Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novas tecnologias a serviço do engajamento do cliente: o que podemos esperar do 5G e do Metaverso?

Novas tecnologias a serviço do engajamento do cliente: o que podemos esperar do 5G e do Metaverso?

08/06/2022 Luís Leão

Os últimos anos mostraram como a transformação digital é importante para as empresas.

Novas tecnologias a serviço do engajamento do cliente: o que podemos esperar do 5G e do Metaverso?

O engajamento do cliente se tornou o Santo Graal das relações entre marca e consumidor. Engajar não é apenas ser cliente, é consumir de forma ideológica, interagir, vivenciar, defender e acompanhar uma marca. É estar satisfeito ao ponto de ter um relacionamento de favoritismo, e essa relação é muito difícil de ser construída e mantida.

Claro que a tecnologia facilita esse processo, dado que permite que empresas lidem de forma mais pessoal e com menos esforço com clientes diversos ao mesmo tempo, assim como possibilita que eles recebam uma atenção mais personalizada e interativa, mesmo que ele seja um em milhões. É por isso que é preciso estar atento às novidades tecnológicas que se apresentam, pois elas podem significar mudanças drásticas nessa relação tão complexa, frágil e intensa entre cliente e marca. Podem ser salvação, redenção ou queda, bastando saber ou não usar bem esse novo recurso.

A maior parte da tecnologia pode mesmo ajudar, mas isso não quer dizer que basta adotá-la de qualquer jeito. É por isso que gostaria de voltar os olhos à discussão sobre o que podemos esperar dessas duas novas tecnologias que chegam cheias de potencial para mover céus e terras, físicos e digitais: o 5G e o metaverso.

Os últimos anos mostraram como a transformação digital é importante para as empresas, dado que o consumo criou profundas raízes no universo digital. Isso fez com que toda tecnologia que permita maior interação, dinâmica e possibilidades dentro do cenário digital ganhe espaço cativo nas relações positivas de engajamento do cliente.

Com a chegada do 5G, podemos esperar um aumento da largura de banda junto com uma maior mobilidade, o que nos traz possibilidades de conexões instantâneas e com maior volume de informação. Isso faz com que empresas e clientes se comuniquem de forma mais efetiva, intensa e assertiva. Cada vez menos se faz necessário ter de ir a um local físico para resolver um problema ou adquirir algo de uma marca. Tudo se resolve com diálogos ágeis e bem amparados por diversos dispositivos de comunicação. O ganho de agilidade e a facilidade já são parte da essência de consumo, e isso tem tudo a ver com engajamento.

O 5G é a base para se construir um novo patamar de interação sem grandes delays e com maior sensação de personalização de forma digital. O engajamento com o cliente precisa, antes de tudo, de um canal eficiente. Agora a possibilidade é de tráfego de dados contínuo para a nuvem, de forma que ela possa processar itens mais complexos e agregar serviços de aprendizado de máquina nessas comunicações. Dispositivos de internet das coisas poderão ter resultados mais precisos exatamente devido a essa nova possibilidade de comunicação constante, independente da largura de banda necessária. Serviços de segurança terão uma melhor resposta também.

Falando do metaverso, vale ressaltar que a maior parte das pessoas ainda não viu seu potencial total. Há uma ideia de que o metaverso existe apenas como uma realidade virtual e, na verdade, ele é muito mais sobre você ter um avatar digital e a partir dele consumir, experimentar coisas e gerar conteúdo. Do ponto de vista das empresas, algumas já estão trabalhando para estar presente nesses mundos virtuais, mas ainda é desafiador trazer essa realidade para toda a população, principalmente em função do custo desses dispositivos necessários para estar "dentro" do metaverso.

A interação no metaverso se dará de diversas formas, mesmo que a mais reconhecida seja por meio de óculos de realidade virtual. Há funções muito mais amplas da tecnologia, como na criação de gêmeos digitais que podem simular situações da vida real e auxiliar empresas de todos os tipos a contornar problemas antes mesmo de eles acontecerem.

No que tange ao engajamento, o metaverso será um divisor de águas por permitir que se vivencie muito mais do que o mundo real pode proporcionar, mas é preciso entender bem onde aplicar essa tecnologia dentro da estratégia de engajamento. Não basta ter um espaço virtual, ele precisa de propósito, de diálogo, ser acessível a seu cliente e não pode fazer desfavores à praticidade, querendo abraçar mais do que pode suportar em uma estratégia de interação real.

Para se preparar, as empresas precisam buscar conteúdos relacionados às duas tecnologias e como elas podem impactar a execução de seus produtos ou serviços. Em seguida, é preciso buscar entender nos seus serviços quais vantagens elas podem obter ao criar um formato de relacionamento que faça uso do metaverso, ou algo similar a ele, e o que podem adicionar aos seus bancos de dados considerando que vai ser possível captar mais informações em tempo real.  

Um fator importante quando falamos de engajamento é permitir que o cliente escolha qual o canal mais conveniente para ele interagir com a empresa. E isso pode variar durante a sua rotina diária, ao estar em movimento ou em casa. Existem momentos que fazem mais sentido falar por áudio ou, dependendo do tipo de informação até abrir uma chamada por videoconferência. Mas é sempre importante dar ao cliente opções que funcionem de acordo com o produto ou serviço que você está oferecendo.

Outro fator que vale ser ressaltado é a utilização dos dados do cliente, que precisa ser feita de forma segura e confiável. Uma verdadeira experiência de engajamento demanda confiança. Se o cliente está seguro sobre como estão tratando com respeito e mantendo seguras de agentes externos as suas informações pessoais, sua relação com uma empresa se torna melhor. Claro que isso é algo que demanda investimento das empresas em inteligência de negócios, segurança digital, plataformas de comunicação e em uma captação de dados primários eficiente, mas quando isso é feito criam-se experiências de consumo exemplares, positivas e que ficam gravadas na memória, tanto para consumidores quanto para empresas.

* Luís Leão é desenvolvedor evangelista da Twilio, empresa líder global de comunicação em nuvem.

Para mais informações sobre Metaverso clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Governo de Minas anuncia R$1 bi para as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação

O governador Romeu Zema anunciou o aporte durante a abertura do Minas Summit, um dos maiores eventos de inovação do estado.

Autor: Divulgação


O futuro é a biotecnologia

Vacinas, tratamento de áreas após derramamento de óleo, produção de medicamentos, modificação genética de vetores de doenças.

Autor: Leonardo Wedderhoff Herrmann

O futuro é a biotecnologia

O presente e o futuro da automação elétrica industrial

Explorando as inovações atuais e as tendências futuras na automação elétrica industrial.

Autor: Divulgação


Patentes e o retrato da inovação no país

Como estamos no cenário da inovação mundial? Essa é uma pergunta que deveria inquietar a todos.

Autor: Rogério Reis


Conheça como funciona o retrovisor digital da Volvo Trucks

A Volvo Trucks lançou um inovador Sistema de Monitoramento de Câmera, ou apenas retrovisor digital.

Autor: Frota News

Conheça como funciona o retrovisor digital da Volvo Trucks

Como robôs podem ajudar na triagem de reciclagem?

Temos ótimas e más notícias sobre a reciclagem no Brasil.

Autor: Jaime Minquini Perroti

Como robôs podem ajudar na triagem de reciclagem?

Scania abre encomendas de caminhões autônomos para o segmento de mineração

A Austrália será o primeiro mercado a receber as soluções autônomas da Scania; e a América Latina será o segundo mercado do segmento de mineração.

Autor: Frota News

Scania abre encomendas de caminhões autônomos para o segmento de mineração

Será que já estamos diante do fim das notas frias?

A lei pune o fraudador, mas não dá nenhum resguardo à administração pública e muito menos às empresas vítimas de notas frias.

Autor: Maria Cristina Diez

Será que já estamos diante do fim das notas frias?

Tecnologia em segurança avança para proteger vidas e patrimônio

Não há quem não preste atenção em qualquer informação ou notícia sobre esse assunto.

Autor: Hervem Hudson Bozello

Tecnologia em segurança avança para proteger vidas e patrimônio

Soluções inovadoras contribuem para segurança em diversos setores

Em um mundo onde a segurança é uma preocupação constante, diversos setores - desde logística até segurança pública - enfrentam desafios cada vez mais complexos.

Autor: Jacqueline Gagliano

Soluções inovadoras contribuem para segurança em diversos setores

A nova era da manufatura com a IA e robôs colaborativos

E quando esses robôs colaborativos forem alimentados por Inteligência Artificial?

Autor: Jaime Perroti

A nova era da manufatura com a IA e robôs colaborativos

Segurança pública do Brasil: o papel das inovações tecnológicas

Não é novidade que temos enfrentado desafios complexos quando o assunto é segurança pública no Brasil.

Autor: Camila Rissi

Segurança pública do Brasil: o papel das inovações tecnológicas