Grupo WhatsApp

Problemas psicológicos x COVID-19

Problemas psicológicos x COVID-19

26/03/2020 Marina Prado Franco

Com a chegada do COVID-19 no Brasil, podemos notar que o comportamento das pessoas mudou.

Surgiu não apenas a epidemia do vírus, mas também a do medo. Somos um povo muito caloroso e receptivo, gostamos de estar junto dos amigos, de participar de comemorações ou do famoso churrasco do fim de semana.

No entanto, a doença forçou todo mundo a se isolar e sem poder mais mostrar nosso carinho nem estar presentes no dia a dia, como antes.

O isolamento pode ser, sim, um gatilho que propicia o surgimento de alguns problemas psicológicos. Para que sejam evitados esses quadros, devemos tentar minimamente manter a rotina. Devemos também tentar conversar e manter contato, mesmo que através das tecnologias, com amigos e conhecidos.

Não devemos deixar os idosos sozinhos, porque eles estão no grupo de risco e podem estar com um medo e ansiedade muito maior. Eles podem entender essa ausência de contato como uma espécie de abandono.

Temos que estar a todo o momento explicando e informando a eles o porquê do nosso distanciamento, que nesse caso é para protegê-los.

Tantos os mais jovens como os idosos devem buscar atividades que os mantenham ocupados e que lhes dão prazer. Procure hobbies, assista filmes, leia livros ou assista aulas na internet.

É muito importante que, nesse momento, as pessoas não entrem na epidemia do pânico para não começarem a sentir sintomas que são do COVID-19, como por exemplo, a falta de ar.

Existe um pânico como um transtorno mental individual, que afeta o físico. Existe o medo constante da morte como ainda o “pânico cultural”, que é o medo de pensar no que vai ou pode acontecer no futuro.

A falta de ar do pânico surge quando existe o medo de morrer e não se tem controle da situação. Não tem uma causa específica e vem associado a outros sintomas como boca seca, taquicardia, sudorese entre outros.

Já a falta de ar do COVID-19 é diferente, pois manifesta sintomas dessa condição junto aos da gripe, congestão nasal, tosse e febre.

Mas o que fazer para não entrar em pânico ou ter crises de ansiedade? Busque somente informações confiáveis sobre o coronavírus e delimite um tempo por dia para ver essas notícias.

Caso perceba que está muitas horas em função das notícias, isso pode aumentar a ansiedade e fazer com que fique em estado de alerta, além de mal-estar mental e físico associados.

Precisamos estar atentos às informações corretas, à prevenção e a como podemos fazer para não sermos contaminados. O ideal é que busquemos dados que nos tranquilizem e não que nos deixem mais amedrontados.

O importante nesse momento é pensar em tudo que a gente tem controle e no coletivo! O que não temos controle, devemos aceitar e continuar fazendo a nossa parte.

Uma alternativa é atendimento online com psicólogos. Caso você já se consulte com um profissional, pode manter aquele mesmo horário ou o profissional também pode atender pessoas que estejam sofrendo agora em virtudes dessas mudanças na rotina.

Os atendimentos são feitos através de canais como Skype, ou até mesmo através de chamadas de vídeo no Whatsapp.

Assim como você faz com amigos, você pode fazer uma consulta psicológica online no conforto de sua casa e recebendo um atendimento que, com certeza, vai te fazer muito bem.

* Marina Prado Franco é psicóloga formada pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CTC VEDA em São Paulo e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

Fonte: Drumond Assessoria de Comunicação



Embrapa e a cannabis medicinal: um passo que pode mudar o setor

A recente autorização da Anvisa para que a Embrapa pesquise o cultivo de cannabis sativa ocorre em um momento de expansão do setor no Brasil.

Autor: Michele Farran

Embrapa e a cannabis medicinal: um passo que pode mudar o setor

Brasil atrai estrangeiras com tratamentos estéticos

Com mais de 2 milhões de cirurgias em 2024, Brasil se consolida como destino de turismo estético, com alta procura por soluções eficazes contra celulite.

Autor: Divulgação

Brasil atrai estrangeiras com tratamentos estéticos

Negar atendimento médico é negar a vida

O volume de ações judiciais contra operadoras de planos de saúde suplementar no Brasil tende a explodir.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


A estética da virtude: por que parecer forte importa tanto quanto ser forte

Hoje em dia virou modismo dizer que “não importa a aparência, importa o que está por dentro”.

Autor: Ray Personal Trainer

A estética da virtude: por que parecer forte importa tanto quanto ser forte

Diabetes Mellitus: informação é o primeiro passo para o cuidado

Os nomes das doenças nem sempre são meras classificações médicas e, muitas vezes, guardam histórias sobre como foram reconhecidas ao longo do tempo.

Autor: Marina Mendes Nogueira Rodrigues

Diabetes Mellitus: informação é o primeiro passo para o cuidado

Pneumonia em idosos: sinais atípicos requerem atenção

Internação de Galvão Bueno por pneumonia alerta para manifestação da doença em idosos, onde sintomas clássicos podem não aparecer.

Autor: Divulgação

Pneumonia em idosos: sinais atípicos requerem atenção

Resistência à saúde: homens vivem menos e adoecem mais

Isto devido à resistência em buscar serviços de saúde, alertam estudo e especialista.

Autor: Divulgação

Resistência à saúde: homens vivem menos e adoecem mais

Preenchimento de glúteos: chegada do verão aumenta a procura por procedimentos

Mais exposição corporal, eventos sociais e influência das redes sociais fazem com que a procura por preenchimento de glúteos aumente nas clínicas médicas.

Autor: Dr. Leonardo Rizzo

Preenchimento de glúteos: chegada do verão aumenta a procura por procedimentos

Crescer com TDAH: os desafios pouco falados da vida adulta

O mês outubro não é somente Rosa em alusão à campanha do Outubro Rosa. Ele também é Laranja para mostrar a importância da conscientização do TDAH.

Autor: Andréa Ladislau

Crescer com TDAH: os desafios pouco falados da vida adulta

Planos de saúde devem cobrir o congelamento de óvulos em pacientes com câncer

O congelamento de óvulos, nessa hipótese, não se qualifica como procedimento estético ou eletivo.

Autor: Mayara Rodrigues Mariano

Planos de saúde devem cobrir o congelamento de óvulos em pacientes com câncer

Nem todo nódulo de tireoide é câncer: saiba quando se preocupar

Alteração comum, nódulos na tireoide são em sua maioria benignos, mas exigem acompanhamento médico para diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Autor: Divulgação

Nem todo nódulo de tireoide é câncer: saiba quando se preocupar

Brasil passa a contar com a Sociedade Brasileira de Harmonização

Segundo país que mais realiza procedimentos estéticos não invasivos, o Brasil agora passa a contar com a SBH, uma instituição focada em promover a capacitação médica e atualização científica.

Autor: Divulgação

Brasil passa a contar com a Sociedade Brasileira de Harmonização