Grupo WhatsApp

A força da tecnologia

É difícil argumentar contra a idéia de que a tecnologia irá mudar mais nos próximos dez anos do que já mudou nos últimos cem.

Autor: Cláudio Nasajon


Estresse: como evitá-lo com as ferramentas da PNL

Atualmente existe uma preocupação imensa com a proliferação do estresse entre todos nós. Médicos alertam para a grande incidência de doenças cardiovasculares em pessoas aparentemente saudáveis, jovens e bem informadas.

Autor: Rebeca Fischer


O ISS incide sobre a atividade de franquia?

A atividade de franquia não estava incluída na lista de serviços anexa ao Decreto-lei n° 406/68, que disciplinava o Imposto Sobre Serviços (ISS) até a entrada em vigor da Lei Complementar nº. 116/03.

Autor: Marina Nascimbem Bechtejew Richter


Economizando com as filiais

Pressionadas constantemente para reduzir custos, as empresas estão buscando uma oportunidade de cortar gorduras, em vez de músculos e ossos. Uma saída cogitada é a consolidação de ambientes de escritórios de filiais - uma medida que pode economizar dinheiro e elevar o nível de serviço oferecido aos colaboradores.

Autor: Leonel Oliveira


Reclamações virtuais refletem o mundo real

Na era da internet 2.0, manter bom relacionamento com o cliente é fundamental para a preservação da imagem de uma empresa. Isso porque a nova geração de consumidores encontra na rede o espaço ideal para dar suas opiniões referentes a produtos e serviços.

Autor: Elizangela Grigoletti


A bitributação das agências de turismo

Prefeituras não discriminam recolhimento de ISS de agências que prestam serviços comissionados das fornecedoras diretas.

Autor: Aline Guimarães


A fúria dos consumidores nas redes sociais

Já está virando moda os vídeos e comentários de consumidores insatisfeitos protestando contra marcas conhecidas e poderosas em redes sociais e blogs.  Produtos defeituosos e principalmente descaso na prestação de serviços ou atendimento pós-venda são as principais queixas. A velha e conhecida peregrinação: telefone, atendente, promessa, visita, assistência técnica e órgãos de defesa estão inevitavelmente presentes.

Autor: Marcos Morita


Revistas científicas brasileiras: para quê?

Pesquisa científica é história brasileira de sucesso, mas periódicos brasileiros apenas engatinham.

Autor: Dr. Maurício Rocha e Silva


Lixo urbano: energia renovável em potencial

Em 2010 foram promulgados a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, e seu Decreto regulamentador, Decreto nº. 7.404/10, os quais tratam do gerenciamento de resíduos sólidos no país, e inovam quanto às responsabilidades dos geradores de resíduos e do Poder Público.

Autor: Patrícia Guimarães


A farra dos novos estados

A aprovação, na Câmara dos Deputados, da criação dos estados de Carajás e Tapajós, resultantes do desmembramento do Pará, pode levar à farra da criação de novos estados, tão danosa ao pais quanto à dos municípios, que se arrasta pelas últimas décadas com o objetivo de favorecer mais aos caciques e apetites políticos do que ao povo.

Autor: Dirceu Cardoso Gonçalves


Reflexões sobre o estresse infantil

O estresse é definido como uma reação emocional, envolvendo componentes físicos e psicológicos, diante de situações que promovem insegurança, medo, irritação, confusão ou até mesmo grande euforia.

Autor: Maria Cecília Rodrigues de Oliveira


A centralização da TI como fator de risco

A evolução da tecnologia da informação (TI) fez com que quase todas as empresas passassem a ter algum suporte para a área – seja interno ou terceirizado – para não paralisar os processos empresariais por conta de problemas nas máquinas ou nos sistemas de gestão. Os gestores que investem no setor acreditam que, com o suporte, estão se livrando de uma “dor de cabeça”, porém, há uma tendência preocupante, em que os profissionais de TI costumam centralizar todos os processos tecnológicos, fazendo com que as empresas, sem perceberem, acabem virando refém desses profissionais.

Autor: George Matias