Problemas na tireoide e queda de cabelo: entenda a relação
Problemas na tireoide e queda de cabelo: entenda a relação
A glândula tireoide desempenha um papel importante no funcionamento do organismo, influenciando desde o metabolismo até o bem-estar emocional.

Alterações no seu funcionamento, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, podem afetar de maneira significativa a saúde e o bem-estar, bem como impactar diretamente a saúde capilar, levando à queda de cabelo.
Mas, como a tireoide afeta o cabelo?
A tireoide produz hormônios essenciais que regulam diversas funções corporais, incluindo o ciclo de crescimentos dos cabelos. Nestes casos, tanto a produção insuficiente (hipotireoidismo) quanto a excessiva (hipertireoidismo) desses hormônios podem interromper o ciclo capilar, resultando em queda dos fios.
Diagnóstico
O primeiro passo é realizar uma boa anamnese, conhecer o histórico alimentar do paciente, analisar a sua rotina de vida, além dos aspectos psicológicos, tais como avaliação do nível de estresse e carência de sono. Também é comum avaliar se existe alguma doença associada ou até o uso de algum medicamente que possa impactar na saúde capilar.
É preciso ficar atento. Um diagnóstico bem feito faz toda a diferença para a orientação em relação ao tratamento. Nestes casos, exames laboratoriais também podem ser necessários a fim de apontar possíveis desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais ou doenças autoimunes.
Nada como conhecer o seu paciente de forma profunda. Além disso, realizar o exame de tricoscopia é fundamental para fechar o diagnóstico. É soberano olhar microscopicamente o fio, avaliar o folículo, olhar dentro do couro cabeludo para enxergar quais são os sinais.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre queda de cabelo clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Vokari Comunicação













