Grupo WhatsApp

Um presente dos duendes

Um presente dos duendes

21/12/2022 Júlia Roscoe

Suponho que seja inevitável sentir nostalgia no final do ano.

O fim de cada ciclo nos traz de volta ao início: nos faz relembrar os passos anteriores, tudo o que passamos para chegar onde estamos. Às vezes, ou melhor, na maioria das vezes, nos encontramos em um lugar que nunca imaginamos que estaríamos. Por mais que planejemos e nos preparemos para as adversidades que virão, sempre haverá pedras no meio do caminho. Essas pedras podem ser obstáculos reais, podem nos prejudicar, podem nos fazer querer desistir ou mudar de caminho, ou elas podem ser diamantes, belas descobertas que não esperávamos encontrar; de qualquer forma, elas sempre nos moldam em uma versão diferente de nós mesmos.

Durante essa época do ano, as pessoas começam a planejar sua próxima aventura. Criamos resoluções que sabemos que provavelmente não seguiremos. Desenvolvemos novos sonhos, novas metas, novos ideais de onde devemos chegar.

Hoje, porém, convido você a fazer o contrário. Tire um dia de folga das metas e das resoluções. Esqueça o que você deveria estar fazendo e deixe a vida decidir por você. Vá a um novo restaurante e peça algo que nunca pediria antes. Vá para a esquerda onde normalmente vira à direita. Ligue para alguém com quem você não fala há algum tempo. Jogue uma moeda, feche os olhos e aponte para o mapa ao acaso, faça algo sem planejar.

Porque o que aprendi este ano é que a vida acontece quando você está ocupada fazendo planos (parafraseando John Lennon).

Isso não significa que você sempre deve seguir o fluxo e não pode forjar seu próprio caminho. Não, o que isso significa é que, na sociedade de hoje, muitas vezes nos concentramos tanto em realizar e nos tornar o que esperam de nós que nos esquecemos de ser quem realmente somos. Não abrimos espaço para mudanças – mudança de quem somos, das nossas opiniões, dos nossos sonhos.

Não acredita em mim? Olhe para trás. Tenho certeza que você encontrará um momento em que uma adversidade, ou algo que não estava em sua agenda apertada, acabou sendo uma coisa boa.

Por exemplo, nas últimas três semanas tenho tentado agendar uma ida a um Mercado de Natal com meus amigos. Na primeira vez, choveu, na segunda vez, duas pessoas cancelaram no último minuto, finalmente, ontem, nevou. E fomos ao mercado, que parecia a perfeita aldeia de duendes com a neve branca em cima das casinhas e da árvore de Natal.

Agora, se eu fiquei frustrada nas duas primeiras vezes em que meu plano falhou? Sim! Mas o universo (ou os duendes) tinham algo melhor para mim: eles me deram o dia perfeito para curtir uma noite com meus amigos.

Dito isso, desejo a você um ótimo final de ano com aqueles que você ama (especialmente você mesma!).

Mais depois... Enquanto isso, você pode ler meu blog aqui



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini