Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas
Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas
O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.
O crescente mercado de tecnologia impulsiona o interesse dos brasileiros em aprender a programar. Um estudo da Locaweb revela que cursos e linguagens de programação foram responsáveis por quase 3,9 milhões de buscas online nos últimos 12 meses, incluindo pesquisas por aulas, tutoriais e dicas de carreira.
O levantamento aponta que a maioria das pesquisas está ligada a linguagens como Python, C++ e Java, demonstrando a curiosidade dos iniciantes. Dúvidas como “faculdade para quem quer programar” e “o que é linguagem de programação” são comuns, mas termos específicos também tiveram saltos significativos. A busca por “java para iniciantes”, por exemplo, cresceu 53% em um ano, e o termo “melhor IA para programar” saltou 260%.
No ranking das linguagens mais pesquisadas, as opções versáteis e amplamente utilizadas no mercado se destacam. A linguagem C++ lidera a lista, com mais de 194 mil buscas, seguida de perto por Python e Java. O SQL, essencial para gestão de banco de dados, também aparece com 77,6 mil pesquisas. O resultado evidencia que a busca por qualificação abrange tanto o desenvolvimento quanto a gestão de dados.
Especializações mais amplas no desenvolvimento de software também despertam interesse. As buscas por Full Stack e Front-end ultrapassaram 20 mil pesquisas cada. O Front-end foca na interface e experiência do usuário, enquanto o Full Stack exige um conhecimento completo, englobando a parte visual, de interação e o funcionamento interno dos sistemas.
Pedro Braga, Diretor de Produtos Tech da Locaweb, comenta que os dados indicam que o mercado de programação permanece aquecido, apesar da ascensão da Inteligência Artificial. “O aumento nas buscas por cursos e graduações em tecnologia mostra que ainda há muito interesse em se qualificar, e isso é reflexo de um mercado que segue demandando profissionais preparados. A IA pode apoiar e acelerar atividades do dia a dia do programador, mas por hora, somente quem domina os fundamentos e lógica de programação terá condições de aproveitá-la melhor”, conclui.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre linguagens clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)












