Grupo WhatsApp

UFMG deposita patente para dispositivo usado em transporte de órgãos para transplante

UFMG deposita patente para dispositivo usado em transporte de órgãos para transplante

03/10/2024 Divulgação

No Brasil, mais de 40 mil pessoas aguardam por um órgão para transplante, segundo o Ministério da Saúde. A maioria, quase 90%, espera por um rim.

UFMG deposita patente para dispositivo usado em transporte de órgãos para transplante

E quando o assunto é transplante de órgãos o foco quase sempre está sobre os doadores. Mas outro fator impacta e muito o trabalho das equipes médicas mundo afora: o transporte dos órgãos. Na luta contra o tempo, já que cada órgão tem um tempo máximo diferente para ser retirado e doado a um receptor, segundo a Organização Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a logística inadequada responde por 5% a 10% das doações não concretizadas. Os transplantes, procedimentos complexos, envolvem a substituição de órgãos doentes por saudáveis, com o transporte desempenhando papel crítico.

Segundo a ABTO, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define regulamentos para o transporte de órgãos, para garantir a sua integridade e evitar a contaminação. A escolha da via de transporte e embalagem apropriadas são cruciais, já que, segundo a organização, problemas logísticos podem levar à perda de órgãos doados, com destaque para a necessidade de investir em infraestrutura, capacitação e simplificação de processos.

“Ainda hoje, os órgãos são transportados de forma quase artesanal, naqueles coolers encontrados em supermercados, onde colocamos gelo e órgão lá dentro. Em alguns locais, não há nem termômetros para monitorarmos essa temperatura, correndo o risco, entre outros problemas, de o órgão congelar”, explica Marcelo Sanches, professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Instituto Alfa Gastro, do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, responsável pelos transplantes de fígado da Unidade. 

A solução para o problema veio da Escola de Arquitetura da UFMG: o então estudante de graduação de Design Wallace Terra apresentou um novo design para transporte de órgãos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Durante toda a graduação pensava em como aplicar meus conhecimentos na logística de transporte e quando me deparei com o transplante de órgãos vi que ali havia muitos problemas a serem enfrentados”, destaca o pesquisador.

A ideia foi recebida com entusiasmo pelos profissionais do Hospital das Clínicas que, durante um ano, trabalharam com o estudante para gerar a tecnologia. “Recebemos como uma grata surpresa um aluno da graduação com essa ideia. Já que, com o trabalho em conjunto, temos, hoje, uma excelente alternativa para enfrentar o problema do transporte de órgãos no Brasil”, destaca Sanches. O pedido de patente, Dispositivo para acondicionamento, preservação e transporte de órgãos para transplante, foi depositado pela UFMG junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), em julho deste ano.

O trabalho foi orientado pela professora Laura Cota, da Escola de Arquitetura da UFMG, e co-orientado por Luan Moura, do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea) e por Marcelo Sanches, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

A tecnologia

Segundo os pesquisadores, o dispositivo feito à base de polipropileno, um termoplástico, visa oferecer facilidade, estabilidade e segurança, com o intuito de reduzir o estresse da equipe médica ao fazer o transporte e o estresse do próprio órgão. “Criamos uma alça adaptada, que serve tanto para a movimentação horizontal como para a vertical, por exemplo, ao carregar a caixa para o porta-malas e depois subir escadas”, explica Terra.

Já na parte interna, foi criada uma espécie de bolsa de silicone, com filamentos, segundo os inventores, inspirados nas estrelas do mar, isso para que o órgão fique suspenso, em meio à solução aquosa e não sofra impactos no interior da caixa como acontece hoje. Essa redução de impacto reduziria o estresse do órgão, com uma consequente maior aceitação nos transplantes. 

Durante a redação do pedido de patente, analistas do Núcleo de Inovação da UFMG fizeram buscas por tecnologias ao redor do mundo que se propunham a resolver o mesmo problema. “Não encontramos tecnologias similares a essa, que não carrega um alto nível de complexidade, o que facilita sua produção por parte de empresas do ramo e apresenta elementos novos e interessantes para serem incorporados ao transporte de órgãos no Brasil”, destaca o redator de patentes da UFMG, Nathan Giovanni.

O Núcleo de Inovação da Universidade procura agora empresas parceiras para a fabricação dos dispositivos, que serão usados em um projeto piloto no transporte de órgãos a serem transplantados no Hospital das Clínicas da UFMG. 

Foto: Divulgação

Para mais informações sobre transplante clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Cedecom



Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações

O potencial de uso dos drones não tripulados e também tripulados está voando cada vez mais alto.

Autor: Marcello Galindo

As novas gerações de drones vão dar asas a muitas inovações