Grupo WhatsApp

Por que jovens têm cabelos brancos?

Por que jovens têm cabelos brancos?

29/03/2021 Divulgação

Fatores genéticos podem ter relação com a condição precoce, que merece investigação para descartar doenças autoimunes ou na tireoide.

Por que jovens têm cabelos brancos?

Eles costumam causar pavor por serem associados ao envelhecimento: os cabelos brancos. De causa multifatorial, os fios despigmentados podem surgir por fatores como genética, uso de medicamentos específicos, estresse e problemas de saúde. Mesmo sendo mais comum em pessoas mais velhas, os jovens também podem ser atingidos pela condição.

A depender da idade do paciente, o médico dermatologista Dr. Rafael Soares alerta que é necessária uma investigação mais aprofundada. “Crianças e adolescentes que tem o surgimento de uma quantidade expressiva de cabelos brancos no couro cabeludo podem ter a condição relacionada a uma alteração no organismo como doenças autoimunes ou na tireoide. Adultos maiores de 20 anos também podem investigar as causas com um especialista, mas a incidência costuma estar mais relacionada à genética e estilo de vida”, explica.

A despigmentação ocorre devido a uma reação chamada de estresse oxidativo, que conforme explicação do dermatologista, é quando ocorre a oxidação das células de pigmento localizadas no bulbo capilar, vulgarmente chamado de raiz. “Quando esse processo ocorre, a tendência é que o fio não volte mais a ter cor, exceto se esse estresse for controlado a tempo, o que não corre com frequência. O normal é que as pessoas passem a perceber essas alterações meses ou até anos depois que ela ocorre”, comenta Dr. Rafael Soares.

Aspectos comportamentais podem apressar o aparecimento dos fios esbranquiçados, tais quais: má alimentação, estresse e uso de alguns medicamentos que aumentam o estresse oxidativo, como os usados para convulsão e depressão. “Os picos de cortisol, influenciados pela alta tensão que o indivíduo sofre diariamente, tem forte relação com a oxidação e morte dos melanócitos. Da mesma forma, a alimentação desequilibrada causa aumento na inflamação da região do bulbo capilar, acelerando o aparecimento precoce de fios brancos”, alerta o médico.

No quesito genético, estudos relacionam o aparecimento de fios brancos antes dos 30 anos com alterações do gene IRF4, responsável por controlar a produção de melanina.

Arrancar um fio branco faz nascer outros no lugar?

 “Se arrancar um, nascem três no lugar”. Essa afirmação não passa de um mito, visto que conforme desvenda Dr. Rafael Soares, os fios costumam nascer em grupos de dois a três nos óstios foliculares, e mais do que isso pode ser considerado uma doença. “O espaço onde aquele fio branco está é inflamatório, ou seja, todos os que vem desse bulbo nascerão brancos. O fato é que por ser mais grosso, as pessoas só percebem os outros fios despigmentados depois, porém eles não apareceram porque o cabelo branco foi arrancado e sim porque já era da natureza deles estarem ali”, diz o médico.

Para mais informações sobre cabelos brancos clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: MF Press Global



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini