Grupo WhatsApp

Natal, a noite sagrada

Natal, a noite sagrada

23/12/2024 Benedicto Ismael Camargo Dutra

A humanidade estava na fossa, pronta para se autodestruir. O Criador enviou Jesus, pois na Terra o canal para a Luz se fechara pelas ações erradas da humanidade.

Jesus, o Filho de Deus, foi rechaçado, mas deixou a Palavra; foi enviado pelo pai e voltou para o Pai onde permaneceria, deixando clara a promessa da vinda do Filho do Homem, o Espírito Santo. “Quando, porém, vier aquele que é o Espírito da Verdade, ele vos guiará em toda a Verdade. E quando ele vier, castigará o mundo por seus pecados e por causa da justiça! E trará o Juízo" (trecho da obra Na Luz da Verdade, dissertação Indolência do Espírito, de Abdruschin).

Dezembro é o mês do Amor de Deus. A especial irradiação da Luz alegra o coração, mas o que fizeram do coração? Na civilização digital está desaparecendo o espaço para as manifestações da alma como amizade, amor, misericórdia. O viver cai na superficialidade extrema, desumana, criando um viver áspero e hostil. O modernismo e a consequente aceleração de tudo estão lançando as pessoas no isolamento e solidão.

O bom relacionamento requer amizade e consideração humana. Os encontros agradáveis, com boa conversa, estão acabando. Atualmente as pessoas quase não conversam, não dialogam, não permutam saberes. Algo estranho, as pessoas mostram desânimo, um fraco querer, uma vibração fraca, sem força de vontade para que se transforme num querer resoluto. Quando os seres humanos sufocam a essência espiritual perdem a visão da vida e seu propósito mais amplo. Para compensar, buscam prazeres para dar um prêmio a si mesmos e suas cobiças, afastando-se do viver com naturalidade e acabam enfiando os pés no lamaçal do viver puramente materialista.

Dinheiro e poder. Arrogância e mania de grandeza. Perda da essência humana, desumanização. A vida vai rolando, o paredão apertando, a humanidade brincando. Nas engrenagens da Criação o ser humano é um passageiro que não passa de um grão de areia, mas poderia fazer muito pelo beneficiamento e embelezamento da Terra.

O Natal não é apenas um feriado que muitas pessoas aproveitam para se divertir com comidas, bebidas e presentes. Também não é uma festa dedicada ao Sol, ao seu regente enteal Apolo. É um dia de festa, mas por quê? Para quê? Qual é o real significado do Natal? A Noite Sagrada é a noite do nascimento do Filho de Deus, enviado pelo Amor de Deus para despertar a humanidade que caminhava para a autodestruição em seu torpor, afastada do significado e finalidade da vida, recusando a Palavra, pregando seu portador na cruz romana, num requintado assassinato. A finalidade da Missão de Cristo foi trazer a Luz da Verdade para a humanidade que havia perdido a capacidade de alcançá-la e afundava na escuridão criada por seu modo errado de viver.

Na Terra aumentam os rumores de guerra. O que não está claro é a motivação, o porquê, a causa que poderá levar a humanidade ao confronto global abrangente. Na selva ocorre a seleção natural. Lobos machos se enfrentam, mas o vencedor não extermina o oponente, deixando-o seguir em frente. Mas o homem é o lobo do homem que não deixa o outro viver, exterminando-o para satisfazer a própria cobiça.

De fato, a humanidade e as nações têm vivido de forma displicente há séculos, promovendo escravidão, exploração, dominação e destruição da natureza. É natural que irrompam drásticas consequências nas famílias, nas organizações, inclusive religiosas, nos Estados. Uma avantajada população global vivendo de forma inadequada, logicamente atrai catástrofes em todos os sentidos.

O ano de 2025 se anuncia repleto de imprevistos pesados. Bom senso, flexibilidade e serenidade são ferramentas indispensáveis, mas não esqueçam de preservar o bom humor. Apesar das dificuldades, há muitas coisas excelentes para serem aproveitadas. O mal humor nas empresas é veneno, seja no trato com o público ou no inter-relacionamento entre os próprios colaboradores, incluindo as chefias grosseiras. Há muito mal humor e descontentamento do pessoal em vários setores da atividade, o que cria uma antipatia gratuita do público em geral. Um trabalho comprometido com o bem sempre acabará encontrando saídas para os momentos difíceis.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP.

Para mais informações sobre Natal clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!