Grupo WhatsApp

O legado do Papa Bento XVI: a importância do diálogo entre fé e razão

O legado do Papa Bento XVI: a importância do diálogo entre fé e razão

02/02/2023 Thulio Donizete Fonseca Silva

Joseph Ratzinger, foi um fiel leigo, sacerdote, bispo, cardeal e Papa da Igreja Católica.

O legado do Papa Bento XVI: a importância do diálogo entre fé e razão

Um mês após seu falecimento, que demonstrou grande relevância para o mundo, e sobretudo para os cristãos que acompanharam atentamente cada etapa do seu funeral, ficou ainda mais evidente o quão importante é contemplar a riqueza espiritual e a grandeza de seu legado.

A reflexão que se desenvolve em torno de toda a obra de Bento XVI exalta, em particular, a relação entre fé e razão, que segundo tantos escritos do Pontífice, são elementos que devem passar por uma união necessária, rompendo a delicada fronteira entre a sabedoria e a ciência. E nesse horizonte, ele sublinhava que a fé, certamente, não é contrária à razão, e sim uma é sustento para a outra, através de seus inúmeros desdobramentos.

Com muita coragem, o grande estudioso que governou a Igreja por oito anos, afirmou, inúmeras vezes, diante de grandes assembleias, que a sociedade teme o Absoluto e o experimenta como limite e imposição; e, deste modo, tenta combatê-lo. Bento nomeou esse fenômeno como a “ditadura do relativismo”, um dos preciosos ensinamentos do seu magistério papal.

No modelo de diálogo entre fé e razão proposto por Ratzinger, a fé é autossuficiente e tem vida própria. A fé ilumina. A razão se esforça para entender porque estamos "além", neste encontro entre as pessoas, o homem e Cristo, e todo “encontro” só se dá pelo reconhecimento mútuo. Para o cristão, para quem o encontro com a fé é uma verdadeira experiência pessoal, Bento XVI enfatizou que essa atitude diz respeito ao coração e ao espírito, antes mesmo da mente e da razão.

Uma outra característica singular, quando lemos ou escutamos o que nos deixou o Papa Bento XVI, é sua gentileza com o uso das palavras, permeada por um zelo inconfundível. Ele apresenta a religião como dom e testemunho de um caminho possível, sem querer impor convencimentos ou verdades. O Pontífice inclusive afirmou, inúmeras vezes, que a fé é gratuita e precisa ser libertadora.

É justo reconhecer e aprofundar o seu legado, inteiramente centrado na conjugação da fé e da razão e na vontade de levar Deus aos homens e os homens a Deus, principalmente, através da sua leitura do Concílio Vaticano II, que tem uma face prospectiva e, certamente, não pode ser reduzida a uma visão limitada.

O grande compromisso da Igreja, segundo a lição conciliar recolhida por Bento XVI, é reformular a sua missão num tempo de profundas mudanças. Deste modo, a fé e a razão, a relação com a ciência, as mudanças antropológicas, a relação com as grandes religiões, o ecumenismo, são os campos nos quais o Concílio continua a dar frutos. E esses frutos foram cultivados e desenvolvidos ao longo do tempo por Joseph Ratzinger.

Tal caminho, enfim, se expressa em suas últimas palavras: "Jesus, eu te amo", que em sua força e simplicidade testemunham, na hora final, a necessidade de manifestar, expressar e viver a relação com uma Pessoa, com o Amor, elo salvífico que indica que a fé e a razão conversam entre si, incansavelmente, até o último suspiro.

* Thulio Donizete Fonseca Silva é jornalista, membro da Família Salesiana, e voluntário na Comunidade Canção Nova em Roma (IT).

Para mais informações sobre Religião clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini