Grupo WhatsApp

5 dicas para que a criança seja mais inclusiva na escola

5 dicas para que a criança seja mais inclusiva na escola

10/07/2023 Divulgação

Respeito, educação e empatia são desenvolvidos principalmente na infância, tendo a família e responsáveis como peças fundamentais na formação social da criança.

5 dicas para que a criança seja mais inclusiva na escola

A sociedade ainda lida com os mais diversos tipos de preconceitos e tabus na relação humana, principalmente quando envolvem identidade de gênero e pessoas com deficiência, e a infância é o ponto de partida para mudar esse panorama. A empatia pode ser lapidada já nos primeiros anos de vida a partir de pequenas atitudes que são grandiosas para a sua formação.

Premiada pela ONU Mulheres na categoria “Redução de Desigualdades”, em 2022, a educadora Carolina Videira lista algumas orientações simples que ajudam as crianças a terem comportamentos mais inclusivos na escola, ambiente que reúne diversos tipos de pessoas:

1. Ensine a criança a não chamar outra criança por um apelido que ela não gosta. Existe o velho ditado que “se a pessoa não gosta de um novo apelido, aí é que pega mesmo”.

Muitas vezes um apelido é dado para ironizar alguma limitação ou característica da pessoa. A dica é: ensine a criança a evitar chamar o próximo pelo apelido caso perceba que a pessoa reprovou a alcunha. “O que pode parecer engraçado para a maioria, muitas vezes é dolorido para quem recebeu esse apelido, porque mexe com a personalidade dela, que tem seu nome substituído por um apelido nem sempre aprovado. E quando você entende o valor de cada um, você automaticamente traz acolhimento a essa pessoa”, destaca Videira, especialista em gestão das diferenças e criadora da Turma do Jiló, organização inclusiva sem fins lucrativos.

2. Se uma criança estiver sendo alvo de chacota, ensine a não endossar a provocação.

Crianças são mais influenciáveis (até pela imaturidade emocional) e costumam repetir condutas principalmente de pessoas mais próximas. O problema é que nem sempre a conduta de um colega é positiva. Cabe à família enfatizar a importância de respeitar qualquer pessoa, mesmo se perceber que alguém está sendo desrespeitado em coro. Além de não endossar a provocação, a criança pode ter uma postura ativa no sentido de pedir o fim das ofensas e/ou mesmo avisar um adulto.

3. Invista em livros e brinquedos inclusivos

Escolha brinquedos e livros que discutam temas da diversidade. Isso pode incluir personagens de diferentes etnias, gêneros, habilidades e orientações sexuais, diferentes deficiências. Também é importante mostrar que há muitos tipos diferentes de famílias e que todas são igualmente válidas.

4. Conversas Abertas

Fale sobre diferenças com naturalidade e respeito, lembrando sempre que todos têm direito a serem quem são. Estabeleça um diálogo aberto sobre diversidade e inclusão e deixe que suas crianças saibam que eles podem fazer perguntas. Encoraje a criança a fazer amizades com pessoas de diferentes culturas, habilidades e origens. As amizades são uma ótima maneira de aprender sobre diversidade de maneira prática e empática.

5. Seja um exemplo para dar exemplo

Suas palavras ganham muito mais valor quando suas atitudes estão à altura do que você diz. Seja um exemplo de inclusão e respeito. Mostre através de suas ações e palavras que você valoriza a diversidade e a igualdade. Isso pode ser tão simples, como tratar todas as pessoas com gentileza e respeito, ou complexas, como participar de eventos ou organizações que promovem a inclusão. “Se envolva na vida escolar da criança e promova a inclusão e diversidade, seja participando de reuniões de pais e professores, envolvimento em comitês ou mesmo através do diálogo aberto com corpo docente e diretoria da escola sobre inclusão. Mais do que um exemplo à criança, você ajuda a inspirar as pessoas que compõem o ambiente escolar”, finaliza Videira.

Para mais informações sobre escola clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Carolina Videira



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz