Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

Família Salesiana comemora 200 anos do sonho de Dom Bosco

08/02/2024 Vera Lúcia Reis

O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus.

Neste ano de  2024 a Família Salesiana em todo o mundo celebrará 200 anos do sonho de Dom Bosco, aos nove anos de idade, com o lema: “O sonho que vos faz sonhar” – Um coração que transforma “lobos” em “cordeiros”.

Segundo o Reitor Mor dos Salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, este é um sonho marcante e fundamental para a vida de toda a Congregação Salesiana. Ele assim se expressou: “a perspectiva de fundo é a de não olhar o sonho apenas como um projeto vocacional entregue a Dom Bosco sobre o que aconteceria no futuro, mas olhar para trás, ver também as lágrimas da mesa do Sagrado Coração de Roma como releitura da própria vida, ver como o Senhor é o protagonista, como tem tudo nas mãos, e como este sonho tem algo de interativo com os sonhos dos salesianos, dos seus filhos, de toda a família salesiana e sobretudo dos jovens”.

Verdadeiramente esse sonho de Dom Bosco aos noves anos é um marco, senão, o fundamento da missão que Deus lhe confiou. Essa compreensão ele teve somente no fim da vida. Em 1875 ele conta o sonho pessoalmente a Dom Barberis. Nessa época, estava com 60 anos e já  tinha visto nascer a Congregação Salesiana, a Arquiconfraria de Maria Auxiliadora, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, e a Pia Sociedade dos Salesianos Cooperadores. Desta forma, podemos perceber que toda a existência e vocação de Dom Bosco foi marcada pela profecia deste sonho.

Mas que sonho é este? Seguem os relatos do próprio dom Bosco no livro das Memórias do oratório: “Nessa idade tive um sonho, que me ficou profundamente impresso na mente por toda a vida. Pareceu-me estar perto de casa, numa área bastante espaçosa, onde uma multidão de meninos estava a brincar. Alguns riam, outros divertiam-se, não poucos blasfemavam. Ao ouvir as blasfêmias, lancei-me de pronto no meio deles, tentando, com socos e palavras, fazê-los calar. Nesse momento, apareceu um homem venerando, de aspecto varonil, nobremente vestido. Um manto branco cobria-lhe o corpo; seu rosto, porém, era tão luminoso que eu não conseguia fitá-lo. Chamou-me pelo nome e mandou que me pusesse à frente daqueles meninos, acrescentando estas palavras: Não é com pancadas, mas com a mansidão e a caridade que deverás ganhar esses teus amigos. Põe-te imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e a preciosidade da virtude... Eu te darei a mestra, sob cuja orientação poderás tornar-te sábio, e sem a qual toda sabedoria se converte em estultice… A seu tempo tudo compreenderás”.

Realmente é “um sonho que faz sonhar”. O Reitor Mor ainda escreve no documento para 2024: “é preciso ter cuidado para não apresentar Dom Bosco como um ideal inatingível. Dom Bosco é real e concreto, com as suas dificuldades enfrentadas passo a passo, com a confiança e a esperança no Ressuscitado e em Maria Auxiliadora. Certamente precisamos ver o sonho dos nove anos como uma profecia que precisa ser iluminada e atualizada; é, sem dúvida, um exemplo de como a Palavra de Deus deve ser acolhida com humildade e confiança, sem pressa de alcançar sabe-se lá quais resultados imediatos”.

Deus, na sua Providência, usa de várias formas para atrair aqueles que Ele chama. O sonho de Dom Bosco aos nove anos nos convida a olhar para nossa vida e perceber o chamado de Deus. É certo que Deus continua chamando. Iluminado pela experiência de Dom Bosco, Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, também entendeu seu chamado para ser o fundador desta obra que tem como finalidade formar homens novos para o Mundo Novo. Dom Bosco é patrono da Comunidade Canção Nova. Não temos dúvidas de que no carisma salesiano encontramos as raízes da nossa fundação e da nossa missão evangelizadora: salvar almas, levar a experiência do encontro pessoal com Cristo na potência do Espírito Santo.

Concluo com as palavras do  Reitor Mor,  Pe. Ángel Fernández Artime: “Deus fala de muitas maneiras, faz grandes coisas com ‘instrumentos simples’, mesmo no mais profundo do nosso coração, através dos sentimentos que se movem em nós, através da Palavra de Deus acolhida com fé, aprofundada com paciência, interiorizada com amor, seguida com confiança.”

* Vera Lúcia Reis é Formadora Geral na Comunidade Canção Nova.

Para mais informações sobre confiança clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



A arrogância é exterminadora do sucesso

Apresento essa pesquisa para destacar que o começo de um “tombo empresarial” é a arrogância que nasce do sucesso.

Autor: Yuri Trafane

A arrogância é exterminadora do sucesso

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

O dia de São Cristóvão, em 25 de julho, é ocasião de pedir sua intercessão sobretudo nas viagens empreendidas.

Autor: Padre Alex Nogueira

São Cristóvão: padroeiro dos viajantes

6 devocionais para começar bem o dia

Confira uma seleção de obras que vão nutrir a alma e proporcionar momentos de reflexão.

Autor: Divulgação

6 devocionais para começar bem o dia

A importância dos passeios em família

Tem sido desafiador nos tempos atuais encontrar um tempo de qualidade para fazermos aquilo que nos traz bem-estar.

Autor: Aline Tayná de Carvalho Barbosa

A importância dos passeios em família

A nossa vida: estamos no controle?

"Eu deveria estar morto." Assim se pronunciou Donald Trump momentos após ter sido alvo de um disparo que lhe atingiu e quase interrompeu a sua vida.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira sofre com algum tipo de deficiência auditiva.

Autor: Luciana Brites

A importância da audição para o desenvolvimento infantil

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Doações serão enviadas para crianças e adolescentes vítimas das enchentes que atingiram o Sul do país.

Autor: Divulgação

Colégio Santo Agostinho arrecada mais de 20 mil kits escolares para crianças do RS

Atitudes para gerir adequadamente as emoções

Emoções são a base de todos os relacionamentos e a forma como lidamos com elas define o quão longe iremos em nossos objetivos.

Autor: Janguiê Diniz


Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado