Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Senhor, tu tens Palavra de Vida Eterna

Senhor, tu tens Palavra de Vida Eterna

27/09/2022 Padre Wagner Ferreira da Silva

Setembro, para a Igreja Católica no Brasil, é o mês da Bíblia, dedicado às Sagradas Escrituras, quando se coloca em relevo a força da Palavra de Deus para a nossa vida e a missão, bem como para a vida de cada pessoa cristã.

Senhor, tu tens Palavra de Vida Eterna

Sendo assim, como discípulos e discípulas de Jesus, renovemos, neste mês da Bíblia, nossa confiança na Santa Palavra do Mestre de Nazaré, dizendo como o apóstolo Pedro na experiência da pesca milagrosa: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5).

É inegável que a Palavra de Deus se faz presente em momentos determinantes de nossas vidas, de nossa caminhada cristã, de nosso discernimento vocacional. Quantos passos e decisões tomamos tendo a Palavra de Deus como referência, realizando aquilo que proclama com fé o salmista: “Lâmpada para os meus passos é tua palavra e luz no meu caminho” (Sl 118,105). 

Como é maravilhoso perceber esta circularidade de graça e salvação na vida de tantas pessoas: por um lado, a vida nos apresenta situações complexas, verdadeiros desafios à vivência da fé. Porém, o coração de quem crê busca, imediatamente, na Palavra de Deus e na oração luzes para o que fazer e, depois de um tempo, consegue perceber a vontade de Deus como resposta aos desafios enfrentados.

Nas Sagradas Escrituras, acima de tudo, encontramos Cristo, Palavra definitiva do Pai das Misericórdias para a humanidade. Ele é o único que possui palavras de vida eterna (cf. Jo 6,68), justamente porque Ele é a Palavra de Deus encarnada. Sendo assim, toda a Escritura Sagrada tem em Cristo seu centro e seu pleno cumprimento. Não é à toa que São Jerônimo (340-420) já dizia: “ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”!

São Jerônimo, que veio a falecer no ano 420, foi designado pelo Papa Dâmaso para fazer a tradução dos textos das Sagradas Escrituras do hebraico e grego para o latim. Surgindo aí a tradução do que chamamos de vulgata (popular). A partir desta tradução, seguiram-se as traduções para as demais línguas, inclusive as que temos atualmente em português. 

Neste mês da Bíblia, aproveitemos as oportunidades de oração para valorizar a Sagrada Escritura e, por seu intermédio, ter um novo encontro pessoal com Cristo Jesus. Podemos aproveitar o método de leitura orante da Palavra de Deus, que Monsenhor Jonas Abib nos ensina em seu livro “A Bíblia no meu dia a dia” (Editora Canção Nova), e com isso aprenderemos a ler, meditar e rezar a Santa Palavra de Deus, de modo que a nossa vida seja ainda mais fecunda de frutos de santidade.

Toda leitura orante com a Palavra de Deus deve proporcionar um encontro novo com Jesus, seu mistério, sua pessoa, seu ministério, e, principalmente, sua obra redentora de Paixão, Morte e Ressurreição. A leitura orante da Bíblia deve nos ajudar a sermos mais semelhantes ao Filho do Pai amado, nosso Salvador Jesus Cristo, e assim contribuirmos também para a transformação do mundo em que vivemos, um mundo de pessoas e estruturas sociais necessitados de profetas que anunciam e testemunham com suas vidas as riquezas da salvação presentes na Bíblia

* Padre Wagner Ferreira da Silva é missionário da Comunidade Canção Nova e vice-reitor do Santuário do Pai das Misericórdias.

Para mais informações sobre a Eletrobras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

O que significa aproveitar a vida? Esta é uma pergunta que muitos de nós já nos fizemos em algum momento.

Autor: Suely Tonarque

Sonhos, desafios e a busca por leveza: reflexões sobre a vida após os 70

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Viver não é uma jornada tranquila e sem contratempos, não é como descansar em um lago de água morna, onde você pode deitar e relaxar.

Autor: Janguiê Diniz

Como enfrentar de modo eficaz as adversidades

Por que temos de sofrer as consequências do pecado de Adão e Eva?

Observando nossa história pessoal, não é difícil perceber que a cada escolha que fazemos nos tornamos responsáveis por suas implicações.

Autor: Padre Demétrio Gomes


Caridade: remédio contra o pecado

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir.

Autor: Padre Alex Nogueira

Caridade: remédio contra o pecado

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Saiba como as famílias podem influenciar no desenvolvimento socioemocional dos jovens e como promover uma educação eficaz dentro de casa com a abordagem da "missão familiar".

Autor: Divulgação

O papel crucial das famílias na saúde emocional das crianças

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz.

Autor: Livia Marques

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

O Brasil precisa de mais sangue!

A doação não traz nenhum risco para o doador.

Autor: Guilheme Muzzi

O Brasil precisa de mais sangue!

Insegurança e espiritualidade

O Nosso Cérebro é uma máquina de detectar padrões. Nosso senso de orientação depende disso.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Insegurança e espiritualidade

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

O reconhecimento das emoções é o primeiro passo para o entendimento no ciclo familiar e social.

Autor: Divulgação

Entender os sentimentos pode ajudar no relacionamento entre pais e filhos

A importância da comunicação humanizada

Dar vida às palavras, expressões e gestos que formam a substância da comunicação é fundamentalmente humano.

Autor: Reinaldo César


Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

É fato que a medicina moderna avançou consideravelmente no tratamento das doenças físicas ao longo dos séculos.

Autor: Tatiana Capanema

Saúde espiritual: cura que vem de dentro para fora

Ascensão dos devocionais

No final dos anos 1990, algumas igrejas brasileiras utilizavam os devocionais para mobilizar seus membros a desenvolverem uma vida espiritual ativa e dinâmica

Autor: Magno Paganelli

Ascensão dos devocionais