Grupo WhatsApp

Brincadeiras com lama fortalecem o desenvolvimento infantil

Brincadeiras com lama fortalecem o desenvolvimento infantil

05/12/2024 Divulgação

Atividades ao ar livre promovem desenvolvimento físico, social e cognitivo das crianças, ajudando-as a crescer com mais criatividade, independência e saúde, dizem especialistas.

Brincadeiras com lama fortalecem o desenvolvimento infantil

Pesquisas da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) mostram que brincadeiras que envolvem riscos calculados, como brincar na lama, trazem benefícios fundamentais para as crianças. Publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, o estudo revela que atividades nas quais as crianças podem explorar livremente e lidar com diferentes texturas na natureza promovem o desenvolvimento social, a criatividade e a resiliência. Além disso, essas brincadeiras estimulam a coordenação motora, ampliam a capacidade de resolver problemas, fortalecem o sistema imunológico e chamam a atenção para o cuidado com o meio ambiente. 

Outro estudo, publicado na Early Childhood Education Journal, aponta que brincadeiras na natureza, com elementos como lama, aprimoram habilidades de resolução de problemas e aumentam o senso de independência. Esses achados reforçam a importância de permitir que as crianças explorem o ambiente de forma espontânea, promovendo uma infância mais saudável e equilibrada. Porém, em um mundo cada vez mais urbanizado e digital, muitas vezes essas práticas ficam restritas às atividades escolares.

Inserida em um amplo espaço verde de 161 mil metros quadrados em Foz do Iguaçu (PR), onde os alunos estudam e convivem com plantas e animais, o Colégio Semeador inclui brincadeiras na lama nas atividades das crianças, promovendo o contato direto com a natureza e estimulando a aprendizagem. Para a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do colégio, Elisangela Schulz, essas atividades vão além da diversão e contribuem para o desenvolvimento sensorial, motor e social dos alunos. "O contato com ambientes externos ajuda a desenvolver habilidades essenciais. Além de estimular a criatividade e a resolução de problemas, e proporcionar uma interação única com a natureza, as atividades na lama também enriquecem o entendimento de temas como ecologia e biologia, vivenciados de forma concreta e envolvente", destaca.

Para a médica pediatra do Departamento de Saúde Escolar dos colégios da Rede Positivo, Andrea Dambroski, além de contribuir para a criatividade e para o desenvolvimento da coordenação motora, brincadeiras na lama podem trazer benefícios para o sistema imunológico das crianças. “Por meio do estímulo do fluxo sanguíneo e do contato com bactérias presentes na natureza, a tendência é diminuir o risco de alergias e doenças autoimunes”, explica.

Resgate da infância

Segundo Elisangela, a iniciativa também responde a uma sociedade "excessivamente avessa ao risco", que pode limitar o pleno desenvolvimento infantil. "Notamos que, quando as crianças são constantemente protegidas de qualquer sujeira ou desconforto, elas têm menos oportunidades de aprender de forma independente e espontânea. Brincar com a lama resgata essa liberdade e traz ganhos cognitivos e emocionais importantes na infância", ressalta.

Para garantir a segurança e o conforto, o colégio organiza as atividades em um espaço adequado e com supervisão constante. As crianças vestem roupas específicas para brincar na lama e contam com um local para higiene e troca de roupa ao final das atividades. As famílias são informadas previamente sobre a proposta, e a resposta tem sido muito positiva. "Os pais perceberam o entusiasmo das crianças ao vivenciarem essas atividades. Eles compreenderam o valor da experiência e a importância de permitir que seus filhos tenham uma infância rica em exploração e descobertas", informa a educadora. 

Ela também incentiva outras escolas e famílias a seguirem o exemplo. "O sorriso no rosto dos alunos é impagável e mostra o quanto essa abordagem é enriquecedora para o desenvolvimento deles", conclui.

Foto: Divulgação/Colégio Semeador

Para mais informações sobre brincadeiras clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Central Press



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz