Grupo WhatsApp

Planos para o Ano Novo

Planos para o Ano Novo

22/01/2016 Leide Lessa

Você já tem metas para 2016? Nesta época do ano, as pessoas começam a fazer planos.

Como fazer escolhas que tragam benefícios para você e para outros ao seu redor? Algumas atividades podem trazer alegrias para muitos, e talvez não apenas durante as férias, mas durante todo o ano.

Estudos e as estatísticas mostram que fazer o bem aos outros traz benefícios. Por exemplo, o voluntariado contribui favoravelmente para vários aspectos da vida, tais como felicidade, satisfação, autoestima, autocontrole e até mesmo saúde física.

No entanto, em todo o Brasil, apenas 11% da população é de voluntários atuantes, embora haja muitas oportunidades em serviços sociais, educativos e religiosos. O interesse pelo voluntariado pode ser despertado de várias maneiras.

No meu caso, desde pequena, naturalmente, gostava de ajudar os outros. Dos 8 aos 10 anos morei perto da minha avó e aos domingos sempre comprava-lhe frutas e legumes na feira em frente à sua casa. Entre 12 e 13 anos sempre ajudava uma de minhas professoras a corrigir os exercícios dos alunos das séries anteriores.

Durante todos os anos de meus estudos, ajudei colegas que tinham dificuldade em compreender alguma matéria. Como adulta, foi natural ser voluntária de várias maneiras na igreja da Ciência Cristã, cuja fundadora, Mary Baker Eddy, inspirou-me de diversas maneiras por sua dedicação a Deus e à humanidade.

Sabiamente, ela deixou o ensinamento de que não precisamos nos “cansar de ‘fazer o bem’. ... Dar não nos empobrece no serviço de nosso Criador, e reter tampouco nos enriquece”. Mas “fazer o bem” nem sempre é fácil.

Por exemplo, nos oito anos em que fui capelã voluntária pela Ciência Cristã na cadeia municipal de Boston, ouvi histórias muito tristes e fiquei sabendo de casos bem difíceis. Mas a alegria e a esperança que se transpareciam nos rostos das pessoas ao aprenderem que Deus é Amor, ao compreenderem sua inocência espiritual e ao receberem curas físicas e emocionais é algo tão especial para mim, que me emociona e traz gratidão até hoje.

Você não gostaria de experimentar essa sensação? Talvez durante o Ano Novo você possa procurar oportunidades para ser voluntário de alguma forma. Seus atos de amor podem ser o presente mais belo e inesquecível que alguém possa receber.

Há tantas vantagens em doar e doar-se, em expressar o Amor de uma forma pura e alegre! Além de fazer alguém feliz, você estará partilhando com outros o que não se compra com dinheiro, mas é o melhor que se tem para dar, e isso ainda o faz mais saudável.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve sobre saúde e espiritualidade.



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!