Grupo WhatsApp

Vale a pena investir em edifícios inteligentes?

Vale a pena investir em edifícios inteligentes?

11/05/2023 Pedro Okuhara

A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida, aprimorando serviços e promovendo eficiência no uso de recursos.

Vale a pena investir em edifícios inteligentes?

Porém, é fato que a atividade humana tem causado danos significativos ao meio ambiente, tornando necessário o uso de alternativas sustentáveis. Nesse sentido, edifícios inteligentes têm se destacado como opção para moradia e trabalho em muitas cidades.

O setor de construção civil tem evoluído para atender a essa demanda, buscando desenvolver edifícios altamente tecnológicos que permitem a gestão integrada e automatizada de praticamente todas as funcionalidades. Esses projetos contam com sistemas e instalações que integram novas tecnologias para controle e automação de climatização, iluminação, segurança, telecomunicações, acessos, entretenimento e outros recursos.

Com sistemas automatizados e interligados, é possível aumentar a eficiência energética, segurança, usabilidade e acessibilidade, aproveitando melhor os recursos disponíveis, contribuindo para a redução do consumo de energia e das emissões de gases de efeito estufa. Esses edificações são conhecidos como Edifícios Inteligentes ou Smart Buildings, tanto em novas construções como em projetos de retrofitting.

Economia de energia

Os edifícios inteligentes garantem economia máxima de energia, graças aos seus sistemas integrados que monitoram constantemente umidade, temperatura, iluminação e movimento, permitindo a otimização dos recursos energéticos disponíveis. Em média, esse novo conceito de construção pode gerar uma economia de até 70% em energia, quando comparado a instalações tradicionais.

As novas instalações são equipadas com tecnologias sustentáveis, como painéis solares nas fachadas e coberturas, e sistemas capazes de identificar quais espaços do edifício estão ocupados para realizar ajustes na iluminação e climatização de forma inteligente e eficiente. Essas soluções ajudam a reduzir ainda mais o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que proporcionam redução no consumo de energia e economia financeira para os proprietários e usuários do edifício.

Maior valor de mercado

A incorporação de tecnologias de construção inteligente tem influenciado diretamente no valor dos imóveis. Os compradores têm mostrado uma disposição cada vez maior em pagar preços mais elevados por edifícios que dispõem de sistemas de automação predial, pois reconhecem os benefícios e vantagens que essas soluções tecnológicas proporcionam.

O retrofitting de edifícios tradicionais para a categoria de edifícios inteligentes também aumenta significativamente seu valor de mercado ao incorporarem soluções altamente valorizadas por inquilinos e empresas, que contribuem para a redução dos custos de manutenção e operação do edifício, além de proporcionarem um ambiente de trabalho mais confortável e seguro.

Setor em crescimento no Brasil

Portanto, esse é um mercado com grandes perspectivas de crescimento, com alta lucratividade para quem investir em edificações inteligentes.

A certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um dos requisitos que garantem a eficiência energética e ambiental em edifícios inteligentes. No Brasil, o setor está em constante expansão e ocupa a 4ª posição no ranking de edifícios inteligentes certificados, resultando em uma valorização de 4% a 8% por metro quadrado.

A consultoria Variant Market Research estima que esse mercado apresentará uma taxa de crescimento anual de 35% até 2025, com uma movimentação financeira superior a US$ 82 bilhões. Investir em edificações inteligentes e sustentáveis é uma oportunidade promissora e altamente lucrativa que precisa estar no radar de muitas empresas.

Para mais informações sobre cidades inteligentes clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Intelligenzia



Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

A indústria global acaba de cruzar um marco simbólico e inquietante.

Autor: Jânyo Diniz

Quando as fábricas forem operadas por robôs o que acontece com a economia?

Minas Gerais inaugura primeira fábrica de motores de ar-condicionado

Subsidiária do Grupo Midea, Welling Motor inaugura a primeira fábrica de motores de ar-condicionado de MG em Santa Rita do Sapucaí, com investimento de R$70 milhões.

Autor: Divulgação


Além do horizonte: explorando a brecha entre a tecnologia de hoje e a IA de amanhã

Toda nova revolução tecnológica traz tanto entusiasmo quanto medo.

Autor: Matt Hicks


Inovação não é aposta, é condição para o futuro do Brasil

O que falta é uma cultura mais sólida de valorização da inovação como vetor estratégico de crescimento. E

Autor: Norivaldo Corrêa Filho


Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

A Lei de Inovação facilita a parceria entre poder público, empresas e instituições de pesquisa para transformar conhecimento em desenvolvimento econômico.

Autor: Divulgação

Inovar é a solução para o futuro, dizem especialistas

Olimpíada Brasileira de Tecnologia premia talentos

Competição nacional reúne 540 estudantes e destaca projetos inovadores com impacto social. Vencedores visitarão o MIT.

Autor: Divulgação


Drones modernizam mineração e elevam segurança

Setor aposta em inovação para futuro sustentável e econômico.

Autor: Divulgação

Drones modernizam mineração e elevam segurança

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Entre os principais benefícios do serviço estão a redução de acidentes em áreas críticas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo lança controle de velocidade automático para zonas de risco

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

O Inova Cemig Lab, maior programa de inovação aberta do Brasil, abriu inscrições para seu 3º ciclo nesta sexta-feira (27/06).

Autor: Divulgação

Cemig Inova Lab abre inscrições para 3º Ciclo de Inovações

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

A robótica revoluciona as cirurgias, exigindo mais profissionais qualificados em tecnologia para operar e desenvolver soluções.

Autor: Divulgação

Robôs aumentam demanda por “talentos tech”

Automação industrial aquece mercado por especialistas

O mercado de automação industrial no Brasil e no mundo está em plena expansão, gerando alta demanda por profissionais qualificados na área.

Autor: Divulgação

Automação industrial aquece mercado por especialistas

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona

Biochar criado em parceria com a Vale Fértil gera valor a resíduos e amplia aplicações ambientais e industriais.

Autor: Divulgação

Senai Paraná cria “biochar” a partir do caroço de azeitona