Grupo WhatsApp

O ensino das Ciências da Religião

O ensino das Ciências da Religião

27/08/2020 José Carlos Moraes

As questões religiosas no Brasil estão presentes no cotidiano de muitas pessoas.

O ensino das Ciências da Religião

Neste país continental com mais de 200 milhões de habitantes observa-se o crescente número de religiões inserido em seu contexto, que se fazem presentes dentro das quatro matrizes religiosas que são: ocidental, oriental, africana e indígena.

O ensino religioso no país tem mais de 500 anos. Inicia-se no descobrimento do Brasil com os padres da igreja, que ao desembarcarem em solo tupiniquim, encontraram os indígenas, a primeira matriz religiosa presente por aqui. Estes padres, os professores da religião cristã tiveram um primeiro desafio: entender a cultura dos indígenas, aprender sua língua, seus costumes e entender a forma com que compreendiam o fenômeno religioso, o sagrado e como se expressava o religioso em suas mentes, para então, posteriormente, converter os referidos indígenas ao cristianismo.

Este exemplo dos padres, mostra com singularidade uma questão presente em nosso século: como ensinar religião ao jovem do ensino fundamental, que muitas vezes vem com uma carga religiosa de seu lar, professando ou não a religião de seus pais ou antepassados e ao chegar em sala de aula tem valores religiosos a conhecer através do professor da disciplina que aplicará o ensino de outras culturas. Será que de fato este jovem tem interesse em entender um pouco sobre religião? Qual seria o interesse deste? São questionamentos que se fazem presentes; perguntas com respostas difíceis de formular, e a população as responde baseadas em senso comum, tratando a religião alheia e desconhecida com menosprezo, indiferença e intolerância.

Conhecer o diferente provoca impacto na mentalidade das pessoas, aceitar verdades diferentes das que possui é algo difícil de aceitar, pois constituem conhecimentos firmados ao tempo e que não receberam um questionamento.

O professor que se gradua nas Ciências da Religião, recebe uma formação interdisciplinar em variadas religiões, com disciplinas da área da Educação, Sociologia, Filosofia; e aliado a tudo, este profissional necessita de formação e aperfeiçoamento constante, pois no laboratório denominado sala de aula, este transmitirá conhecimentos das mais variadas religiões, sempre respeitando a diversidade presente no contexto e respeitando a Constituição da República Federativa do Brasil, e os elementos que constam na BNCC para o Ensino Religioso.     

A Licenciatura em Ciências da Religião recebeu sua Diretriz Curricular Nacional em 2018, constituindo a formação docente para atuação do licenciado em sala de aula na educação básica, recebe sólida formação acadêmico científica para desmistificar fenômenos religiosos, e dar respostas aos enigmas humanitários presentes na mentalidade dos alunos. Todos os elementos pautados na ética e respeito as mais variadas religiões presentes em sala de aula e também no contexto populacional, posicionando-se como um agente difusor de conhecimento para esclarecer e combater a intolerância religiosa tão evidente na cultura brasileira.

* José Carlos Moraes é professor na Licenciatura em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini