Grupo WhatsApp

A internet das coisas chega ao agribusiness

A internet das coisas chega ao agribusiness

22/12/2016 Paulo Henrique Pichini

Cada dispositivo instalado no campo é voltado à extrema otimização de todos os processos da empresa de agribusiness.

A internet das coisas chega ao agribusiness

Até 2050 o mundo terá 9,6 bilhões de pessoas. Para que a população consiga sobreviver, a produção de alimentos terá de crescer 70% em relação ao que era gerado no planeta em 2006. Isso é o que diz a FAO, agência da ONU para a alimentação e a agricultura. Esse avanço terá de ser feito a partir do uso otimizado da água, em meio a dramáticas mudanças climáticas e, é claro, com a máxima economia e produtividade.

A Agricultura Digital ou de Precisão é um dos elementos críticos para a conquista dessas metas.

Em especial, vale destacar o papel da Internet das Coisas (IoT) neste quadro. Ao entrar no mundo rural, o sensor IoT “acende” áreas antes não digitalizadas. O resultado disso é produtividade, lucro e alimentos de melhor qualidade.

Relatório do instituto de pesquisa BI Intelligence prediz que até 2020 esse setor estará trabalhando com 75 milhões de dispositivos IoT. Hoje, em todo o mundo, a marca está em 30 milhões de sensores. Podemos afirmar que essa previsão também se aplica ao setor brasileiro de agribusiness, um dos mais competitivos do nosso país. Mesmo em tempos de recessão esse mercado continua avançando. Em 2015, por exemplo, 23% do PIB nacional veio daí.

Cada dispositivo IoT instalado no campo é um “soldado” que faz parte de uma “brigada” voltada à extrema otimização de todos os processos da empresa de agribusiness. As maiores empresas brasileiras desse setor já estão investindo, por exemplo, em projetos IoT para controle de frotas. Despesas com colheitadeiras, tratores e caminhões são, hoje, o segundo item na planilha de despesas dessas empresas. Um projeto avançado de IoT para frotas de agribusiness usa os dados coletados pelos sensores instalados nos veículos para mapear fatores como consumo de combustível, distância percorrida, pressão dos pneus e nível de óleo do motor. A solução IoT colabora, também, com a monitoração da área geofísica por onde trafegaram os veículos da empresa rural. Com isso, fica mais fácil saber se as máquinas atuaram nos talhões designados, com a velocidade e o alcance planejados.

Em alguns casos, essas soluções podem contribuir para reduzir em até 35% os custos habituais da empresa rural com seus veículos.

Um projeto IoT inteligente saberá diminuir os custos da implantação inicial e contornar os desafios de infraestrutura de TI e Telecom do ambiente rural. Quem desejar, por exemplo, sensorizar um vinhedo no Sul do Brasil, não precisa levar a rede de Telecom até todos os cantos da fazenda. Dispositivos IoT implantados no campo coletam dados 24x7x365 sem necessariamente enviar online essas informações para a nuvem. Conforme o orçamento e as metas de negócios de cada empresa, um outro caminho pode ser seguido. Uma das possibilidades é, em vez de instalar hot spots fixos no campo, adaptar hot spots a tratores e caminhões e enviar esses veículos para a “colheita de dados” em intervalos pré-determinados.

Flexibilidade também é a norma quando se trata de garantir a conexão do ambiente rural. Apesar do expressivo aumento das redes nos últimos 10 anos, o Brasil segue contando com áreas “escuras”, onde a qualidade dos links é variável. Essa realidade não inviabiliza a aplicação do IoT às áreas mais remotas do nosso país.

A resposta é inserir, no projeto IoT para o agribusiness, uma miríade de tipos de conexão. Os projetos mais avançados incluem a convivência otimizada e fluida de redes 3G, 4G, Wi-Fi, LoRa, GPS e via satélite. O gestor rural que experimenta essa fartura de rede percebe claramente que sua empresa deu um salto de conectividade, de informação e de negócios.

A Internet das Coisas aplicada ao campo propõe a reinterpretação de práticas agrícolas milenares.

Hoje, graças aos dispositivos IoT, é possível gerar um mar de informações sobre áreas e ativos que, antes, ficavam longe da visão da TI e do gestor de negócios. A inserção dessas informações em sistemas BigData é o segundo elemento da equação. Mas o sentimento de descoberta e conquista só vem quando as análises de dados (Analytics) recheiam os gráficos de um Dashboard (painel de controle) criado sob medida para uma fazenda de soja, para uma empresa de produção de laticínios. Com o Dashboard, o que começa com o IoT, consolida-se no BigData e ganha sentido no Analytics vira, finalmente, a base para as decisões estratégicas do agribusiness.

Toda essa inovação é boa, e pode ajudar o mundo a chegar, sem fome, ao ano 2050.

* Paulo Henrique Pichini é President & CEO da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator

Fonte: DINO



Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações

O potencial de uso dos drones não tripulados e também tripulados está voando cada vez mais alto.

Autor: Marcello Galindo

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações