Grupo WhatsApp

Será que alguém sabe o que é o Natal?

Será que alguém sabe o que é o Natal?

21/12/2016 Leide Lessa

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez mas podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional.

Quando era adolescente, eu gostava muito de ler os quadrinhos do Charlie Brown e Snoopy. Hoje em dia há vários vídeos deles no YouTube, e há uma cena muito interessante quando Charlie, gritando, pergunta a seu amigo Linus: “Será que alguém sabe o que é o Natal?”

Linus diz calmamente: “Eu posso lhe contar o que significa o Natal.” Ele vai para o centro do palco, pede para acender as luzes, e começa a recitar uma passagem da Bíblia que narra o nascimento de Jesus.

Linus, em seguida, volta para o amigo e diz: “O Natal é sobre isso, Charlie Brown.”

Muitas vezes eu me sinto como Charlie, questionando se as pessoas sabem o que é o Natal. Parece que a cada ano o comércio começa mais cedo a colocar as decorações de Natal e a instigar as compras de presentes.

Por que presentes?

Há mais ou menos 2500 anos, o profeta hebreu Isaías disse: “…um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro … Príncipe da Paz. …e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino…”

O povo judeu, que passara por perseguição e escravidão, aguardava o nascimento dessa criança, que seria descendente do grande Rei David, que iria governá-los e trazer-lhes a paz e a liberdade para sempre!

Por volta do ano 6 AC, três Reis Magos ficaram sabendo que o Príncipe da Paz havia nascido em Belém. Vieram de longe para ver o menino, e deram-lhe ouro, incenso e mirra. Daí vem a ideia dos presentes.

Por que essa história é relevante hoje? Para entender que o significado da história foi distorcido pelo comércio e para ver a importância desse nascimento. Quando adulto, com aproximadamente 3 anos de ministério de cura, o Príncipe da Paz mudou a história da sua região e hoje mais de 2 bilhões de pessoas no mundo seguem seus ensinamentos.

A reformadora cristã Mary Baker Eddy explica que Jesus nasceu “como o Redentor, que apresentaria uma maravilhosa manifestação da Verdade e do Amor”.

Como o mundo precisa ver mais dessa manifestação da Verdade e do Amor! No governo, nas escolas, no trabalho, nas famílias. Mais do que apenas pensar em presentes, podemos aproveitar a oportunidade para repensar nossa vida e nosso propósito no mundo, motivados pela ideia de Cristo – a manifestação da Verdade e do Amor!

Esse Cristo nos mostra como amar sem julgar, sem condenar, sem comparar. Esse amor se reflete em pensamentos e ações de respeito, cuidado, bondade, paciência, amabilidade e atenção.

Seria o mundo melhor se cada vez mais pessoas celebrassem o Natal com esses sentimentos e os mantivessem durante todo o ano? Seriam os relacionamentos mais harmoniosos? Veríamos menos corrupção e mais justiça? Sem dúvida.

Não podemos mudar o mundo inteiro de uma só vez. Mas sim podemos oferecer amizade sincera e amor incondicional. Essa atitude tem um efeito multiplicador, pois ao compartilhar paz e amor em todas as circunstâncias, colaboramos para que outros façam o mesmo.

É assim que prefiro celebrar o Natal todos os dias do ano.

* Leide Lessa é professora e conferencista da Ciência Cristã e escreve reflexões sobre a vida e a espiritualidade. Email: lessal@csps.com Twitter: @LeideLessa



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!