Grupo WhatsApp

Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

Um livro para crianças vítimas da violência e da negligência social

29/11/2023 Divulgação

Inspirada em fatos, ficção do advogado Mauricio Ribas promove conscientização sobre direitos fundamentais na infância e a importância de uma educação libertária.

Vítimas de violência doméstica, Ingel Addae e os três irmãos mais velhos foram morar em um lar substitutivo na Estônia enquanto o pai era deportado para o país de origem e a mãe se recuperava do alcoolismo. A residência temporária foi a casa do advogado brasileiro Mauricio Ribas e da esposa estoniana, que precisaram descobrir formas de cuidar de quatro crianças e adolescentes traumatizados por um contexto familiar cruel.

O casal encontrou métodos para se aproximarem dos jovens, porém o escritor teve uma dificuldade particular em criar vínculos afetivos com o mais novo, principal inspiração para o lançamento de Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal. Na ficção infantojuvenil, o nome da criança foi preservado para proteger sua identidade, enquanto o autor está personificado na figura de Michel.

O enredo detalha o processo de união entre os dois: um dia, o menino foi para a escola acompanhado do pai substitutivo pela primeira vez e estava bastante agressivo. Mas, no caminho, assustou-se com um uivo semelhante ao de um lobo e que vinha de uma casa fantasmagórica. Este foi o ponto de partida para Michel usar a criatividade e contar a história da bruxa Aquela-Mulher, que vivia no mausoléu abandonado e era a representação do mal. “Aquela-Mulher é a criminalidade, a ignorância, o crime organizado, o tráfico. Ela é a violência e a negligência que afetam as crianças”, explica o escritor.

Ao saber da existência dessa feiticeira, o garoto começou a pedir para conhecer mais histórias sobre Aquela-Mulher. Então Mauricio Ribas, o Michel, a utilizou para transmitir mensagens importantes à criança: falou sobre a necessidade de se alimentar bem; respeitar as pessoas; aceitar o amor dos familiares; agir de forma ética; confiar naqueles que merecem; e perdoar os erros. Todas essas histórias contadas durante meses pelo autor estão no livro, que ainda contém ilustrações de Lilo Santetti.

Além de conversar com crianças e adolescentes sobre o amor, a importância da educação e a construção de relacionamentos saudáveis, a obra também propõe um debate com a sociedade acerca das consequências da marginalidade e da violência enfrentadas por muitos jovens. “O livro é um chamado aos pais, professores e educadores, em geral, para que se estabeleça uma ampla discussão em busca de soluções aos riscos que os jovens brasileiros sofrem com a marginalidade e a violência”, defende o advogado, que luta pelo cumprimento dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no país.

Ficha técnica
Título: Ingel Addae – A Luta Entre o Bem e o Mal
Autor: Mauricio Ribas
Editora: Appris
ISBN: 978-65-250-4919-9
Páginas: 79
Preço: R$ 46 (físico) | R$ 29 (e-book)
Onde encontrar: Amazon | Appris

Para mais informações sobre crianças e adolescentes clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: LC Agência de Comunicação



Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

Formar leitores é crucial, mas 24% das crianças não têm livros. Leitura desenvolve o cérebro. Pais e escolas devem dar exemplo e focar na alfabetização.

Autor: Luciana Brites

Como estimular a leitura na era da Inteligência Artificial

O Ouro sobre o Marfim

Lançamento do livro "O Ouro sobre o Marfim" de Clara Barra de Araújo

Autor: Luisa Maria Maia Nobre


Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Chegou às plataformas digitais mais um single do projeto “Flávio Venturini – Minha História”, em celebração aos 50 anos de carreira do cantor e compositor.

Autor: Divulgação

Flávio Venturini e Jota Quest criam nova versão para “Linda Juventude”

Estudo revela a raiz da desinformação

Novo livro de Ernesto Perini-Santos, professor da UFMG, analisa como fake news e negacionismos corroem o conhecimento comum, gerando uma crise política e social.

Autor: Divulgação


Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Brasil perdeu 7 milhões de leitores, mas educadoras veem no ambiente digital uma ponte para resgatar o hábito, usando vídeos e comunidades.

Autor: Divulgação

Brasil perde leitores, mas digitais resgatam hábito

Autora lança livro e debate mitos familiares

Dra. Fernanda Las Casas lança "Família: mitos ancestrais e crise da maternidade" durante Congresso do IBDFAM em Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Romance e espiritualidade se unem na estreia de Nataly Vieira

A modelo e autora Nataly Vieira lança "Um Amor entre Dois Mundos", seu primeiro romance, que explora a conexão entre o amor e a espiritualidade.

Autor: Divulgação


O livro do amanhã

Um livro que sente? Perguntei à Inteligência Artificial como será o livro do futuro.

Autor: Gaudêncio Torquato


Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Produção da Giros Filmes traz depoimentos de Ailton Krenak, Paul Watson, Carmen Silva, Muzoon Almellehan e outros, e passa nos dias 4, 5 e 6 de outubro.

Autor: Divulgação

Ativismo ao redor do mundo é tema do doc ‘Com Causa’, que faz sua estreia no Festival do Rio

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Valores referem-se a shows musicais em festa de rodeio.

Autor: Divulgação

Município terá que pagar direitos autorais, segundo decisão do TJMG

Festival de Jazz & Blues agita São Lourenço

O evento, com entrada gratuita, acontecerá de 11 a 13 de julho, no estacionamento do Parque das Águas. A expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas.

Autor: Divulgação


Festival Goitacá abre chamada para workshops

Inscrições abertas para oficinas formativas do I Festival Internacional Goitacá de Cinema, de 9 a 19 de junho.

Autor: Divulgação