Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Adaptação da criança na escola é momento crítico para pais e educadores

Adaptação da criança na escola é momento crítico para pais e educadores

31/01/2024 Divulgação

Especialistas dão dicas de como lidar com esse momento de choradeira e inseguranças.

Adaptação da criança na escola é momento crítico para pais e educadores

Choradeira e insegurança. Esses são dois fatos comuns nos primeiros dias de aula, especialmente na educação infantil. E essa fase de adaptação do retorno à escola pode impactar não apenas as emoções dos alunos, mas também de pais e responsáveis e até dos educadores.

Segundo Dayse Campos, diretora da Escola Interpares, de Curitiba, o processo de adaptação das crianças ao ambiente escolar é profundamente individual e deve ser acompanhado aluno a aluno. 

“Cada criança tem sua forma de se adaptar, de se expressar e reagir a novas situações. É papel dos adultos estarem atentos a isso. E é papel da escola estar atenta, ainda, à adaptação, expressão e reação dos pais a esse processo, para poder ajudá-los”.

Ela explica que o ambiente ao qual a criança estava inserida no período das férias precisa ser levado em conta nos primeiros dias de aula. 

“Por exemplo, crianças que socializaram menos durante as férias, porque passaram mais tempo com adultos e em casa, podem se retrair nos primeiros dias e isso é normal, é esperado”, descreve a professora. Outro exemplo dado por Dayse é referente às telas. 

“A maioria das crianças passa mais tempo exposta a telas nas férias, se comparado aos períodos escolares. Então é normal que haja um estranhamento e até uma abstinência relacionada a esse recurso. Sem falar em questões de alimentação e convívio permanente com os pais ou avós. Tudo isso vai fazer diferença nos primeiros dias”.

Com o início do ano letivo, a Interpares e as escolas em geral buscam promover ambientes acolhedores para as crianças durante o processo de adaptação. 

“Algumas crianças são naturalmente exploradoras, ansiosas por ambientes novos. Durante a semana inicial, esses pequenos aventureiros dedicam-se a explorar a escola, divertindo-se e entrando e saindo sem derramar uma lágrima. Porém, nem sempre isso é sinal que a adaptação está resolvida”, alerta ela. 

Dayse conta que, à medida que a “novidade” se dissipa, alguns alunos podem sentir falta do ambiente familiar, resultando em uma adaptação tardia marcada por choros e saudades dos pais nas semanas seguintes ao início das aulas. 

“Nesse momento, vemos os pais ficarem confusos, porque a criança começou o ano letivo bem e depois passou a reclamar. Mas não significa que algo ruim aconteceu na escola. Foi só a euforia dos primeiros dias que passou”.

A leitura atenta dos sinais e movimentos de cada criança é crucial para auxiliar o seu processo de adaptação. Para a coordenadora pedagógica Caroline Brand, o foco inicial da abordagem deve ser garantir a segurança emocional e física da criança. 

“Isso envolve um processo de conhecer profundamente cada aluno, suas preferências e aversões, estabelecendo uma troca de referências que anteriormente eram compartilhadas com os pais”, detalha ela.

Segundo Caroline, o momento da despedida entre a criança e os pais, na chegada à escola, é considerado um momento crítico e, muitas vezes, a orientação é que essa despedida seja breve. 

“O preparo começa antes, com a mãe explicando ao filho sobre a ida à escola em um contexto tranquilo. Uma rotina estruturada deve ser mantida para que a criança compreenda o que esperar nos próximos dias. E, no portão da escola, a entrega da criança deve ser feita sem titubear. Se o aluno sente que o pai e a mãe estão nervosos, ele fica também”, explica.

A coordenadora explica que as particularidades e o tempo de resposta de cada criança, e de cada família, devem ser respeitadas durante esse período. “O compromisso da escola deve ser garantir que cada pessoa envolvida - seja o aluno, o responsável ou o educador -  se sinta confortável, apoiado e compreendido.

Para mais informações sobre educação infantil clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Agência Souk



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para o segundo semestre em cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação