianças brasileiras com altas habilidades têm dificuldades para conseguir educação especializada e acompanhamento especial, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento.

Crianças superdotadas: o Brasil tem estrutura para crianças com altas habilidades?

A superdotação consiste em habilidades intelectuais fora da média da sua idade, geralmente ela é medida através de testes de QI, que em crianças quando se marca 130 pontos ela  passa a ser considerada superdotada.

No entanto, ainda há debates entre psicopedagogos e neurocientistas acerca da sua real natureza, seriam as altas habilidades medidas apenas pelo “Quociente de inteligência” ou estaria presente em habilidades mais específicas?

Em uma recente reportagem da BBC News Brasil, que ganhou repercussão internacional, esse tema foi abordado mostrando mais sobre a realidade de crianças superdotadas no Brasil e trouxe luz à discussão sobre os incentivos governamentais à educação especial para esse público.

Como a educação brasileira trata as crianças superdotadas?

Segundo a legislação brasileira, as crianças superdotadas têm direito a serem incluídas em programas de inclusão educacional, uma espécie de ensino diferenciado, voltado para crianças com deficiências ou altas habilidades cujas necessidades não são supridas pelo sistema educacional  tradicional.

Esse apoio especial deve estar, por lei, presente na educação pública e privada, entretanto, esse modelo só deve ser implantado nas escolas que contarem com os recursos necessários, uma realidade ainda distante das instituições públicas de ensino.

Crianças superdotadas no sistema educacional

Em entrevista à BBC, Ygor Ribeiro, pai de Theo Costa Ribeiro, paulistano de seis anos com altas habilidades, relatou o processo de descobrimento da superdotação de Theo e o descaso do sistema educacional público.

Na tentativa de facilitar o adiantamento das séries de Theo, a família entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC), que não respondeu aos seus contatos.

Em outro caso, Nicolle de Paula Peixoto, de oito anos e também com altas habilidades, foi aprovada em uma escola federal do Rio de Janeiro, no entanto, o sistema de ingresso dificultou o avanço de Nicolle para séries superiores.

Mesmo com as dificuldades de inserção no sistema de educação especial, ambos conseguiram ingressar na Mensa, uma das maiores sociedades de alto QI do mundo que integra jovens com altas capacidades.

A importância da assistência para o desenvolvimento de crianças superdotadas

As crianças com altas habilidades possuem uma capacidade de assimilar conteúdos novos muito superior às outras crianças da sua idade, o que facilita aprender matérias acima da sua faixa etária, o que faz com que o sistema tradicional de ensino não consiga acompanhar a evolução desse tipo de crianças.

Isso torna o acompanhamento especializado essencial para estimular as altas habilidades e oferecer assistência à saúde mental das crianças, como conta o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, PhD em neurociências e assessor de Theo e Nicolle.

“O acompanhamento favorece para que a criança possa aproveitar o melhor de si, fora os outros diversos benefícios que quando se descobre que tem alto QI pode ter, desde a consciência da inteligência, às bolsas, sociedades, adiantamentos diversos entre outras vantagens”. Enfatiza Dr. Fabiano.

“Meus pais são de família européia que só trabalhavam. Fui criado com irmãs, babá e empregadas. Nunca fui questionado, averiguado ou incentivado e isso fez com que eu abandonasse a faculdade, para voltar apenas bem mais tarde. Não me arrependo de nada na vida, mas poderia ser diferente. Hoje, na corrida contra o tempo, recupero meus estudos como se o mundo fosse acabar amanhã, por isso, quero fazer diferente com quem posso ajudar.” Conta.

Apesar de a legislação brasileira reafirmar o direito ao amparo educacional a crianças superdotadas, na prática ainda há vários problemas na identificação e encaminhamentos de crianças com altas habilidades para centros de educação especializada, o que pode prejudicar o acompanhamento especializado, essencial para um bom desenvolvimento de altas habilidades em uma fase tão delicada quanto a infância.

* Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.

Para mais informações sobre Crianças clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MF Press Global



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini