Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Escolas são mais vivas com crianças

Escolas são mais vivas com crianças

08/02/2021 Celso Hartmann

A escola sem as crianças, perdeu o seu brilho, a sua luz, a sua vida.

Escolas são mais vivas com crianças

Quando em março de 2020, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, declarou que o mundo vivia uma pandemia do novo coronavírus, não poderíamos imaginar que as escolas brasileiras chegariam a ficar mais de dez meses fechadas. Toda a comunidade escolar foi pega de surpresa com algo nunca antes vivido – alunos, familiares, professores, coordenadores e muitos outros funcionários fundamentais para o bom funcionamento do ambiente escolar foram afetados.

Já em 2017, uma pesquisa da Universidade de Essex, realizada com 40 mil famílias em diferentes épocas do ano e divulgada no jornal The Economist, do Reino Unido, anunciava que as crianças são mais felizes quando estão na escola que durante os longos períodos de descanso. Essa tristeza foi explicada pela ansiedade da separação, causada pelo distanciamento dos amigos. Um estudo mais recente, da Universidade de Oxford, realizado com mais de 12 mil pais e analisados por uma equipe de psicólogos, concluiu que o comportamento das crianças da escola primária piorou durante o isolamento social, com um aumento de acessos de raiva e discussões.

Nos jovens, isso se refletiu com períodos de inquietação e não cumprimento das ordens dos adultos. O estudo concluiu que a saúde mental das crianças e jovens, incluindo o comportamento e a capacidade de prestar atenção, melhorou depois que retornaram à escola. Assim, o isolamento social revelou um crescimento nunca antes visto de transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, nas crianças de idade escolar.

Mas não podemos deixar de citar que esse período trouxe também sérias consequências para o aprendizado dessas crianças. Primeiro porque muitos estudantes e professores não estavam preparados tecnologicamente – e esse tempo de adaptação atrapalhou todo o calendário letivo. Segundo, porque o ambiente escolar foi substituído por mesas de jantar, escrivaninhas apertadas no quarto escuro, cadeiras muitas vezes sem apoio para os braços ou até para as costas – isso quando o ambiente de estudo encontrado não foi um espaço compartilhado com outros membros da família, no qual a concentração e o aprendizado são extremamente prejudicados. 

A escola, por outro lado, sem as crianças, perdeu o seu brilho, a sua luz, a sua vida. O barulho no recreio, as crianças correndo e se trombando, o movimento pulsante… tudo parou. E a escola viveu períodos de inutilidade. Um elefante branco com carteiras, quadros e gizes inúteis. Agora, nada será como antes. A utilização da tecnologia - que pegou muita gente de surpresa e, até mesmo, despreparada – veio para ficar. As aulas remotas não vão acabar em 2021 e nem depois disso, elas serão parte do aprendizado, intercalando com as aulas presenciais – o que chamamos de ensino híbrido.

Ao voltar a receber alunos, seja em partes ou em sua totalidade, a escola volta a ter vida. Mas uma vida que foi profundamente modificada por um vírus invisível. Os professores terão que rever os seus papéis, os estudantes terão que retomar conteúdos perdidos ou incompreendidos para acompanhar os colegas, os gestores terão que flexibilizar o currículo, adaptar a infraestrutura e implementar protocolos de segurança que deverão ser seguidos por todos.

Cada um dos personagens dessa história terão que, juntos, encontrar uma forma de recuperar o tempo perdido, de voltar a vivenciar o que de melhor a vida escolar sempre ofereceu, conciliando com os avanços que a pandemia também trouxe. Vida nova para as escolas que, para voltarem a viver em sua plenitude, precisam estar cheias novamente. 

* Celso Hartmann é diretor geral do Colégio Positivo.

Fonte: Central Press



CEFET-MG oferece mais de 600 vagas de graduação para cinco cidades

Podem participar os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, que realizaram uma das três últimas edições do Enem.

Autor: Divulgação


Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

A publicação marca a conclusão do ciclo de 2023 do programa Meu Ambiente.

Autor: Divulgação

Ecofuturo lança e-book de Educação e Natureza

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é um processo repleto de marcos importantes que influenciam a aprendizagem e o futuro das crianças.

Autor: Luciana Brites

Estratégias práticas para o desenvolvimento infantil

Os jovens e o trabalho

A responsabilidade de gerar filhos é algo muito sério porque pai e mãe possibilitam a encarnação de uma alma para evoluir no mundo material, o aquém.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Os jovens e o trabalho

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

No labirinto complexo das políticas trabalhistas, há uma série de fatores que merecem nossa atenção.

Autor: Francisco de Assis Inocêncio

O fim da geração nem-nem está na aprendizagem?

A escola pública sob administração privada

O Estado do Paraná apresenta ao Brasil um novo formato de administração à rede escolar.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Alcançar o sucesso demanda comprometimento de faculdades e universidades com a formação inicial de professores.

Autor: Luana Tolentino

O compromisso das escolas privadas na educação antirracista

Inscrições abertas para os cursos de condutores de caminhões

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões.

Autor: Marcos Villela Hochreiter


Exercitando a empatia

No meu último ano de sala de aula, tive uma turma de quarto ano que se tornou muito querida.

Autor: Vanessa Nascimento

Exercitando a empatia

Conhecimento é combustível para a motivação

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Conhecimento é combustível para a motivação

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Comportamentos violentos nas escolas se intensificam cada dia mais, ou pelo menos a sua relevância tem ficado mais clara.

Autor: Felipe Lemos

Violência escolar: qual a causa e como solucionar

Todo dia é Dia da Educação

“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” Rousseau. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra

Todo dia é Dia da Educação