Grupo WhatsApp

Mal de Alzheimer: vida saudável é a melhor prevenção

Mal de Alzheimer: vida saudável é a melhor prevenção

09/11/2020 Augusto Ruiiz

A expectativa de vida das pessoas está aumentando ano a ano.

Mal de Alzheimer: vida saudável é a melhor prevenção

Por exemplo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2015 a 2016, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em três meses. No entanto, à medida que a expectativa de vida da população aumenta, as pessoas também estão prestando cada vez mais atenção às doenças que tendem a aparecer com a idade. Uma delas é o Mal de Alzheimer, que geralmente afeta pessoas com mais de 80 anos.

Augusto Ruiiz, idealizador da Ruiiz Health Academy, explica que o Alzheimer é uma doença incurável que piora com o tempo, mas que pode e deve ser tratada. “Suas vítimas são quase todas pessoas idosas. A doença se manifesta como demência ou perda da função cognitiva (memória, orientação, atenção e linguagem) causada pela morte de células cerebrais. A doença começa nas amígdalas, córtex pré-frontal e hipocampo e, eventualmente, invade todo o cérebro, causando danos irreversíveis. No início do diagnóstico, sua evolução pode ser retardada e os sintomas podem ser mais bem controlados, garantindo assim uma melhor qualidade de vida ao paciente e seus familiares”, aponta.

A doença também se caracteriza por:

● Perda de memória, alegria e sensação que tornam a vida agradável;

● O paciente sente que não controla mais seus pensamentos;

● Uma pessoa com Alzheimer perde a consciência por suas ações e sua própria identidade, uma vez que não consegue mais reconhecer a si mesma, além de amigos, familiares e até mesmo seus próprios filhos;

● Como na maioria das vezes o indivíduo com a doença também perde o poder de decisão, ele passa a precisar da ajuda de outros para controlar a sua própria vida.

Prevenção é possível

Augusto Ruiiz lembra que, diferente do que muitos pensam, a prevenção é possível. “Como todas as doenças, o melhor remédio para a doença de Alzheimer é a prevenção, que deve ser iniciada desde muito jovem, mantendo um estilo de vida saudável, antes da velhice”, destaca.

O exercício físico é muito importante para a prevenção da doença. A atividade física ativa um componente cerebral denominado BNDF (fator neurotrófico do cérebro). Ele ativa a glia, que hoje se acredita representar 90% do cérebro, ajuda a nutrir a glia e a estabelecer conexões entre os neurônios. Além disso, a atividade física aumenta a biogênese das mitocôndrias.

E não é só isso. Um bom sono é outro fator que ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer, e o próprio exercício físico ajuda a melhorar a qualidade do sono. Ou seja, a combinação de tudo isso torna seu estilo de vida muito mais saúdavel e ajuda na prevenção da doença.

Também, a nutrição é muito importante. Recomenda-se ter uma alimentação saudável e equilibrada, com o consumo de verduras, legumes e muito água, principalmente.

Treine seu cérebro

Augusto Ruiiz finaliza com uma dica muito importante. Treine seu cérebro constantemente. “Você precisa definir desafios para o seu cérebro, estabelecer metas, como aprender novos idiomas, jogar palavras cruzadas, realizar trabalho social voluntário e criar metas para a vida. Seu cérebro começa a envelhecer quando as suas recordações passam a ser mais frequentes que as suas aspirações", destaca.

* Augusto Ruiiz - estudante de Medicina, digital influencer, coach, idealizador da Ruiiz Health Academy, que produz cursos e e-books sobre medicina do estilo de vida e muito mais.

Fonte: Carvalho Assessoria



Embrapa e a cannabis medicinal: um passo que pode mudar o setor

A recente autorização da Anvisa para que a Embrapa pesquise o cultivo de cannabis sativa ocorre em um momento de expansão do setor no Brasil.

Autor: Michele Farran

Embrapa e a cannabis medicinal: um passo que pode mudar o setor

Brasil atrai estrangeiras com tratamentos estéticos

Com mais de 2 milhões de cirurgias em 2024, Brasil se consolida como destino de turismo estético, com alta procura por soluções eficazes contra celulite.

Autor: Divulgação

Brasil atrai estrangeiras com tratamentos estéticos

Negar atendimento médico é negar a vida

O volume de ações judiciais contra operadoras de planos de saúde suplementar no Brasil tende a explodir.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


A estética da virtude: por que parecer forte importa tanto quanto ser forte

Hoje em dia virou modismo dizer que “não importa a aparência, importa o que está por dentro”.

Autor: Ray Personal Trainer

A estética da virtude: por que parecer forte importa tanto quanto ser forte

Diabetes Mellitus: informação é o primeiro passo para o cuidado

Os nomes das doenças nem sempre são meras classificações médicas e, muitas vezes, guardam histórias sobre como foram reconhecidas ao longo do tempo.

Autor: Marina Mendes Nogueira Rodrigues

Diabetes Mellitus: informação é o primeiro passo para o cuidado

Pneumonia em idosos: sinais atípicos requerem atenção

Internação de Galvão Bueno por pneumonia alerta para manifestação da doença em idosos, onde sintomas clássicos podem não aparecer.

Autor: Divulgação

Pneumonia em idosos: sinais atípicos requerem atenção

Resistência à saúde: homens vivem menos e adoecem mais

Isto devido à resistência em buscar serviços de saúde, alertam estudo e especialista.

Autor: Divulgação

Resistência à saúde: homens vivem menos e adoecem mais

Preenchimento de glúteos: chegada do verão aumenta a procura por procedimentos

Mais exposição corporal, eventos sociais e influência das redes sociais fazem com que a procura por preenchimento de glúteos aumente nas clínicas médicas.

Autor: Dr. Leonardo Rizzo

Preenchimento de glúteos: chegada do verão aumenta a procura por procedimentos

Crescer com TDAH: os desafios pouco falados da vida adulta

O mês outubro não é somente Rosa em alusão à campanha do Outubro Rosa. Ele também é Laranja para mostrar a importância da conscientização do TDAH.

Autor: Andréa Ladislau

Crescer com TDAH: os desafios pouco falados da vida adulta

Planos de saúde devem cobrir o congelamento de óvulos em pacientes com câncer

O congelamento de óvulos, nessa hipótese, não se qualifica como procedimento estético ou eletivo.

Autor: Mayara Rodrigues Mariano

Planos de saúde devem cobrir o congelamento de óvulos em pacientes com câncer

Nem todo nódulo de tireoide é câncer: saiba quando se preocupar

Alteração comum, nódulos na tireoide são em sua maioria benignos, mas exigem acompanhamento médico para diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Autor: Divulgação

Nem todo nódulo de tireoide é câncer: saiba quando se preocupar

Brasil passa a contar com a Sociedade Brasileira de Harmonização

Segundo país que mais realiza procedimentos estéticos não invasivos, o Brasil agora passa a contar com a SBH, uma instituição focada em promover a capacitação médica e atualização científica.

Autor: Divulgação

Brasil passa a contar com a Sociedade Brasileira de Harmonização