Grupo WhatsApp

Escola: um espaço de trabalho, acolhimento e respeito

Escola: um espaço de trabalho, acolhimento e respeito

16/09/2023 Prof. Fernando Maluf

Como educadores, famílias e instituições de ensino podem adotar uma postura de resistência à violência no ambiente escolar?

Escola: um espaço de trabalho, acolhimento e respeito

Nos últimos tempos, o número de ataques violentos às escolas tem aumentado de maneira assustadora e extremamente preocupante no Brasil. O que antes era manchete de jornal em países distantes, tornou-se uma triste realidade na mídia brasileira e um motivo de preocupação e temor para todos os envolvidos no ecossistema da educação – estudantes, professores, gestores, entidades do setor, famílias e governos.

Por conta da importância e da gravidade do tema, algumas reflexões são necessárias para que atitudes sejam tomadas. Temos de começar pelo aspecto fundamental: entender que a escola é um lugar de convivência – um ambiente físico onde o estudante se reconhece e encontra os amigos. E é justamente o ambiente físico e o relacionamento interpessoal que formam a equação perfeita para o aprendizado.

A escola é um ambiente que lida, todos os dias, com valores humanos e com conhecimentos. Os estudantes aprendem respeito quando estão em grupo, justiça quando veem o tratamento igualitário dado a todas as pessoas, a importância da diversidade, a gratidão e a generosidade.

Por que, então, esse espaço tão importante, tão sagrado e gerador de uma herança fundamental para a sociedade virou alvo de ataques violentos mais frequentes?

Quando uma pessoa ataca criminosamente uma escola, ela coloca para fora toda frustação e raiva contra uma instituição que tem valores muito bem definidos e elevados.

Não podemos esquecer que os recentes atos de violência dentro de escolas, comumente atribuídos ao desequilíbrio de algumas pessoas, retratam, também, o estado de desvalorização da instituição escolar em um contexto geral.

Claro que a questão da segurança é um fator que precisa ser reforçado, sem dúvida. Porém, os agentes públicos responsáveis pela educação escolar claramente se descuidaram desse ponto. O ambiente escolar, a escola, vem sendo desrespeitada há tempos. São inúmeros os exemplos que retratam essa situação.

Diante deste cenário, tão grave, cabe a todos nós, educadores, famílias, escolas e setor público, adotarmos uma postura de resistência à violência. Um pacto de resistência, como aqui conclamo, passa pela consciência da nossa responsabilidade como cidadãos, como família, como sociedade.

As próprias instituições de ensino e entidades do setor precisam se posicionar perante os governos cobrando mais medidas de segurança e atenção para o problema, além de campanhas de conscientização e, especialmente, de valorização das escolas.

As famílias, ponto-chave aqui, precisam se envolver diretamente no problema. Um primeiro passo é não mais compartilhar e dar crédito às Fake News difundidas em grupos de pais nos aplicativos de mensagens, mas usar esse espaço de comunicação para propagar a importância da escola no aprendizado de convivência para seus filhos. Não ser violento e ter um discurso positivo, que valorize o ambiente escolar, em vez de diminuí-lo, como o fazem com frequência.

Cabe a toda comunidade escolar (escola, educadores e famílias) e ao ecossistema da educação (incluindo entidades e governos) resistir à violência a partir de atitudes sérias e responsáveis. É assim que deixamos um precioso legado para o futuro da sociedade, calcado no nobre ato de ensinar e aprender.

* Prof. Fernando Maluf - Gerente de Educação Pública da FTD Educação.

Para mais informações sobre ensino da pele clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

Especialistas destacam que a decisão vai além da conveniência e da questão financeira, exigindo um olhar atento à proposta educativa e aos valores da instituição.

Autor: Divulgação

Segurança e mensalidades lideram escolha de escolas no Brasil

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Inteligência artificial se torna aliada do estudo no Paraná. Especialista orienta uso ético e compartilha comandos para alunos.

Autor: Divulgação

IA na educação: dicas de prompts para estudo

Gestão financeira em instituições de ensino

Para que uma instituição de ensino se mantenha sustentável, é indispensável uma gestão financeira eficiente.

Autor: Leonardo Chucrute

Gestão financeira em instituições de ensino

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

Porque a capacitação permanente deixou de ser opcional e se tornou pilar estratégico para quem deseja se manter competitivo no mercado.

Autor: Eliane Oliveira

Aprendizado contínuo: o que motiva profissionais a nunca pararem de evoluir

O mestre e o samurai: lições do Japão para a sala de aula brasileira

No Japão, quando um professor entra na sala, os alunos se levantam. O gesto é simples, mas carregado de simbolismo.

Autor: Paulo Rocha


Brasileiros buscam programação com 3,9 milhões de pesquisas

O interesse em programação cresce no Brasil. Cursos e linguagens geraram quase 3,9 milhões de buscas online no último ano.

Autor: Divulgação


Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Espaço de 150 m² na Univali em Itajaí nasce de parceria com Google for Education e Instituto Manager para fomentar a inovação digital e metodologias ativas.

Autor: Divulgação

Univali inaugura centro de aprendizagem Google

Para que serve uma escola?

Há uma diferença clara entre ordem e violência. Aliás, o uso da violência é fruto da impossibilidade da ordem.

Autor: Daniel Medeiros

Para que serve uma escola?

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Nova funcionalidade permite a emissão de documento escolar com rapidez, padronização e segurança.

Autor: Divulgação

Histórico escolar passa a ser emitido on-line em todas as escolas da rede estadual

Sobre o dia do professor

Depois de 35 anos, voltei a assistir Sociedade dos Poetas Mortos.

Autor: Daniel Medeiros


Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Para Virgilio Marques dos Santos atualizar-se constantemente deixou de ser diferencial e virou condição para quem quer seguir relevante.

Autor: Virgilio Marques dos Santos

Aprendizagem contínua é exigência no mercado de trabalho

Educação superior e a autonomia do MEC em xeque

Um dos pilares da Constituição Federal de 1988 é a clareza na definição de competências do Estado brasileiro.

Autor: Janguiê Diniz