Grupo WhatsApp

Academia Mineira de Letras divulga conteúdo literário

Academia Mineira de Letras divulga conteúdo literário

15/04/2020 Divulgação

São palestras on-line, textos e poemas gratuitos.

Academia Mineira de Letras divulga conteúdo literário

Os amantes da literatura têm programação garantida durante o isolamento social. Isso porque a Academia Mineira de Letras tem divulgado semanalmente conteúdos em suas redes sociais. São vários artigos, textos e poemas, além de dicas de livros e sugestões de palestras on-line do seu acervo digital, com tradução em libras.

Nas palestras, o público confere especialistas, desde acadêmicos e professores a escritores e estudiosos, abordando obras, temáticas, autores e perspectivas da literatura que contribuem para a educação e o conhecimento de todos.

É possível, por exemplo, assistir a palestra “De volta ao tempo antigo” com o presidente emérito da AML Olavo Romano, que, com uma boa prosa faz uma viagem no tempo para a Minas Gerais da memória do escritor. Em “Encontro das Artes – Ilustração e literatura”, Yara Tupinambá mostra seus processos de criação e relembra histórias com amigos escritores com quem já colaborou.

Na palestra “O Tempo na obra de Borges”, Ram Mandil e Eneida Maria de Souza abordam sobre o escritor argentino e fazem um contraponto com a psicanálise. Em “Origens do Conto e da Ficção”, Francisco de Morais Mendes faz uma reflexão sobre como surgem as histórias.

Nas últimas semanas, foram publicados poemas de acadêmicos como Alphonsus Guimaraens, Belmiro Braga e Brant Horta e outros serão postados nas redes sociais nos próximos dias. Os escritores também dão dicas de livros imperdíveis para a leitura. O internauta encontra textos diversos no blog da Academia para ler e reler sempre que quiser. Há poemas, artigos, críticas e publicações que os próprios acadêmicos e alguns colaboradores compartilham.

A iniciativa facilita que as pessoas possam ocupar o tempo livre durante o isolamento e ainda aprimorar o conhecimento. As palestras foram registradas ao longo dos últimos anos de modo que seu conteúdo possa sempre estar disponível para a população.

SERVIÇO:
Academia Mineira de Letras
Palestras e conteúdos on-line
www.academiamineiradeletras.org.br/
www.youtube.com/channel/UCUouO1ZqcTddHGbNandwh1w

 

Fonte: Doizum Comunicações



Estação de Moeda é reinaugurada após restauração

A Estação Ferroviária de Moeda (MG) foi restaurada em obra de R$2,8milhões, sendo entregue à população em seu aniversário de emancipação.

Autor: Divulgação

Estação de Moeda é reinaugurada após restauração

A força da arte no enfrentamento da violência contra a mulher

Vivemos em um tempo de conquistas importantes, mas também de cicatrizes que insistem em permanecer.

Autor: Juliana Sícoli

A força da arte no enfrentamento da violência contra a mulher

Cemig destina R$15 milhões para patrimônio cultural

Iniciativa via Lei de Incentivo à Cultura busca projetos de restauro em Minas Gerais. Inscrições abertas até março de 2026.

Autor: Divulgação


Centro Cultural UFMG abre seleção para novas exposições

Propostas de artes visuais podem ser submetidas até 9 de novembro para ocupar galerias do Centro Cultural UFMG na programação de 2026/2027.

Autor: Divulgação


Prado celebra os sabores do campo no Festival Gastronômico e Cultural

De 9 a 19 de outubro, evento convida moradores e turistas a embarcar em uma deliciosa jornada culinária com o tema "Colhido no Campo, Escolhido na Feira".

Autor: Divulgação

Prado celebra os sabores do campo no Festival Gastronômico e Cultural

Um momento para a abstração

Nossa abordagem sobre o abstrato aqui, como de hábito, busca conduzir o pensamento com o leitor, para a conexão prática do campo dos negócios.

Autor: George Leal Jamil

Um momento para a abstração

Folclore: identidade, tradição e formação integral

Há quem veja o Dia do Folclore apenas como uma data folclórica no calendário escolar, com fantasias e apresentações.

Autor: Divulgação

Folclore: identidade, tradição e formação integral

‘Leonora’: livro celebra coragem e a autoconfiança

Patricia Paes, apresentadora e locutora, lança sua primeira obra como ilustradora, uma história infantil sobre coragem e superação.

Autor: Divulgação


“A Aventura de Noah” leva reflexão sobre crianças prematuras

O livro “A Aventura de Noah”, de Eliana Sá, circula por cidades de Minas Gerais em agosto e setembro para levar acolhimento e esperança a famílias de bebês prematuros.

Autor: Divulgação

“A Aventura de Noah” leva reflexão sobre crianças prematuras

Professor da Univali lança livro para descomplicar a gestão

Evento é aberto ao público e acontece na quarta, 13, em Itajaí.

Autor: Divulgação

Professor da Univali lança livro para descomplicar a gestão

Clubes de leitura viram refúgio em tempos de tela

Clubes de leitura se popularizam no Brasil como espaços de troca e pertencimento.

Autor: Divulgação

Clubes de leitura viram refúgio em tempos de tela

Projeto Travessia – dança na UFMG abre matrículas até 12 agosto

Iniciativa registrou 120 inscritos em sua edição inaugural e agora contará com sete turmas.

Autor: Divulgação

Projeto Travessia – dança na UFMG abre matrículas até 12 agosto