EDP busca inovação para renovar energia
EDP busca inovação para renovar energia
As inscrições estão abertas para programa global que conecta a empresa a startups com foco em soluções para impulsionar a transição energética.
A EDP, líder global em energias renováveis, está com inscrições abertas para o segundo módulo da 9ª edição de seu programa de inovação aberta, o Energy Starter. O foco são startups e scaleups que ofereçam soluções inovadoras para acelerar a implementação de fontes renováveis, otimizar o desempenho do portfólio da EDP e maximizar a participação em diversos mercados de energia por meio da integração de armazenamento.
As empresas interessadas de todo o mundo podem se inscrever até o dia 22 de agosto pelo site do programa. Segundo Tomás Moreno, responsável pelo ecossistema de inovação da EDP, o Energy Starter é uma plataforma para criar soluções de impacto, combinando a agilidade das startups com a escala e o conhecimento da EDP para moldar o futuro da energia.
O módulo de Energias Renováveis busca soluções em áreas como redução de perdas energéticas, otimização da construção e interligação de projetos, automação de operações, tecnologias emergentes, armazenamento de energia (além de íons de lítio) e comercialização de energia a curto prazo.
Após a fase de avaliação, que acontece entre setembro e outubro, as startups selecionadas participarão de um bootcamp presencial em Lisboa, Portugal, de 25 a 27 de novembro. No bootcamp, terão a oportunidade de desenvolver projetos-piloto com equipes da EDP, visando acordos comerciais e parcerias de longo prazo. Estes projetos serão totalmente financiados pela EDP e contarão com acompanhamento contínuo.
A colaboração com a EDP oferece às startups a chance de trabalhar com um líder global do setor. A empresa já desenvolveu mais de 150 projetos-piloto com startups, resultando em 40 implementações comerciais e 30 investimentos de capital de risco, gerando cerca de 140 milhões de euros em negócios.
Um exemplo recente de sucesso é a Fox IoT, startup brasileira de Santa Maria (RS), selecionada no primeiro módulo do Energy Starter. Sua solução baseada em inteligência artificial utiliza imagens de satélite para identificar ligações elétricas irregulares, com potencial para reduzir perdas em aproximadamente 20% na área de teste no Espírito Santo.
A EDP opera cerca de 25,3 GW de capacidade instalada em fontes eólicas, solares e hídricas globalmente, com mais de 90% de sua geração proveniente de fontes renováveis. No Brasil, o portfólio da empresa é 100% renovável, reforçando seu compromisso com a transição energética global.
Para mais informações sobre inovação clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: EDP











