Grupo WhatsApp

Nutrição esportiva: entenda a especialização voltada para atletas

Nutrição esportiva: entenda a especialização voltada para atletas

24/08/2021 Divulgação

De amadores à profissionais, pacientes que procuram os nutricionistas especializados no esporte encontram formas de potencializar os resultados das práticas de alto rendimento.

Nutrição esportiva: entenda a especialização voltada para atletas

Durante as Olímpiadas, é ressaltado o nível de dedicação, disciplina e comprometimento dos competidores ao longo dos anos para chegarem preparados ao maior evento esportivo das suas modalidades. O empenho dos fisioterapeutas e treinadores é muito valorizado ao longo das competições olímpicas. O que fica esquecido é o que acontece por trás das câmeras: o trabalho dos nutricionistas esportivos, que são essenciais para o desempenho desejado na hora de competir. 

A nutrição esportiva é um mapeamento do corpo, que abrange aspectos bioquímicos, comportamentais e sociais da alimentação. A Dra. Glaucia Figueiredo Braggion, nutricionista e docente da Faculdade Santa Marcelina, explica que “É a área de conhecimento dentro da ciência da nutrição que aborda as modificações fisiológicas que ocorrem no organismo humano durante a prática de atividades físicas e esportivas que impactam nas necessidades nutricionais dos indivíduos.”

São exploradas as demandas de energia do paciente, que são aumentadas quando a rotina inclui a prática constante de exercícios físicos. Quando devidamente orientado, o atleta com a alimentação equilibrada conta com a otimização da performance e do desempenho esportivo, além de contato com o peso e a composição corporal controladas. 

Em adição às vantagens, a nutrição esportiva também serve como preventivo. Glaucia explica que o nutricionista “visa a redução dos riscos de deficiências nutricionais, recuperação após exercício, fornecendo substratos adequados para o ganho de massa muscular, para a diminuição da inflamação e das lesões bem como proporciona saúde e qualidade de vida ao praticante”.

São vários os aspectos exclusivos da nutrição esportiva. Além de levar em conta a hidratação diferenciada do atleta, também são avaliados o tipo de esporte e as datas das competições, o que torna o processo extremamente individualizado. Glaucia ressalta que “eExercícios predominantemente aeróbicos demandam maior aporte de energia na forma de gorduras e carboidratos complexos. Já modalidades que envolvem mais força ou são predominantemente anaeróbicas demandam mais carboidratos de rápida absorção. Modalidades que envolvem ganho de massa muscular devem ser supridas com quantidades de proteínas ajustadas. Esportes outdoor demandam cuidados ainda mais intensos com hidratação, e assim por diante”. 

Vale destacar que a procura por um nutricionista esportivo não se restringe à atletas. Se a rotina diária do paciente inclui a prática de esportes, esse profissional pode auxiliar no equilíbrio da dieta, o que além de ajudar na manutenção da saúde, pode potencializar os resultados físicos também. 

Para mais informações sobre nutrição clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: XCOM Agência de Comunicação



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini