Grupo WhatsApp

Desenvolvimento do livro digital em plataformas educacionais

Desenvolvimento do livro digital em plataformas educacionais

09/03/2019 Tiago Cesconeto Roque

As tecnologias digitais da informação tornaram-se grandes aliadas do professor.

A evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação tem transformado profundamente a sociedade em todas as suas dimensões, inclusive a educação.

A inovação acontece por meio do ambiente virtual, pelas novas formas de publicação e organização de conteúdo ou até pelo entretenimento em sala de aula. As metodologias ativas, que colocam o aluno no centro do aprendizado, transformando-o em protagonista de sua evolução acadêmica, encontram na tecnologia suporte para que o estudante absorva o conteúdo.

Na entrada do século 20 e com o movimento das tecnologias da informação, da comunicação e a ascensão da internet, modificaram-se as formas de distribuição, criação e também da leitura dos livros, alterando a forma tradicional das editoras que utilizavam apenas os livros impressos.

Assim, tornou-se possível criar publicações interativas ou versões digitais para computadores, celulares e tablets. Objetos de aprendizagem em plataformas como o Sway (que permite criar conteúdos interativos) e o Blackboard (ambiente de aprendizado virtual) geraram facilidades para o recolhimento de dados e o desenvolvimento do livro digital.

Desta forma, os estudantes e os docentes podem aprender na prática utilizando-se destes aplicativos e softwares destinados à área acadêmica. Uma das vantagens da utilização dessas ferramentas é a concentração do material e a realização de atividades cujos resultados podem ser obtidos após o término do processo.

Com isso, vimos a necessidade de desenvolver uma versão digital do livro Crianças como Você para os quintos anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Criciúma (SC). Levando em conta que a metodologia utilizada na construção do projeto é do cotidiano dos estudantes, eles demonstraram mais interesse pelo processo de construção.

Por outro lado, percebe-se que os professores conseguiram tirar proveito dos benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem, atuando de maneira mais atraente e inovadora.

As tecnologias digitais da informação tornaram-se grandes aliadas do professor e devem ser vistas como instrumentos que consolidam o aprendizado. As aulas tornam-se ainda mais fascinantes, a relação entre professor e aluno se enriquece, os alunos se sentem mais motivados e receptivos ao aprendizado e, consequentemente, o ensino se torna mais ativo.

Dessa forma, uma educação inovadora e participativa poderá ser estabelecida a partir do compromisso dos envolvidos no processo de aprendizagem. Assim, a tecnologia é uma grande aliada na construção da educação e na formação do cidadão.

*Tiago Cesconeto Roque é analista de Tecnologia Educacional.

* Lucimara Cardoso Nicolau é professora do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais no Colégio Marista Criciúma.

Fonte: Página 1 Comunicação



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz