Grupo WhatsApp

Musculação na terceira idade: um dos melhores “remédios”

Musculação na terceira idade: um dos melhores “remédios”

17/11/2020 Rafael Luciano de Mello

A terceira idade, denominada também como a melhor idade, é uma fase cheia de diferenciais, não é mesmo?

Musculação na terceira idade: um dos melhores “remédios”

Do mesmo modo que a infância, a adolescência e a idade adulta, são repletas de prós e contras, na terceira idade não seria diferente. Por exemplo, a experiência, a sabedoria e a resiliência, adquiridas ao longo dos anos, são comuns aos idosos e “invejáveis” aos mais novos. Quem nunca ouviu aquela máxima, “eu gostaria de ter 20 anos com a cabeça que tenho hoje”?

Por outro lado, esses “senhores” e “senhoras” estão em uma fase cheia de condições clínicas desfavoráveis. O envelhecimento altera as funções do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais lento, as células sofram alteração, tornando-os mais suscetíveis às doenças, com um declínio funcional ainda maior após os 60 anos.

Pois é, se fizermos uma breve reflexão a respeito da demografia mundial, e pensarmos que a taxa de natalidade está menor e a longevidade maior, fica fácil compreender que, em um futuro breve, teremos uma mudança demográfica significativa, e boa parte da população terá 60 anos ou mais.

Embora não seja possível retardar ou parar o envelhecimento, é possível minimizar os seus impactos com a implementação de hábitos saudáveis, como sono adequado, alimentação balanceada, estimulação do cognitivo e prática regular de atividades físicas.

Não é novidade os inúmeros benefícios adquiridos ao praticar atividade física. Embora qualquer quantidade ou tipo de atividade seja melhor do que nada, as recomendações elaboradas deveriam ser cumpridas para que todos tirassem o melhor proveito.

A caminhada, por exemplo, é uma atividade de baixo custo, fácil acesso e a mais praticada dentre os idosos, porém a transição fisiológica do envelhecimento pede algo além da caminhada. A tal da musculação, cientificamente conhecida como treinamento resistido, é um tipo de exercício físico recomendado desde crianças até os mais velhos, mas são exatamente os idosos quem mais se beneficiam com esta prática.

Para usufruir do lado bom da terceira idade é preciso adotar hábitos saudáveis, inclusive praticar musculação regularmente. Com esse “remédio”, será possível prevenir ou reduzir os danos de doenças, como obesidade, diabetes e osteoporose, além de agir diretamente na redução das quedas e, consequentemente, na mortalidade.

Texto: Rafael Luciano de Mello - especialista em Treinamento desportivo, professor da área de linguagens cultural e corporal do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini