Grupo WhatsApp

O futuro da agricultura está nas alturas

O futuro da agricultura está nas alturas

04/08/2017 Fabrício Hertz

Com o uso de drones na aerofotogrametria, o índice de resolução da imagem é muito maior, se comparado às imagens de satélite.

O futuro da agricultura está nas alturas

Um método eficaz de obtenção de dados topográficos por meio de fotografias aéreas, a aerofotogrametria, palavra de origem grega, traz para o universo da topografia uma nova possibilidade de mapeamento. É por meio desse método que se torna possível a produção de mapas e cartas topográficas.

O método da aerofotogrametria, iniciado em 1903, evolui junto às novas tecnologias, adaptando-se às demandas que surgem no mercado vigente.

Com uma câmera embarcada, preferencialmente em drones de asa fixa, realiza-se a captação das imagens georreferenciadas, que, para serem processadas, serão sobrepostas umas às outras (com um índice costumeiramente de 70% a 80% na parte lateral e frontal). A imagem digital é transformada numa ortofoto através da Retificação Diferencial.

Com o intuito de um voo com maior estabilidade, é necessário traçar-se um plano de voo, em um software de planejamento, para que as fotos sejam captadas “em faixa”, cobrindo todo o terreno paralelamente.

Para a realização de mapeamento aéreo com a aerofotogrametria é necessário solicitar a autorização junto ao Ministério da Defesa. Além disso, tanto o operador, quanto o drone, devem estar regulamentados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Resultados

Com o uso de drones na aerofotogrametria, o GSD (índice de resolução da imagem) é muito maior, se comparado às imagens de satélite, ou seja, quanto menor o GSD, maior é a resolução espacial e maior é a qualidade de imagem. Com isso, haverá mais detalhes visíveis na imagem e mais informações a serem estudadas.

Como produto das imagens captadas no mapeamento aéreo a partir da aerofotogrametria, têm-se os materiais cartográficos em modelo digital, como: nuvens de pontos, ortofotos, MDS (Modelo Digital de Superfície), MDT (Modelo Digital do Terreno), imagens multiespectrais, informações de relevo, distância, tamanho, altura de objetos e volume, entre outros.

Os softwares de processamento de imagens disponibilizam diversas ferramentas e, cada vez mais, são reveladas novas funcionalidades à medida que os usuários identificam diferentes necessidades durante os aerolevantamentos.

Para o levantamento topográfico, a aerofotogrametria vem como uma solução eficiente que, somada ao uso dos drones na realização do mapeamento, traz eficácia, segurança e economia de tempo e recursos ao negócio.

Vantagens

Dentre as vantagens que a aerofotogrametria pode proporcionar ao produtor estão a agilidade na tomada de decisão; identificação da variabilidade do campo; aumento do lucro; redução de custo; diversidade de aplicações; possibilidade de aplicar técnicas de Agricultura de Precisão; possibilidade de auxílio ao Manejo Integrado de Pragas e Doenças, além da verificação de problemas pontuais no campo.

Essa tecnologia é indicada na otimização de várias atividades agrícolas, entre as atividades beneficiadas destacam-se a Topografia e Georreferenciamento, Silvicultura, Fruticultura, Cultivo de Plantas de Lavoura, Manejo de Pastagens, Olericultura, Avaliação e Perícias do Imóvel Rural, Gestão e Manejo Ambiental, entre outras.

Benefícios aos produtores

O produtor agrícola não precisa de nenhuma especialização para utilizar os VANTs para mapeamento se operar uma aeronave automática. É necessário apenas um treinamento para se traçar o plano de voo, através de um software muito simples, e outro para armar a catapulta no campo para o equipamento alçar voo.

* Fabrício Hertz é Chief Executive Officer Horus Aeronaves 



Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

A indústria global acaba de cruzar um marco simbólico e inquietante.

Autor: Jânyo Diniz

Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona