Grupo WhatsApp

Dicas de livros para as crianças nas férias (1)

Dicas de livros para as crianças nas férias (1)

03/01/2022 Divulgação

Para especialistas, ler com os filhos pode ser prazeroso e educativo.

Dicas de livros para as crianças nas férias (1)

Ler é prazer, e é cedo que se descobre o gosto pela leitura. A bibliotecária do Colégio Marista Ribeirão Preto, Daniella Pereira, explica que em casa as crianças também aprendem a apreciar um bom livro. “Um bom momento para introduzir o hábito de ler nas crianças é nas férias escolares, quando eles descansam, passeiam e curtem o tempo livre em família”, avalia.

Além de divertido, ler é um passatempo educativo. E uma forma de incentivar esse hábito nas crianças é lendo no mesmo espaço físico delas, aconchegante e silencioso. “Não existe nada melhor do que ouvir uma história contada pelos pais, mas se a criança já sabe ler, pegue um livro e leia em silêncio perto dela, cada um com o próprio livro. Além de prazerosa essa atitude é muito educativa”.

Confira algumas sugestões de livros para as crianças:

- Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias
Indicação: 8-10 anos
Autor: Ruth Rocha
A autora inova a maneira tradicional de contar histórias, mostrando situações reais do cotidiano. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

- A Borboleta Azul
Indicação: 6-10 anos
Autor: Nicolas Van Pallandt
Um dia, Martinho, o velho urso marrom, vê uma linda borboleta no seu jardim. Determinado a pegá-la, Martinho a persegue com sua rede de caçar borboletas. Voando cada vez mais alto, a borboleta leva Martinho ao topo de uma árvore, ao topo de uma nuvem, até a lua cheia.

- Mamãe bruxa
Indicação: 10-12 anos
Autora: Serena Valentino
A história da legendária flor dourada é muito popular, tendo sido contada de diversas maneiras e ao longo de gerações. No entanto, todas as versões concordam em um aspecto: a flor é sempre o objeto de desejo de uma velha bruxa, cuja ambição é se manter bela e jovem. O que acontece com a velha bruxa, conhecida como Mamãe Gothel?

- Diário de um banana: Quebra tudo – Vol. 14
Indicação: 8-10 anos
Autor: Jeff Kinney
Greg e sua família acabam de receber uma herança inesperada e vão usar o dinheiro para reformar a casa. Mas obras são sempre uma caixinha de surpresas. E os Heffley vão aprender isso da pior maneira possível. Todo tipo de problema começa a surgir: madeira podre, mofo tóxico, bichos indesejados e coisas ainda mais sinistras. Quando a poeira baixar, será que conseguirão morar em terra arrasada ou terão que se mandar para outra cidade?

- Pandolfo Bereba
Indicação: 7-10 anos
Autora: Eva Furnari
Em “Pandolfo Bereba”, Eva Furnari conta a história de um príncipe bem diferente das figuras nobres e cavalheirescas dos contos de fada – para ele, não há súdito ou princesa que seja digno de sua própria perfeição. A obra pretende provocar. Questiona – Somos perfeitos? Temos um rei na barriga? Invejamos nossos próprios amigos? O que se passa em nossos corações?

- O pequeno grande livro da tristeza feliz
Indicação: 6-12 anos
Autor: Colin Thompson
Numa sexta-feira, ao voltar da escola, Jorge visita o canil. Na última cela está Jeremias, um cachorro tristonho que parece se sentir tão perdido e sozinho quanto Jorge. Quando Jeremias vai morar com Jorge e sua avó, a vida deles muda, e todos aprendem que, quando se trata de amor, o que importa é qualidade, não quantidade…

Para mais informações sobre livros clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Página 1



Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Chegou às plataformas digitais mais um single do projeto “Flávio Venturini – Minha História”, em celebração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor.

Autor: Divulgação

Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Estudo revela a raiz da desinformação

Novo livro de Ernesto Perini-Santos, professor da UFMG, analisa como fake news e negacionismos corroem o conhecimento comum, gerando uma crise política e social.

Autor: Divulgação


Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Brasil perdeu 7 milhões de leitores, mas educadoras veem no ambiente digital uma ponte para resgatar o hábito, usando vídeos e comunidades.

Autor: Divulgação

Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Autora lança livro e debate mitos familiares

Dra. Fernanda Las Casas lança "Família: mitos ancestrais e crise da maternidade" durante Congresso do IBDFAM em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Romance e espiritualidade se unem na estreia de Nataly Vieira

A modelo e autora Nataly Vieira lança "Um Amor entre Dois Mundos", seu primeiro romance, que explora a conexão entre o amor e a espiritualidade.

Autor: Divulgação


O livro do amanhã

Um livro que sente? Perguntei à Inteligência Artificial como será o livro do futuro.

Autor: Gaudêncio Torquato


Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Produção da Giros Filmes traz depoimentos de Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros, e passa nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

Autor: Divulgação

Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Valores referem-se a shows musicais em festa de rodeio.

Autor: Divulgação

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Festival de Jazz & Blues agita São Lourenço

O evento, com entrada gratuita, acontecerá de 11 a 13 de julho, no estacionamento do Parque das Águas. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.

Autor: Divulgação


Festival Goitacá abre chamada para workshops

Inscrições abertas para oficinas formativas do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, de 9 a 19 de junho.

Autor: Divulgação


A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

O mundo da música deve passar por algumas grandes mudanças neste ano, afirma o empresário, referência em gestão musical e responsável pelo projeto “Pagodeira”, Tuka Carvalho.

Autor: Divulgação

A inteligência artificial vai mudar a forma como se faz música?

Faculdade de Letras UFMG inicia construção da sede do Acervo dos Escritores Mineiros

Teve início na segunda-feira, 3 de fevereiro, a construção do anexo do terceiro andar da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, obra que abrigará o Acervo dos Escritores Mineiros.

Autor: Divulgação