Grupo WhatsApp

Sal na alimentação: quais são os males que ele pode causar?

Sal na alimentação: quais são os males que ele pode causar?

07/07/2014 Sare Drogarias

Confira neste post algumas dicas de como reduzir o consumo exagerado de sal e assim evitar a manifestação de enfermidades que comprometem a longevidade.

O sal é um componente alimentar essencial na alimentação, visto que ele é um dos responsáveis pelo controle de líquidos no organismo, o que consequentemente está relacionado ao bom funcionamento celular.

Saber de domínio popular e que muito bem se encaixa para este caso é o fato de que o excesso de quaisquer alimentos é prejudicial à saúde. E o sal não é uma exceção.

Segundo as últimas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade de cloreto de sódio a ser consumida diariamente deve ser de menos de 5 gramas de sal, ou abaixo de 2 gramas de sódio. Entretanto, em especial no caso dos brasileiros, este consumo encontra-se excedido, chegando a atingir um pouco mais que o dobro do recomendado.

O combate ao consumo exagerado do sal tornou-se um questão de saúde pública, já que as doenças diretamente ligadas ao sal são as responsáveis por boa parte do número de óbitos no mundo.

Uma dessas doenças é a conhecida hipertensão arterial. Enfermidade que pode prejudicar o bom funcionamento dos rins, vasos, cérebro entre outros.

A pressão arterial se mede de acordo com o volume de sangue que corre pelos vasos sanguíneos. Por aumentar esse volume dentro dos vasos, o sal é tipo como um agente hipertensivo.

Podendo aumentar as chances do desenvolvimento de quadros de angina (fortes dores no peito), doenças cardíacas e derrame cerebral - estas duas últimas tidas como as principais causas de mortes no mundo.

O cloreto de sódio excessivo no organismo pode ainda, em decorrência do quadro hipertensivo, propiciar a retenção de líquidos. Estado no qual o indivíduo sofre com inchaços em todo o corpo ou em parte dele.

Os líquidos responsáveis pelo inchaço correspondem aos que são liberados pelos vasos sanguíneos para a hipoderme.

Um quadro de retenção de líquidos pode significar o ganho aproximado de 2 quilos.

A redução do consumo do sal pode significar mais anos de vida e de vida saudável. Procurar alternativas no dia a dia para fugir do exagero é uma opção consciente e responsável. Abaixo você pode conferir algumas dicas simples que fazem a diferença.

1º Busque outros temperos naturais como limão, salsinha, alho, coentro, cebola etc;
2º Observe sempre a tabela nutricional dos alimentos. Ainda que doces, alguns produtos podem conter uma considerável concentração de sódio;
3º Afaste o sal do prato durante as refeições. Algumas pessoas costumam adicioná-lo antes mesmo de provar o alimento. Países como o Uruguai, por exemplo, proibiram a disposição de sal nas mesas de restaurantes, salvo nos casos em que o cliente o solicite. (O procedimento vem trazendo bons resultados).

Ao início, a redução do sódio pode causar estranhamento e sensação de comida sem sabor, porém, o paladar se acostuma com o verdadeiro sabor do alimento e passa a não mais sentir falta do sal.

Créditos: Sare Drogarias



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!