Grupo WhatsApp

No dia das crianças, valorize brincadeiras que criam memórias saudáveis

No dia das crianças, valorize brincadeiras que criam memórias saudáveis

10/10/2023 Divulgação

Psicoterapeuta destaca a importância do "faz de conta" e da socialização na infância para gerar um futuro repleto de boas lembranças.

No dia das crianças, valorize brincadeiras que criam memórias saudáveis

O Dia das Crianças, 12 de outubro, é uma data especial que celebra a infância e nos lembra sobre a importância de proporcionar momentos de alegria e diversão para os pequenos. A infância é uma fase muito importante e responsável por grande parte das nossas memórias e aprendizados. Brincadeiras, jogos e atividades desempenham um papel fundamental na criação de memórias afetivas que ficam gravadas na mente e no coração das crianças. É comum, por exemplo, ver adultos relembrando brincadeiras da infância com a família e os amigos, momentos marcantes que têm influência e repercussão até hoje em suas vidas. 

Uma das atividades mais emblemáticas e características da infância é o ato de se divertir ao ar livre. Correr, pular, jogar bola, andar de bicicleta e explorar a natureza, entre outros, são experiências que estimulam a imaginação e a criatividade das crianças, além de fortalecerem os laços de amizade com outros pequenos, amigos e familiares. Embora essas brincadeiras muitas vezes envolvem quedas e ralados, também ensinam lições valiosas sobre como superar obstáculos e lidar com desafios e frustrações.

O universo do “faz de conta”, sempre presente na vida das crianças, também torna a infância mais saudável. Brincar de casinha, de super-herói, de médico, ou de qualquer outro personagem faz com que as crianças explorem diferentes papéis e usem a imaginação de forma ilimitada. Essas atividades, além de promover a criatividade e estimular a imaginação, auxiliam no desenvolvimento de habilidades sociais, como a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe. Os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são ótimas opções para reunir os amigos e família, criar lembranças afetivas, desafiar a mente das crianças e promover interações positivas com os pais e irmãos. São também oportunidades para aprender a lidar com vitórias e vivenciar derrotas de maneira mais amena.

Em contrapartida, a internet, jogos online, memes e redes sociais podem atrapalhar as brincadeiras da "vida real", tomando um espaço muito grande no dia a dia das crianças e tirando o foco dos momentos de lazer que constroem essas memórias afetivas e significadas que constroem nossas experiências e, consequentemente, quem somos. 

No Dia das Crianças, é essencial lembrar que o valor das brincadeiras e atividades não está apenas na diversão imediata ou distração. Está na construção de lembranças que perdurarão ao longo de toda a vida. Essas memórias afetivas moldam a personalidade e a felicidade das crianças, preparando-as para um futuro com boas lembranças da infância. Feliz Dia das Crianças a todos!

Para mais informações sobre brincadeiras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Hercog Comunicação



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini