Grupo WhatsApp

O enorme poder do perdão

O enorme poder do perdão

23/09/2015 Tim Mitchinson

O perdão pode promover e até mesmo restaurar a saúde.

Durante décadas, cientistas e sociólogos, incluindo o pesquisador Everett Worthington, da Virginia CommonwealthUniversity, têm estudado o perdão e seu poder de cura.

Um exemplo disso é a experiência de Margaret Estes Powell, que mostra os benefícios sanadores e preventivos do perdão. Em uma palestra intitulada Perdão em Beirute, Margaret contou sua experiência.

Sua prima foi gravemente ferida no atentado terrorista à Embaixada dos Estados Unidos em abril de 1983. Margaret viu a devastação na televisão e ligou para o Departamento de Estado para saber de sua prima. Ela foi informada que sua prima estava em choque, na lista crítica de um hospital local e em risco de perder a visão.

Quando parentes e amigos telefonavam perguntando o que podiam fazer, Margaret respondia: “Pratique o perdão em sua própria experiência. Temos de começar de algum lugar.” Pediram-lhe que fosse a Beirute e trouxessem sua prima para casa. Quando ela chegou lá, as imagens de destruição e boatos de mais ataques foram esmagadores. Mas, quando ela leu o Salmo 91, seu pensamento mudou do medo de sobreviver para o amor por sua prima, e por todas as vítimas.

A atitude de perdão de Margaret evoluiu para uma forma de oração. Ao direcionar seu pensamento para uma fonte mais elevada, ela sentiu Amor divino tanto pelo ofensor como pelo ofendido. Ela escreveu: “Eu senti uma certeza cada vez maior do amor de Deus – que ele não tem limites. Depois de muitas horas, percebi que esse amor tinha de incluir aqueles que eu não teria pensado em incluir – os mesmos que poderiam estar contemplando a destruição.” Depois de chegar à conclusão de que eles também eram amados filhos de Deus, ela sentiu uma espécie de resolução – uma paz espiritual. Ela orou com sua prima, e ela se recuperou plenamente.

Símbolos de ódio e preconceito, bem como efeitos de terrorismo e doenças, podem ser derrubados diante do perdão que Jesus ensinou, o perdão que reconhece o poder supremo do amor de Deus, que abrange a todos e inclui a todos.

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã em Illinois, EUA, escreve sobre a relação entre a espiritualidade e a saúde

 



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini