Grupo WhatsApp

Tristeza e depressão: como diferenciar?

Tristeza e depressão: como diferenciar?

17/05/2025 Elaine Ribeiro

É da natureza humana sentir-se triste, assim como sentir-se alegre, ou decepcionado, e tantas outras emoções.

Tristeza e depressão: como diferenciar?

Todos nós, em algum momento, enfrentamos situações difíceis: a perda de uma pessoa querida, importante para nós; uma decepção no trabalho; o fim de um relacionamento; ou mesmo um dia que simplesmente parece cinza, sem graça, sem sentido. Nesses momentos, a tristeza se apresenta como uma resposta emocional esperada, um sinal de que algo nos afetou.

No entanto, existe uma linha tênue, mas importante, entre a tristeza temporária e a depressão, pois, enquanto a tristeza é uma resposta natural a situações difíceis, a depressão é um transtorno que exige atenção médica e apoio emocional contínuo.

A tristeza costuma ter um início identificável, conseguimos descobrir de onde vem, dura alguns dias e, mesmo durante esse período, a pessoa ainda consegue experimentar momentos de alívio e até de alegria. Ela pode se sentir melhor ao conversar com um amigo, se distrair com um filme, dar um passeio ao ar livre. Aos poucos, a vida retoma seu ritmo, e o equilíbrio emocional é restaurado.

Já a depressão é mais profunda e de padrão persistente. Neste caso, temos uma condição médica que altera o funcionamento do cérebro e interfere em diversos aspectos da vida da pessoa — físico, emocional, social e profissional. Ela pode surgir sem um motivo evidente, e seus sintomas não desaparecem com o tempo ou com distrações comuns. É uma tristeza sem nome, unida a uma sensação de vazio, à perda de interesse por coisas que antes eram agradáveis, somando-se ainda ao cansaço constante, à alteração de sono, de apetite, à dificuldade de concentração e, em casos mais graves, pensamentos recorrentes de morte.

Uma coisa essencial: é necessário compreender que a depressão não é fraqueza, falta de fé ou preguiça. Depressão é uma doença que, como qualquer outra, requer tratamento. Mas, ainda em 2025, o estigma em torno da saúde mental é grande, o que faz com que muitas pessoas deixem de procurar ajuda por medo de julgamento ou incompreensão, sendo que essa demora na busca de auxílio pode piorar o quadro e comprometer efetivamente a qualidade de vida.

A boa notícia é que a depressão tem tratamento! É possível recuperar o bem-estar e retomar uma vida plena, com acompanhamento médico, psicológico, mudanças no estilo de vida e o uso de medicação, quando necessário.

Contudo, o primeiro e mais importante passo é reconhecer que há uma diferença significativa entre estar triste e estar deprimido. Pedir ajuda é sinal de coragem, não de fraqueza!

Saúde física e mental caminham juntas: ambas, com o mesmo peso, são importantes para um bem-estar completo. Ouvir, acolher e orientar alguém que sofre pode ser decisivo. E, se você está lendo este texto e se identificando com os sinais da depressão, fale com alguém de confiança e procure ajuda profissional. Há saída, há tratamento, há esperança! 

* Elaine Ribeiro é psicóloga clínica e organizacional da Comunidade Canção Nova. 

Para mais informações sobre depressão clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!