Grupo WhatsApp

Minas celebra cinco anos do reconhecimento das Folias como patrimônio cultural

Minas celebra cinco anos do reconhecimento das Folias como patrimônio cultural

06/01/2022 Divulgação

Cerca de 1.600 grupos foram identificados e estão espalhados por mais de 400 municípios.

Minas celebra cinco anos do reconhecimento das Folias como patrimônio cultural

Esta quinta-feira (6/1), Dia de Reis, marca uma data muito importante para a cultura tradicional presente no estado. As Folias de Minas celebram com todos os mineiros o quinto ano de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural de Minas Gerais, com mais 1.600 grupos cadastrados em todas as regiões do estado.

Os estudos foram realizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com as prefeituras. Em 2017, após um ano de  pesquisa e identificação por meio de cadastro virtual disponível no portal do Iepha, o Conselho Estadual de Patrimônio Cultural de Minas Gerais aprovou, por unanimidade, o registro das Folias como patrimônio cultural de natureza imaterial.

Os grupos cadastrados estão presentes em mais de 400 municípios, com destaque para Uberaba, com 133; João Pinheiro (34),  Uberlândia (32), Presidente Olegário (30) e Sete Lagoas (29).

O presidente do Iepha-MG, Felipe Pires, salienta a importância do reconhecimento das Folias como patrimônio cultural.  “A tradição de montar presépios representando a natividade é muito antiga e está presente em diversos territórios de cultura cristã em todo o mundo. Em Minas Gerais, o que torna essa prática especial são as características particulares que essa tradição aqui adquire, e suas relações com as nossas folias de reis”, destaca Felipe.

Como uma das práticas culturais mais antigas e difundidas no estado, as Folias, também denominadas Ternos, Companhias, Caravanas, entre outros, foram se tornando, ao longo dos anos, um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória do povo mineiro.

Com suas distintas sonoridades, devoções, denominações e formas, as Folias do estado fazem parte do diversificado e complexo universo de celebrações feitas em Minas Gerais, tendo se tornado, ao longo dos anos, uma importante referência cultural do povo mineiro. Essa diversidade contribuiu para que o Iepha/MG instruísse, pela primeira vez, um processo de Registro que abrangesse todo o território mineiro. Esse processo, inovador e desafiante para a Instituição, foi desenvolvido de forma colaborativa e com a participação de foliões, de prefeituras municipais e de pesquisadores, por meio de uma plataforma virtual, lançada no site do Iepha-MG, no dia 6/1/ 2016, na qual é possível cadastrar os grupos de Folias do estado. A plataforma, disponível no site do Iepha-MG, permanece aberta com o recebimento contínuo de informações.

Para mais informações sobre Folias clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Agência Minas



Estação de Moeda é reinaugurada após restauração

A Estação Ferroviária de Moeda (MG) foi restaurada em obra de R$2,8milhões, sendo entregue à população em seu aniversário de emancipação.

Autor: Divulgação

Estação de Moeda é reinaugurada após restauração

A força da arte no enfrentamento da violência contra a mulher

Vivemos em um tempo de conquistas importantes, mas também de cicatrizes que insistem em permanecer.

Autor: Juliana Sícoli

A força da arte no enfrentamento da violência contra a mulher

Cemig destina R$15 milhões para patrimônio cultural

Iniciativa via Lei de Incentivo à Cultura busca projetos de restauro em Minas Gerais. Inscrições abertas até março de 2026.

Autor: Divulgação


Centro Cultural UFMG abre seleção para novas exposições

Propostas de artes visuais podem ser submetidas até 9 de novembro para ocupar galerias do Centro Cultural UFMG na programação de 2026/2027.

Autor: Divulgação


Prado celebra os sabores do campo no Festival Gastronômico e Cultural

De 9 a 19 de outubro, evento convida moradores e turistas a embarcar em uma deliciosa jornada culinária com o tema "Colhido no Campo, Escolhido na Feira".

Autor: Divulgação

Prado celebra os sabores do campo no Festival Gastronômico e Cultural

Um momento para a abstração

Nossa abordagem sobre o abstrato aqui, como de hábito, busca conduzir o pensamento com o leitor, para a conexão prática do campo dos negócios.

Autor: George Leal Jamil

Um momento para a abstração

Folclore: identidade, tradição e formação integral

Há quem veja o Dia do Folclore apenas como uma data folclórica no calendário escolar, com fantasias e apresentações.

Autor: Divulgação

Folclore: identidade, tradição e formação integral

‘Leonora’: livro celebra coragem e a autoconfiança

Patricia Paes, apresentadora e locutora, lança sua primeira obra como ilustradora, uma história infantil sobre coragem e superação.

Autor: Divulgação


“A Aventura de Noah” leva reflexão sobre crianças prematuras

O livro “A Aventura de Noah”, de Eliana Sá, circula por cidades de Minas Gerais em agosto e setembro para levar acolhimento e esperança a famílias de bebês prematuros.

Autor: Divulgação

“A Aventura de Noah” leva reflexão sobre crianças prematuras

Professor da Univali lança livro para descomplicar a gestão

Evento é aberto ao público e acontece na quarta, 13, em Itajaí.

Autor: Divulgação

Professor da Univali lança livro para descomplicar a gestão

Clubes de leitura viram refúgio em tempos de tela

Clubes de leitura se popularizam no Brasil como espaços de troca e pertencimento.

Autor: Divulgação

Clubes de leitura viram refúgio em tempos de tela

Projeto Travessia – dança na UFMG abre matrículas até 12 agosto

Iniciativa registrou 120 inscritos em sua edição inaugural e agora contará com sete turmas.

Autor: Divulgação

Projeto Travessia – dança na UFMG abre matrículas até 12 agosto