Grupo WhatsApp

Espiritualidade e Saúde

Espiritualidade e Saúde

08/02/2017 Ana Carla Vicencio

Universidades e hospitais do país tem incentivado a pesquisa sobre a relação entre a espiritualidade e a religiosidade.

Espiritualidade e Saúde

Essas pesquisas têm contribuído para a reflexão da classe médica interessada nas variáveis que podem beneficiar o tratamento da saúde.

Estudantes e profissionais da saúde participam de encontros com palestras e discussões para que possam entender como os sentimentos, as religiões e a espiritualidade influenciam os resultados dos tratamentos.

Harold Koenig, psiquiatra, professor da Universidade Duke, na Carolina do Norte, EUA, é considerado um dos melhores especialistas sobre o assunto na atualidade. Ele afirma que “negligenciar a dimensão espiritual é como ignorar o aspecto social ou psicológico do paciente e resulta em falha ao tratar a pessoa integralmente.”

Koenig entende que a religião pode contribuir para a qualidade de vida, com aumento da taxa de sobrevida em até 35%, por meio da tendência de diminuição de vícios, com o apoio e a convivência entre pessoas que compartilham da mesma fé, atribuindo um significado à vida.

Entretanto, a relação entre religião, espiritualidade e saúde também foi estudada e comprovada há mais de um século por Mary Baker Eddy. Seu livro Ciência e Saúde apresenta um relato que mostra como o pensamento imbuído de ideais espirituais influencia diretamente a saúde: “Uma mulher na cidade de Lynn, estado de Massachusetts, foi anestesiada com éter e morreu em consequência disso, muito embora seus médicos tivessem insistido que seria perigoso fazer a necessária operação cirúrgica sem o éter. Depois da autópsia, a irmã da falecida declarou que esta havia protestado contra a inalação do éter, dizendo que o éter a mataria, mas que havia sido coagida pelos médicos a aceitá-lo. Haviam-lhe segurado as mãos e ela fora forçada a se submeter. O caso foi levado aos tribunais. Tendo sido considerada concludente a prova, foi dado parecer de que a morte fora ocasionada, não pelo éter, mas pelo medo da inalação.

Acaso é cirurgia eficiente e científica não levar em consideração as condições mentais, e tratar a paciente como se ela não fosse outra coisa senão matéria sem mente, e como se a matéria fosse o único fator a ser consultado? Se esses cirurgiões não científicos tivessem entendido a metafísica, teriam levado em consideração o estado mental da mulher e não teriam arriscado tal tratamento. Eles teriam acalmado seu medo, ou teriam feito a operação sem éter.”

“Por não saber que a crença de um homem produz a doença e todos os seus sintomas, o médico comum corre o risco de agravar a doença com sua própria mente, ao passo que deveria se dedicar ao trabalho de destruir a enfermidade pelo poder da Mente divina.”

Esse exemplo apresenta o medo como um fator decisivo no pensamento do paciente, mas existem outros sentimentos como a raiva, a mágoa ou até mesmo determinados conceitos morais ou teológicos que impõem a culpa ou a discriminação, que devem ser considerados durante o tratamento tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde.

À medida que mais profissionais e pacientes se conscientizarem da importância da espiritualidade e do pensamento na manutenção e recuperação da saúde mental, emocional e física, veremos sem dúvida uma melhora significativa na qualidade de vida e na longevidade das pessoas.

* Ana Carla Vicencio integra o Comitê de Publicação da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre espiritualidade e bem-estar. Email: brasil@compub.org.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!