Grupo WhatsApp

A FLIP e o seu arquétipo de literatura

A FLIP e o seu arquétipo de literatura

29/11/2023 Leonardo Bruno da Silva

Eu fui à FLIP, mas não como autor convidado, mesmo que meu livro estivesse sendo vendido lá.

Fui porque é o encontro da literatura, ou como diz o slogan da feira: “É o encontro da literatura com a cidade”. Mas que cidade? E que literatura?  

A FLIP deste ano homenageou a escritora modernista Pagu ou Patrícia Galvão, uma mulher à frente do seu tempo, que, como afirmaram várias vezes nas mesas, fazia o que não se esperava dela. E a feira honrou Pagu. As escritoras eram maioria nos diálogos, e suas falas foram libertárias. 

Como podem supor, não tenho lugar de fala, mas me senti contemplado com as falas daquelas diversas mulheres que consegui assistir. E aí vai o primeiro problema: são muitas atividades acontecendo ao mesmo tempo, e é difícil acompanhar tudo. Por isso, acabamos escolhendo ouvir quem falará o que queremos ouvir. Não saímos da bolha. 

Fiz um exercício contrário, fui ouvir o que se opunha aos meus anseios. Fui ouvir o Armínio Fraga. Queria dialogar com suas interpretações, mas a mesa foi decepcionante. Não por causa do Armínio, mas seu debatedor parece ter ficado intimidado pela figura ao seu lado e não explorou a potencialidade daquela conversa. Saí dali e fui assistir uma mesa com Úrsula Antunes, Kellen Dias, Leila Mendes e mediação da também escritora Juliana Matos. Foram falas fortes de mulheres que tiveram de superar o machismo mais arraigado para escrever e exercer sua nova profissão, para algumas adquirida depois dos 70 anos. 

Vi também a mesa com o encantador Ronaldo Fraga. O multiartista foi cativante com suas histórias, que estão no livro biográfico “Ronaldo Fraga – um estilista coração de galinha”. Outra mesa muito boa aconteceu na quinta-feira com Socorro Acioli, Felipe Charbel e Leda Cartum: foi uma construção coletiva de um diálogo agradável sobre literatura e vidas. 

Mas está na hora de responder às provocações que fiz lá no início. Que cidade? Andando por Paraty, pude perceber que a cidade só se importa com a feira pelo seu potencial turístico. Sua pouca representação como espaço literário ficou reduzida a um pequeno palco do outro lado do canal, aonde a maioria não vai. Que literatura? Apesar da representação feminina, outras representações literárias ficaram alijadas. Conceição Evaristo foi um sucesso nas atividades paralelas, mas passou longe das mesas principais, e os indígenas só estiveram na feira com seu canto triste em busca de esmolas dos “turistas”, mesmo que agora tenhamos um representante dos povos originários na ABL. 

* Leonardo Bruno da Silva é professor de História da rede pública de ensino há 20 anos. Doutor e mestre em História Política, também é escritor e publicou o livro “O coronel que queria matar o presidente”.

Para mais informações sobre literatura clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Chegou às plataformas digitais mais um single do projeto “Flávio Venturini – Minha História”, em celebração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor.

Autor: Divulgação

Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Estudo revela a raiz da desinformação

Novo livro de Ernesto Perini-Santos, professor da UFMG, analisa como fake news e negacionismos corroem o conhecimento comum, gerando uma crise política e social.

Autor: Divulgação


Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Brasil perdeu 7 milhões de leitores, mas educadoras veem no ambiente digital uma ponte para resgatar o hábito, usando vídeos e comunidades.

Autor: Divulgação

Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Autora lança livro e debate mitos familiares

Dra. Fernanda Las Casas lança "Família: mitos ancestrais e crise da maternidade" durante Congresso do IBDFAM em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Romance e espiritualidade se unem na estreia de Nataly Vieira

A modelo e autora Nataly Vieira lança "Um Amor entre Dois Mundos", seu primeiro romance, que explora a conexão entre o amor e a espiritualidade.

Autor: Divulgação


O livro do amanhã

Um livro que sente? Perguntei à Inteligência Artificial como será o livro do futuro.

Autor: Gaudêncio Torquato


Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Produção da Giros Filmes traz depoimentos de Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros, e passa nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

Autor: Divulgação

Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Valores referem-se a shows musicais em festa de rodeio.

Autor: Divulgação

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Festival de Jazz & Blues agita São Lourenço

O evento, com entrada gratuita, acontecerá de 11 a 13 de julho, no estacionamento do Parque das Águas. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.

Autor: Divulgação


Festival Goitacá abre chamada para workshops

Inscrições abertas para oficinas formativas do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, de 9 a 19 de junho.

Autor: Divulgação


A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

O mundo da música deve passar por algumas grandes mudanças neste ano, afirma o empresário, referência em gestão musical e responsável pelo projeto “Pagodeira”, Tuka Carvalho.

Autor: Divulgação

A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

Faculdade de Letras UFMG inicia construção da sede do Acervo dos Escritores Mineiros

Teve início na segunda-feira, 3 de fevereiro, a construção do anexo do terceiro andar da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, obra que abrigará o Acervo dos Escritores Mineiros.

Autor: Divulgação