A cirurgia plástica dura pra sempre?
A cirurgia plástica dura pra sempre?
O tempo de “validade” de um procedimento estético é uma das diferenças entre a harmonização facial e as cirurgias plásticas.

A primeira é de curtíssimo prazo, com aplicações de substâncias que duram até seis meses antes de serem absorvidas pelo organismo. Mas, no caso das cirurgias, a tendência é de que a mudança seja definitiva. Observe que eu disse tendência. Afinal, parte do êxito de uma transformação em muitos casos depende da conduta do próprio paciente.
A maneira mais fácil de enxergar esse papel talvez seja em casos de pessoas que se submetem a uma cirurgia bariátrica ou a uma lipo. Se não houver uma mudança drástica dos hábitos alimentares e da qualidade de vida, existe, sim, um risco potencial de o paciente voltar a ganhar peso após o procedimento. A cirurgia, então, terá sido um desperdício de tempo e de dinheiro. Isso faz com que a disciplina, nesse caso, seja um quesito quase que obrigatório. Assim também ocorre para outros tratamentos.
A pergunta é: de modo geral, o que é possível e necessário fazer para desfrutar dos resultados estéticos pelo máximo de tempo possível?
A primeira coisa é saber exatamente disto: alguns dos comportamentos não são apenas recomendáveis. São exigidos! Assim como a relação com os alimentos está diretamente ligada a quem se submeteu a uma bariátrica, a exposição excessiva à luz solar e a falta de cuidados constantes com a pele tende a comprometer os resultados de alguém que tenha passado por um lifting facial, por exemplo. Lifting, a título de informação, é a cirurgia que tem por objetivo eliminar a flacidez da pele do rosto e do pescoço. Em caso de descuido, há o risco de trocar a flacidez por manchas que evidenciam a cicatriz.
Por isso, é imprescindível obedecer aos cuidados levados pelo médico após o procedimento. Mas algumas das orientações são praxe, como por exemplo manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regulares, independente do lugar do corpo que tenha sido submetido à cirurgia estética. Mas vai um alerta: esses hábitos só podem ser colocados em prática com o conhecimento do cirurgião. E, em hipótese nenhuma, vá (ou volte) à academia, às caminhadas ou ao esporte de contato no dia seguinte ao procedimento. Tenha paciência, pois seu corpo requer isso até retomar as atividades cotidianas.
Se os bons hábitos já demandam cautela até serem incorporados à nova rotina, imagine então o que dizer a respeito do consumo de produtos nocivos à saúde. Por isso, se você é usuário de tabaco, álcool ou até mesmo de drogas, sinto informar que a recomendação número zero é para que interrompa ou diminua drasticamente o consumo, a fim de garantir que seu organismo esteja preparado para a nova etapa.
Falamos antes sobre o peso, mas até suas oscilações – gerando o chamado efeito-sanfona – podem ser prejudiciais para quem realizou uma mamoplastia ou uma abdominoplastia, o que reforça a necessidade de um consumo maior de alimentos saudáveis, de maneira balanceada, associada à prática de atividade física. Mas nisso também consiste a importância de se manter uma hidratação constante, até porque a água é um dos elementos fundamentais para o processo de cicatrização e para a manutenção da elasticidade da pele.
Portanto, a longevidade dos resultados de um procedimento está associada aos cuidados que o paciente toma já a partir do pós-operatório. Ainda que algumas dessas cirurgias possam “durar pra sempre”, é preciso fazer no mínimo pequenas adaptações para não permitir que a cirurgia sofra uma reação adversa pelo corpo. Muitas vezes, essas transformações evidenciam até a necessidade de um acompanhamento psicológico, visto que nem mesmo a mente esteve adequadamente preparada para uma mudança física.
Vale ressaltar que nosso organismo é todo “conectado”, o que torna qualquer cuidado adicional uma medida razoavelmente apropriada para esse processo de adaptação à mudança. Um indivíduo que encara isso com rigor tende a perceber os efeitos da cirurgia por muito mais tempo, para não dizer para sempre.
* Dr. Felipe Villaça, cirurgião plástico da FVG Cirurgia Plástica.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre cirurgia plástica clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no X e no Facebook
Fonte: Naves Coelho Comunicação













