Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A nova rotina dos professores: adaptações em home office

A nova rotina dos professores: adaptações em home office

22/10/2020 Marina Aggio

Fomos pegos de surpresa.

A nova rotina dos professores: adaptações em home office

Sem aviso prévio, as rotinas foram alteradas significativamente por conta da pandemia e o professor não fugiu à regra. Antes atuava presencialmente em ambiente escolar, com estrutura adequada e mesmo que em situação precária, estava adaptado a ensinar utilizando os respectivos recursos. Hoje, o professor atua em sua casa adaptando um escritório e um estúdio e mesmo os mais tradicionais, se depararam aos desafios de utilizar as ferramentas da educação à distância.

As residências foram transformadas em salas de aulas improvisadas, adaptando-se ao novo formato de docência. Os nossos pequenos e grandes alunos também foram impactados pelo isolamento social, que se alastrou pelo mundo desde meados de fevereiro. É possível recordar claramente das primeiras notícias sobre as mortes causadas pela covid-19 na China, mas o que ninguém imaginava é que o vírus chegaria em nosso país, na nossa cidade, no nosso bairro e até em nossos lares.

Por conta disso, medidas de urgência foram tomadas pelos governantes e a educação e demais setores sofreram mudanças. Os professores tinham em sua rotina, o planejamento e aplicação de conteúdo em formato presencial, além de corrigir provas, participar de reuniões pedagógicas e cursos de formação continuada, hoje acumulam atribuições que são heranças da pandemia.

Há relatos que essas demandas aumentaram significativamente nos últimos meses, isso porque a didática e a metodologia aplicada no ensino à distância diferem da educação presencial. Um dos fatores que preocupam os professores é a estrutura física que essa modalidade de ensino exige. O professor precisou realizar investimentos para adequar o seu espaço familiar em espaço também de trabalho, possibilitando a gravação de vídeos e transmissão de orientações e aulas online.

A internet, ou melhor, uma mega internet, é item indispensável nesse processo, seguido do computador com câmera e microfone, do celular para receber as inúmeras mensagens enviadas pela coordenação da escola, dos pais, dos alunos, da secretaria de educação e de todos os envolvidos no processo educacional. Isso tudo, aliado a necessidade de passar todo o conteúdo da disciplina, da preocupação com a evolução e compreensão dos alunos da nova apresentação dos conteúdos, necessidade de preencher as listas de chamadas, dos relatórios pedagógicos exigidos pela coordenação, da pressão psicológica e com a qualidade do ensino. Precisou-se de alguns meses para perceber o resultado desse fenômeno: profissionais estressados e assoberbados de tarefas, dividindo as rotinas profissionais, no mesmo espaço domiciliar.

No entanto, é possível afirmar que não existe culpado por essas transformações profissionais e o que temos é uma pergunta: o que fazemos diante de todos esses desafios? A resposta mais sábia é que precisamos nos reinventar enquanto professores. O professor tem a oportunidade de colocar em prática, as inúmeras formações continuadas realizadas nos anos de formação e docência e que não foram aplicadas em sala de aula por medo ou insegurança de se aventurar nas novas tecnologias.

O “novo” formato de docência ressignificou os professores para uma nova realidade. Ansiosos, esperamos que essa pandemia não perdure por muito tempo e que essa lição a “duras penas” mostre que na educação existe espaço para todas as modalidades de ensino e que a melhor saída é a adaptação aos novos e velhos desafios do ensino à distância.

* Marina Aggio é mestre na Área de Linguagem Cultural e Corporal nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física, do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comunicação



A tríade da vida aplica-se à Educação

O professor só deseja que o aluno escute a sua palavra. A aprendizagem acontece depois de uma longa e silenciosa escuta.

Autor: Ivo Carraro

A tríade da vida aplica-se à Educação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Promova autonomia, responsabilidade e aprendizado nas crianças com as diretrizes da pioneira na educação infantil.

Autor: Divulgação

6 princípios fundamentais do método Montessori

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Nos últimos anos, o TikTok emergiu como uma das plataformas sociais mais populares entre os jovens, oferecendo uma variedade de conteúdos criativos e interativos.

Autor: Divulgação

Um alerta sobre o Tik Tok como ferramenta para pesquisas escolares

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

No contexto educacional, a robótica tem a capacidade de revolucionar a maneira como os estudantes aprendem e interagem com a tecnologia.

Autor: Divulgação

Robótica nas escolas transforma o aprendizado

CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter