Grupo WhatsApp

Vale tudo pelo corpo perfeito?

Vale tudo pelo corpo perfeito?

02/02/2025 Divulgação

Conhecido como “suquinho”, anabolizantes estão virando febre nas academias, principalmente entre os mais jovens.

Vale tudo pelo corpo perfeito?

Com a virada do ano, academias em todo o país lotam de pessoas determinadas a conquistar o tão sonhado corpo ideal. Esse fenômeno ganha ainda mais intensidade com a proximidade do Carnaval, momento em que muitos buscam exibir formas mais definidas e musculosas. Para acelerar os resultados, alguns recorrem aos anabolizantes, drogas que prometem ganho rápido de massa muscular, mas que cobram um preço alto para a saúde – e, em especial, para a fertilidade masculina.

O médico João Guilherme Grassi, especialista em fertilidade, alerta para os riscos associados ao uso dessas substâncias.

“Os anabolizantes comprometem significativamente a produção de espermatozoides. Isso pode levar à infertilidade, em alguns casos de forma permanente. O organismo para de produzir os hormônios FSH e LH, cessando assim a produção natural de espermatozoides e testosterona.”

Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona, o hormônio que, além de ser responsável pelas características sexuais masculinas, desempenha um papel fundamental na produção de espermatozoides. Ao consumir essas drogas, o organismo recebe uma quantidade excessiva desse hormônio de forma externa, o que faz com que ele reduza ou até suspenda a produção natural. Esse desequilíbrio impacta diretamente a qualidade e a quantidade dos espermatozóides, dificultando a possibilidade de engravidar.

“Nós também vemos casos de disfunção erétil e perda de libido em pacientes que usam anabolizantes, porque o excesso de esteroides desregula todo o sistema hormonal masculino”, destaca Grassi. 

Além disso, outros efeitos colaterais incluem o encolhimento dos testículos e o aumento do risco de desenvolvimento de alterações como a ginecomastia, que é o crescimento anormal das glândulas mamárias em homens, sem contar em aumento expressivo de doenças cardiovasculares como infarto ou isquemia cerebral.

Embora alguns dos danos possam ser reversíveis ao interromper o uso das substâncias, a recuperação hormonal pode levar meses ou até anos, dependendo da duração e da quantidade de anabolizantes consumidos. Em alguns casos, mesmo com tratamento, os efeitos podem se tornar permanentes.

Para aqueles que buscam resultados na academia, o médico recomenda adotar um caminho mais saudável.

“Resultados reais e duradouros vêm de disciplina, boa alimentação e acompanhamento profissional. O uso de anabolizantes pode ser um atalho, mas as consequências são sérias e, muitas vezes, irreversíveis”, conclui.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre academia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Inove Comunicação



Além das festas: o verdadeiro sentido do Natal e do Ano Novo

Um novo ciclo se reinicia a cada hora, a cada minuto, a cada instante de nossas vidas, e não apenas no marco convencional de 31 de dezembro.

Autor: Bady Curi Neto


Natal: a libertação espiritual

Natal, o grandioso dia em que o Filho de Deus veio ao mundo para libertar o espírito humano do aprisionamento aos conceitos errados, provenientes das trevas que arrastavam a humanidade para o abismo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!