Grupo WhatsApp

Para 85% dos brasileiros esse é o segredo para envelhecer bem

Para 85% dos brasileiros esse é o segredo para envelhecer bem

04/10/2025 Divulgação

Para chegar à terceira idade com saúde e boa forma, 5 em cada 10 entrevistados pela Vhita destacaram priorizar o autocuidado com o passar dos anos.

Para 85% dos brasileiros esse é o segredo para envelhecer bem

Afinal, o que significa envelhecer bem? Para 85% dos brasileiros entrevistados pela Vhita, a resposta está em manter a saúde física e a vitalidade do corpo. A conclusão faz parte de um estudo inédito da marca, especialista em saúde e longevidade, que procurou entender como pessoas de diferentes regiões se relacionam com o envelhecimento, incluindo seus receios, expectativas e boas práticas. 

A pesquisa revela que a preocupação com o envelhecimento está diretamente ligada à saúde: segundo 71% dos respondentes, as maiores apreensões estão nas limitações físicas e nas dores, mostrando que as inseguranças vão além da aparência e se focam na manutenção da independência. 

Para combater tais medos, 5 em cada 10 respondentes destacaram que já vêm adotando mais hábitos de autocuidado com o passar dos anos, entre prioridades como manter uma alimentação saudável, investir em exercícios físicos e, ainda, fazer uso de suplementos — tudo para garantir um futuro muito mais ativo e independente. 

Principais descobertas do estudo:

- Nos últimos anos, 55% dos respondentes começaram a investir no autocuidado pensando no futuro;

- Limitações físicas e dores (71%) são, atualmente, o principal medo quando o assunto é envelhecer; 

- Mais de 70% dos brasileiros praticam atividades físicas e cuidam da alimentação hoje; 

- Ômega 3 (78%), vitamina D (72%) e cálcio (57%) são os suplementos mais associados ao envelhecimento saudável.

Como os brasileiros estão se preparando para a chegada da idade? 

Ao menos entre os ouvidos pela Vhita, envelhecer bem é, acima de tudo, sinônimo de manter a saúde e a vitalidade. Ao serem questionados sobre o tema, por exemplo, 85% deles relacionaram o envelhecimento saudável à manutenção da saúde física e da resistência do corpo, enquanto 75% também destacaram a importância de se ter energia e uma mente ativa na terceira idade, com boa memória e concentração. 

Tais visões, vale dizer, se refletem na maneira como os respondentes encaram o passar dos anos. Isso porque, atualmente, a maioria (58%) destacou ver o envelhecimento como algo natural e positivo, enquanto 55% dos entrevistados afirmaram ter passado a valorizar mais certas práticas de autocuidado com o tempo. 

Para chegar à terceira idade com saúde e boa forma, hábitos específicos vêm sendo incluídos na rotina por parte dos brasileiros. Contrariando dados recentes do IBGE, que apontam o Brasil como o país mais sedentário da América Latina, 76% dos respondentes enfatizaram praticar exercícios com frequência, enquanto 78% relataram dar atenção especial à alimentação. Além disso, 58% deles afirmaram fazer uso de suplementos, sendo o ômega 3, vitamina D e cálcio os mais lembrados entre quem deseja envelhecer bem.

"Estamos falando de importantes complementos para uma vida mais longa e saudável, com uma série de benefícios comprovados pela ciência", comenta Bárbara Cino, nutricionista da Vhita. "O ômega 3, por exemplo, não apenas contribui para a redução de inflamações, como atua diretamente na memória e saúde cardiovascular. Já a vitamina D é essencial para a absorção de cálcio, além de impactar positivamente os sistemas imunológico, muscular e mental."

O outro lado do envelhecimento: quais os principais medos da população? 

Embora envelhecer bem seja o desejo de muitos brasileiros, a pesquisa da Vhita revela que o futuro também desperta preocupações significativas nos entrevistados — entre questões ligadas à aparência, comportamento e estilo de vida.

A maior delas, hoje, estaria relacionada à saúde física: ao serem indagados sobre seus maiores receios ligados à velhice, 71% dos respondentes citaram limitações e dores frequentes. Além disso, 66% demonstraram preocupação em perder o foco, memória ou clareza mental ao longo dos anos, seja em decorrência de doenças ou de limitações naturais da idade. 

A autonomia no dia a dia também apareceu como uma questão central nas respostas à Vhita: 58% afirmaram temer não conseguir se manter independentes, por exemplo, enquanto 48% manifestaram uma preocupação específica a respeito da dependência emocional de outras pessoas — o que revela como, para os brasileiros, ser capaz de cuidar de si mesmo é tão relevante quanto preservar a própria saúde física e mental.

receios ligados à passagem do tempo e os hábitos para mais longevidade e bem-estar. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.

Foto: Divulgação/iStock

Para mais informações sobre envelhecimento clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini