Grupo WhatsApp

Vivência cristã do Carnaval, para além dos retiros espirituais

Vivência cristã do Carnaval, para além dos retiros espirituais

17/02/2023 Padre Willian Guimarães

O período do Carnaval marca os dias que precedem a Quaresma, tempo por excelência de penitência e conversão.

Vivência cristã do Carnaval, para além dos retiros espirituais

O Carnaval tem sua origem justamente nesse contexto: é a festa da carne, festa em que se celebra o sabor sensitivo dos alimentos como um símbolo que prepara os fiéis para adentrarem num tempo de maior austeridade e silêncio.

Em muitos lugares os dias de Carnaval são vividos também em um clima de oração, reflexão e recolhimento, com vista a se alcançar uma autêntica experiência de Deus e não se perder nos excessos e desvarios tão comuns neste tempo. Uma reta e serena vivência cristã do Carnaval revela justamente seu caráter de convite à sobriedade, ao equilíbrio das paixões e sobretudo ao encontro com Deus como fonte de verdadeira e duradoura alegria.

Somos a obra-prima da criação de Deus, criados por amor, pela bondade, pela grandeza e sabedoria de Deus. Criados justamente para amá-Lo, e sermos como Ele. Esta é nossa vocação sublime, a comunhão com Deus, a vida divina. O livro do Gênesis diz que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, vocacionados à mesma felicidade de Deus. Este querer de Deus depende também do nosso querer e da nossa escolha pessoal.

O pecado entra no mundo por uma escolha do homem, e não por uma escolha de Deus. A decisão de Deus a nosso respeito é a vida, a felicidade, a plenitude da comunhão com Ele. A morte e o mal entraram no mundo por uma escolha humana, e não por uma falha na criação e na bondade de Deus.

Ele não pode fazer o mal, nem nos tenta a isso. Livremente o homem escolheu, e nós quando pecamos, escolhemos afastar-nos de Deus, escolhemos o pecado. É o dom da liberdade que nos permite escolher entre a pureza e a impureza, entre a santidade e o pecado. Deus ao nos criar livres, nunca nos obrigou a amá-Lo, Deus quer ser amado por um ato de liberdade, e não por imposição. É na liberdade que escolhemos a vontade de Deus.

Dessa forma, os retiros de carnaval são verdadeiros oásis de encontro com Deus e de mudança de vida, boas ocasiões para se crescer na fé e no amor a Deus, bem como para se preparar bem para o tempo tão fecundo da Quaresma.

Para além dos retiros de Carnaval, os frutos desses dias de espiritualidade, quando vividos com inteireza e intensidade, serão acertadamente maduros e saborosos. Quantas pessoas se encontraram com Deus em ocasiões como estas e desses encontros surgiram belíssimas vocações, autênticas conversões e um sem número de homens e mulheres que deram novo sentido a suas vidas a partir do genuíno encontro com Cristo, a “Alegria Encarnada”, o Único capaz de tornar pleno e feliz o coração do homem.

* Padre Willian Guimarães é formador e vice-reitor do Seminário da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Para mais informações sobre Carnaval clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Fundação João Paulo II / Canção Nova



Coworking fitness mineiro inova mercado

A Meu Personal, primeira academia coworking do Brasil, abre unidade em Belo Horizonte, focando no personal trainer e prometendo modelo de negócio com alto retorno.

Autor: Divulgação

Coworking fitness mineiro inova mercado

Entre memórias e afetos: o presente dos mais velhos

Nossos dias são marcados por uma busca constante por novidade, produtividade e juventude.

Autor: Elaine Ribeiro


A juventude e as redes sociais

É muito importante constatarmos que nós, especialmente os jovens, temos um desejo profundo de conexão.

Autor: Tiago Marcon


YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

O aplicativo da Bíblia YouVersion celebra 1 bilhão de instalações globais e recorde de uso diário em 2025.

Autor: Divulgação

YouVersion alcança 1 bilhão de instalações

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

Não é fácil soltar as mãos de pessoas queridas, principalmente quando falamos daqueles que seguram as nossas desde que chegamos a este mundo.

Autor: Maria Fernanda Carvalho

Amar até o fim: o que fazer quando a medicina não pode curar

A fé na ‘comunhão dos santos’

A Celebração dos Fiéis Defuntos, no dia 2 de novembro, chama a nossa atenção para o sentido mais profundo da vida cristã.

Autor: Lino Rampazzo


Bendita insistência

De vez em quando nos vemos em situações em que precisamos tomar decisões contrárias à nossa vontade.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


O legado de São João Paulo II

Dar o nome de uma pessoa importante a uma instituição significa homenagear essa pessoa, reconhecendo seu valor, e, ao mesmo tempo, associar os ideais dessa pessoa à instituição para reforçar sua identidade.

Autor: Lino Rampazzo

O legado de São João Paulo II

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

A obesidade é uma epidemia global e urgente no Brasil, onde mais de 60% dos adultos estão acima do peso, exigindo nova abordagem.

Autor: Divulgação

Pós-graduação reforça visão integrada contra a obesidade

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A gente escuta a palavra estresse e já pensa em coisa ruim: cansaço, pressão, tragédia.

Autor: Daniel Machado

Estresse não é o problema, o excesso dele sim!

A importância da rede de apoio para os 60+

Rede, rede, rede. Há muito tempo se sabe da importância das redes de apoio para a saúde mental e o bem-estar de todos nós.

Autor: Denise Ribeiro

A importância da rede de apoio para os 60+

O afeto nas relações humanas

A palavra “afeto” tem a mesma origem de afeiçoar-se, do latim “affectus”.

Autor: Márcio Todeschini