Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Sebrae e Embratur, juntos pela retomada do turismo brasileiro

Sebrae e Embratur, juntos pela retomada do turismo brasileiro

12/04/2022 Divulgação

Artigo do presidente do Sebrae aponta que apoiar o turismo é contribuir diretamente com uma maior distribuição de renda e geração de empregos.

Sebrae e Embratur, juntos pela retomada do turismo brasileiro

A indústria do turismo registrou um crescimento significativo em escala global na última década, e as perspectivas para o segmento eram extremante positivas. Relatórios da Organização Mundial do Turismo mostravam que a cada ano crescia o volume de turistas e a receita gerada por esse segmento em diversos países. A evolução era tão significativa que, em 2019, o número mundial de turistas foi estimado em 1,5 bilhão de pessoas, que movimentaram cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial (cerca de US$ 1,4 trilhão). Nada parecia ser capaz de conter expansão e abater o otimismo de governos e empresários envolvidos nessa atividade.

Mas ninguém contava com um pequeno detalhe que mudou os rumos do setor. Na verdade, um microscópico detalhe: o surgimento de uma variante do Coronavírus. Em questão de semanas, o mundo literalmente parou, imerso na primeira pandemia em escala global do século XXI. Milhões de viagens deixaram de ser realizadas e o turismo viveu uma recessão sem precedentes na história. Em vários países, empresas do setor aeroviário entraram em crise, hotéis e pousadas fecharam as portas e milhões de famílias que dependiam diretamente do fluxo de turistas foram diretamente atingidas.

No Brasil, uma pesquisa do Sebrae feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que as pequenas empresas do setor do turismo foram as mais afetadas pela crise, entre todas as atividades econômicas. No pior momento, logo na chegada da crise, em março de 2020, esses pequenos negócios registraram uma queda média no faturamento de -88%, acima da média geral do conjunto dos pequenos negócios (-69%).

O período exigiu de todos – empresas, governos e instituições que atuam ao longo de toda a cadeia produtiva – uma série de políticas públicas e de novos arranjos capazes de reduzir esse impacto financeiro e assegurar a sobrevida das empresas e seus trabalhadores no momento mais crítico da pandemia.

Nesse contexto, nossa parceria com a Embratur deve ser celebrada não apenas pelas duas instituições-irmãs, mas por todas as empresas que constroem o turismo brasileiro. A Embratur é a referência na promoção internacional do país, com um trabalho fundamental na atração dos mais de 6 milhões de visitantes (turistas) estrangeiros que visitam o Brasil todos os anos e que injetam uma quantia superior a US$ 6 bilhões na nossa economia. O Sebrae, que há 30 anos contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo brasileiro, tem sido um ator fundamental para favorecer a retomada do setor, majoritariamente formado (em mais de 97%), por pequenos negócios.

Essa união vai contribuir com o desenvolvimento de uma nova indústria do turismo brasileiro, ainda mais forte, inovadora e atualizada em suas práticas. De fato, levantamentos feitos pelo Sebrae já indicavam, ao longo da pandemia, que os pequenos negócios do setor passaram por profundas e significativas transformações. Nada menos do que 85% das empresas que atuam no segmento, por exemplo, já digitalizaram sua atividade. Outra mudança acelerada pela pandemia foi o investimento feito por esses negócios para amplificar a importância da sustentabilidade em todos os seus eixos de atuação, com ênfase no fortalecimento de um turismo inclusivo e atento às questões ambientais, em razão das mudanças climáticas.

Todo este cenário de mudança gera inúmeras oportunidades para o posicionamento do turismo brasileiro no mercado, especialmente o internacional, porque converge com características, inclusive, do rico e diversificado bioma do país: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal, somando-se à identidade cultural singular que se traduz no seu patrimônio material e imaterial.

Sebrae e Embratur querem, juntos, fortalecer a nossa indústria do turismo para que possamos aproveitar os desafios interpostos por essa crise para sairmos ainda maiores e mais fortes. Apoiar o turismo brasileiro é contribuir diretamente com uma maior distribuição de renda e geração de empregos para milhões de brasileiros e consolidar a cultura brasileira como uma das mais ricas e significativas do mundo.

Texto: Carlos Melles, Presidente do Sebrae

Para mais informações sobre turismo clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sebrae



Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

De pequenos percursos diários a uma rota ao redor de toda a ilha, comece a planejar uma aventura de ciclismo com nosso guia de viagem.

Autor: Divulgação

Taiwan sobre duas rodas: como explorar toda a ilha de bicicleta

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Uma novidade que promete encantar os participantes é o Ride Bike Fest.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Dica do Roteiro Automotivo: Bike Fest de Tiradentes

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

Sabemos que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para a promoção de destinos turísticos ao redor do mundo.

Autor: Vinícius Taddone

Como o mercado do turismo se beneficia com o Marketing de Influência

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Parceria com a Gyde permite que passageiros testem solução com dicas e atrações de diversos destinos atendidos pelo terminal mineiro.

Autor: Divulgação

BH Airport amplia experiência com QR Code que oferece dicas turísticas

Livro que promove destinos turísticos é lançado em Capitólio

Obra integra, que integra projeto patrocinado pela Cemig, apresenta mais de 40 rotas turísticas com riqueza de detalhes e linguagem adaptada a diferentes públicos.

Autor: Divulgação


Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

O Festival Gastronômico e Cultural de Prado realizou o lançamento oficial da sua 18ª edição, por meio de celebração única de sabores, cultura e entretenimento.

Autor: Divulgação

Lançado o Festival Gastronômico de Prado: Sabores do Sertão ao Mar

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

O projeto foi desenvolvido em conjunto, ainda, pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Autor: Divulgação

Nova plataforma conecta negócios voltados ao turismo

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Somente na Tailândia, entre 2010 e 2020, o número da população de elefantes aumentou 134%.

Autor: Divulgação

Cinco motivos para não contratar passeios com elefantes

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

O novo empreendimento será construído em Coruripe. O primeiro resort do grupo no estado, o Vila Galé Alagoas, foi inaugurado em 2022 em Barra de Santo Antônio.

Autor: Divulgação

Vila Galé anuncia investimento de R$ 200 milhões em segundo resort em Alagoas

Turismo sem safra

Brotas é a cidade do agronegócio, mas na geração de emprego e renda, é o turismo que sempre está na dianteira.

Autor: Fabio Pontes

Turismo sem safra

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Resultado da Pesquisa Nacional de Satisfação de Passageiros reforça a qualidade dos serviços prestados no terminal mineiro na categoria entre 5 e 10 milhões de passageiros.

Autor: Divulgação

BH Airport é classificado como o melhor aeroporto brasileiro

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro

O ano mal começou e já temos motivos para comemorar: o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas internacionais em 2023.

Autor: Alexandre Sampaio

Ano de oportunidades para o turismo brasileiro