Grupo WhatsApp

Metamorfose na saúde

Metamorfose na saúde

04/05/2015 Claudia Honorato

Em geral, sempre buscamos as causas e perguntamos a razão do que está ocorrendo.

Com relação à saúde, temos o hábito de pensar: “O que originou o problema?” Melhor, contudo, é perguntar que lição podemos aprender com o que está acontecendo.

Em determinadas ocasiões, uma doença motiva o indivíduo a ser uma pessoa melhor, a superar-se a si mesmo ou, ao contrário, pode levar a pessoa a desanimar-se e a desistir.

Quando penso na metamorfose, especificamente na transformação de uma lagarta em borboleta, dou-me conta de que todas as etapas são importantes para que as asas e a perfeição da borboleta possam se desenvolver.

Quando a borboleta consegue se libertar de seu casulo, ela arranca o invólucro e começa a estirar suas asas, a secar-se e a desenvolver a força que lhe permitirá voar. Se tentássemos ajudá-la, tirando delicadamente o invólucro, o mais provável é que quebraríamos suas asas, e isso a impediria de voar e até mesmo de sobreviver.

Quando estamos enfrentando alguma doença ou, especificamente, a “esclerose”, a primeira coisa da qual deveríamos nos desprender e que devemos eliminar é o medo, e então fortalecer as asas do pensamento centrado no Amor divino, que nos abriga e sustenta.

Diversos têm sido osexperimentos para reverter a esclerose. Entretanto, no caso deGiselle Jordan, de Washington, Estados Unidos, a cura ocorreuapós Giselle adotar uma perspectiva diferente.

Depois de vários meses de exames médicos, ela recebeu o diagnóstico de “esclerose múltipla”, sem esperança de tratamento nem de que a causa fosse determinada, e a única alternativa era o alívio parcial dos sintomas.

O que a motivou a encontrar novas respostas foi seu anseio espiritual, e isso a transformou. Ela deixou de ter um conceito limitado de si mesma e passou a se identificar com qualidades como a paciência, a perfeição e a pureza.

Teve de vigiar seus pensamentos, para focá-los no que é bom, e se desprender pouco a pouco do casulo do medo, para que sentisse a fragrância do Amor divino que a foi libertando, dia após dia, dando-lhe forças para realizar seu voo até ficar livre daquela doença.

Ao refletir sobre a experiência de Giselle, me vem ao pensamento a perseverança que podemos desenvolver para alcançar um objetivo. Se às vezes o tempo dentro do casulo parece ser longo, é bom considerar a metamorfose pela qual Giselle passou: ao ver que sua identidade é espiritual, ela encontrou a almejada saúde.

* Claudia Honorato faz parte do Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Chile.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!