Grupo WhatsApp

Fórmula E: sustentabilidade, eletromobilidade e tecnologia

Fórmula E: sustentabilidade, eletromobilidade e tecnologia

24/03/2023 Marcelo Vilela

Importantes iniciativas do setor público e privado em prol da eletromobilidade ganham força no país.

Fórmula E: sustentabilidade, eletromobilidade   e tecnologia

O Brasil recebe pela primeira vez uma corrida da Fórmula E no próximo dia 25 de março, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. De imediato, a expectativa é que o evento esportivo tenha um impacto econômico na cidade de algo em torno de R$ 300 milhões, segundo a Prefeitura, atraindo 35 mil espectadores para o circuito. 

No longo prazo, os ganhos, entretanto, podem ser ainda maiores e ir além de cifras econômicas: o evento será uma oportunidade - e pode tornar-se até um marco – para impulsionar a eletromobilidade no país. 

A Fórmula E, como acontece com a Fórmula 1, funciona como uma espécie de laboratório para que montadoras e fabricantes de equipamentos testem novas tecnologias que podem chegar ao consumidor nos próximos anos. 

É o caso, por exemplo, do sistema de recarga ultrarrápido que será usado na corrida na capital paulista e recarrega a bateria do veículo em minutos. É o mesmo sistema aplicado para a recarga ultrarrápida dos veículos elétricos de rua e que inclusive já temos em terras brasileiras.

Mas mais do que uma competição esportiva e tecnológica, o campeonato, única categoria de automobilismo com carros 100% elétricos, tem como característica fundamental promover um futuro livre de emissões apoiado na mobilidade elétrica. 

A pressão da sociedade por um mundo mais sustentável levou muitos países a adotarem metas para que veículos a combustão sejam substituídos por elétricos. No mês passado, o Parlamento Europeu deu um importante passo nesse sentido ao aprovar o projeto de regulamentação que proíbe a venda de veículos novos com motores a gasolina e diesel a partir de 2035. 

Em 2022, as vendas de carros elétricos e híbridos ultrapassaram a marca de 10 milhões, representando mais de 14% das vendas globais. E, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), o aumento da frota eletrificada nas ruas já está evitando que as emissões de CO2 totais pelo setor transporte, que cresceram 2,1% no ano passado, sejam ainda maiores. Pelos cálculos da agência, se todos os veículos elétricos novos nas ruas fossem carros típicos a diesel ou a gasolina, as emissões globais do ano passado teriam sido 13 milhões de toneladas mais altas. 

No Brasil, os eletrificados ainda têm uma participação pequena nas vendas de veículos novos, mas vêm avançando a cada ano com o crescimento da oferta de modelos por parte das montadoras. Em 2022, o segmento de veículos leves eletrificados no Brasil registrou 49.245 unidades emplacadas, um salto de 41% em relação a ano anterior, chegando a uma fatia de 2,5% do mercado. Em 2021, esse percentual era de 1,8%, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

E importantes iniciativas do setor público e privado em prol da eletromobilidade ganham força no país. Grandes empresas, por exemplo, estão investindo no uso de caminhões elétricos nas frotas para operações logísticas. 

Leis municipais também vêm contribuindo para a expansão de pontos de recarga, com a obrigatoriedade da instalação de sistemas de carregamento de veículos elétricos e híbridos em edifícios residenciais e comerciais novos. Na cidade de São Paulo, a lei entrou em vigor em março de 2021. 

A capital paulista também proíbe desde outubro do ano passado a inclusão de ônibus movidos a diesel na frota do transporte coletivo. A meta é de que a frota tenha, no mínimo, 20% de veículos elétricos até o fim de 2024. 

A cidade recebe, portanto, a Fórmula E não como uma iniciativa isolada, mas parte de um movimento maior rumo a um futuro mais sustentável. Nesse sentido, a competição contribui para amplificar debates e iniciativas no Brasil, dando maior visibilidade ao tema para a construção de uma agenda nacional de mobilidade elétrica. 

* Marcelo Vilela, country manager da ABB Eletrificação.

Para mais informações sobre sustentabilidade clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Tamer Comunicação Empresarial



Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

A indústria global acaba de cruzar um marco simbólico e inquietante.

Autor: Jânyo Diniz

Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona