Grupo WhatsApp

O Futuro do Varejo está na Palma da sua Mão

O Futuro do Varejo está na Palma da sua Mão

21/06/2019 Junior Borneli

"O cliente não quer mais ir até as marcas e produtos, ele quer que tudo isso chegue até ele da forma mais natural e conveniente possível."

O Futuro do Varejo está na Palma da sua Mão

Se você já foi para uma cidade pequena, deve ter visto aqueles mercadinhos e mercearias antigas onde o dono tem cabelos brancos e conhece todos os clientes pelo nome.

Mesmo que você nunca tenha entrado em uma mercearia dessas, já deve ter ido muitas vezes ao mercado fazer compras em família, ou ao shopping com amigos aos finais de semana.

Seja uma pequena mercearia, um grande mercado ou um gigantesco shopping, a lógica é a mesma: o cliente é quem sempre busca pela marca ou produto.

Só que desde a invenção do smartphone, tudo isso começou a mudar.

No final de semana passada eu fui na versão Express de uma grande rede de Supermercados (seria a nova versão das "mercearias" de bairro?) e ela estava completamente vazia de clientes, mas lotada de motoboys.

Todos com celular na mão fotografando produtos para seus clientes online. Rappi, Loggi, Glovo… todas estavam ali.

O cliente não quer mais ir até as marcas e produtos, ele quer que tudo isso chegue até ele da forma mais natural e conveniente possível.

Quem entra no aplicativo de entregas para fazer compras de supermercado, por exemplo, no fundo não é mais cliente do mercado, é cliente do aplicativo que está ali, à disposição na palma da mão.

Se amanhã o cliente encontrar uma promoção na concorrente ou um novo produto, ele vai te trocar. Mas vai continuar pedindo pelo aplicativo.

Não é mais a loja perto de você que ganha sua confiança: é a que mais aparece na sua timeline, a que oferece mais serviços no mesmo app que você usa, a que oferece cupons no dia do seu aniversário e manda SMS com mensagens engraçadinhas no meio do jogo do Brasil.

Estar onde o cliente também está é a nova forma de varejistas e marcas mostrarem e venderem seus produtos.

Quem dominar melhor essas tendências ficará mais presente no dia a dia dos clientes, terá os dados para oferecer exatamente o que eles precisam e se destacará no mercado.

Empresas como Alibaba dominam isso com perfeição, e conseguem bilhões de dólares em vendas graças a sua presença no celular do cliente certo, na hora certa e com o produto certo.

E se você acha que isso acontece "por que é na China", não se engane: a AliExpress, o braço ocidental da Alibaba, já é o terceiro e-commerce onde os brasileiros mais compram.

Conversando com amigos do varejo, percebo que muitos deles estão em busca de tecnologia mais avançada para alcançar mais clientes.

Várias aplicações dessas tecnologias estarão no próximo Varejotech Conference, que acontecerá em Agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Mas a maioria dos varejistas não estão percebendo uma grande tendência. Talvez a mais importante:

As varejistas que quiserem se destacar precisam usar as tecnologias para estar nos mesmos lugares que o seu cliente, unindo um bom atendimento com um  tom mais pessoal, como era comum nas antigas mercearias.

Já estão confirmadas no Varejotech deste ano empresas como Rappi, Vtex, Mercado Livre, Zaitt e muitas outras que se destacam exatamente nessa tendência, que considero a mais importante.

Se você ficou interessado, aproveite o lote de Pré-Venda dos ingressos. Você economiza 396,00 reais caso confirme sua presença hoje!

Inovar muitas vezes não está apenas em usar mais tecnologias. Está em saber como e onde usá-las para realmente fidelizar seu cliente.

Acesse a página e garanta sua vaga antes que o desconto acabe.

* Junior Borneli é fundador da StartSe



Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações

O potencial de uso dos drones não tripulados e também tripulados está voando cada vez mais alto.

Autor: Marcello Galindo

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações