Obesidade no Brasil: alerta sanitário e despreparo profissional
Obesidade no Brasil: alerta sanitário e despreparo profissional
Mais de 30% dos brasileiros são obesos, evidenciando falhas no combate e prevenção dessa epidemia.

A obesidade emerge como um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil, com quase sete em cada dez brasileiros acima do peso. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença crônica complexa, a condição afeta cerca de 50 milhões de adultos — quase um terço da população, conforme o Atlas Mundial da Obesidade 2025. Projeções indicam crescimento contínuo, com aumento estimado de 33,4% na obesidade masculina e 46,2% na feminina até 2030.
Longe de ser apenas uma questão estética, a obesidade eleva riscos de diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer, além de impactar a saúde mental. Sedentarismo, consumo de ultraprocessados, estresse e falta de orientação profissional contribuem para o cenário. Em comunidades vulneráveis, a doença coexiste com pobreza e insegurança alimentar.
Um ponto crítico é o despreparo de profissionais de saúde, cuja formação ainda aborda a obesidade superficialmente. Para suprir essa lacuna, a MedExperts e a Faculdade Sirius promovem em 20 de setembro o 1º Simpósio Brasileiro de Medicina da Obesidade. O evento online oferecerá capacitação prática, com foco em abordagens modernas, incluindo o uso de análogos de GLP-1. Inscrições abertas em simposio.medexperts.com.br.
Foto: Conselho Federal de Nutricionistas/Divulgação
Para mais informações sobre obesidade clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)













